Mogadouro: Festival aéreo “Red Burros” voa pelos céus de Mogadouro
No próximo sábado, dia 30 de julho, o festival de acrobacias aéreas “Red Burros – Red Fly – In 2022” está de regresso a Mogadouro, com 100 aeronaves que vão descolar do aeródromo municipal e voar pelos céus da zona histórica do castelo.
O evento vai na 12º edição e é considerado um dos mais icónicos e internacionais do concelho mogadoutrense, dado que reune pilotos e equipas estrangeiras.
No próximo sábado, o festival “Red Burros- Red Fly – In 2022”, vai arrancar às 14h00, com a abertura oficial junto ao castelo de Mogadouro.
Na abertura, o presidente do município, António Pimentel, vai contar com a participação dos Falcões Negros, uma patrulha profissional do exército português, que vão executar saltos de paraquedismo. Neste momento está também prevista a passagem de aviões F16 da Força Aérea Portuguesa pelos céus de Mogadouro.
Segundo a autarquia, os exercícios e acrobacias terão lugar na zona do castelo de Mogadouro, estando asseguradas as medidas de segurança obrigatórias e autorizações da Autoridade Nacional de Aviação e das Forças Públicas de Segurança.
Para além dos exercícios e acrobacias aéreas, a edição deste ano do “Red Burros”- Red Fly – In 2022”, dá a possibilidade de realizar “voos de descoberta”, que consiste numa experiência de exploração aérea para conhecimento e divulgação do território.
O município mogadourense recorda que o evento “Red Burros Fly.-In” surgiu como um “rasgo de modernidade”, ligando-o à tradição rural transmontana, representada pelo “burro”, fiel companheiro de trabalho e de meio de transporte dos antepassados.
No próximo sábado, dia 30 de julho, são esperados cerca de 5 mil visitantes para assistir ao Festival “Red Burros Fly-In, em Mogadouro.
Ao longo dos últimos anos, o município de Mogadouro tem apoiado a atividade de planadores – aeronaves sem motor, com uma configuração aerodinâmica semelhante a de um avião, o que levou à criação da Escola de Planadores de Mogadouro.
HA