Miranda do Douro: XXIV Famidouro põe em destaque o artesanato e a gastronomia

De 12 a 21 de agosto, vai decorrer a XXIV edição da Famidouro – Feira de Artesanato de Miranda do Douro, um certame que este ano tem como novidades as melhores condições dadas aos artesãos/ expositores, um concerto de piano na abertura, a animação dos grupos de pauliteiros ao longo do certame e mostras de culinária com os produtos locais.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Bruno Gomes, a Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades é um evento que já tem bastante tradição na cidade.

“A Famidouro já se realiza há 24 anos e na edição deste ano procuramos inovar e dar melhores condições aos artesãos/expositores. Outra novidade foi a realização, no fim-de-semana anterior, do I Encontro de Carros Antigos e Clássicos de Miranda do Douro, uma iniciativa que teve por objetivo dar a conhecer a Famidouro e atrair a vinda de mais visitantes a Miranda do Douro”, disse.

De acordo com a organização, a XXIV Famidouro vai contar com cerca de 60 artesãos/expositores, que vão mostrar ao público os seus trabalhos em madeira, pele, burel, ourivesaria, cutelaria, tanoaria, compotas, mel, entre outros produtos.

Sobre o público esperado na feira, Bruno Gomes, disse que prevê a visita das pessoas locais, dos turistas e também dos emigrantes.

“A visita dos emigrantes é uma mais valia porque têm uma forte ligação à região. Ao verem um produto da sua terra facilmente se decidem a comprar”, disse.

Outro destaque na XXIV Famidouro é a realização, no dia 20 de agosto, das mostras de culinária, que vão contar com a participação da chef Lídia Brás e do chef Marcelo Dias. Nestes workshops, que se vão realizar na praça D. João III, os mestres de cozinha vão confecionar produtos locais, como são a carne mirandesa e o cordeiro da raça churra galega mirandesa.

“Com a participação dos chefs Lídia Brás e Marcelo Dias pretendemos dar um toque de inovação aos pratos tradicionais, como são a posta mirandesa e o cordeiro mirandês”, explicou.

Ao longo da feira, de 12 a 21 de agosto, a Famidouro vai ser animada musicalmente pelos grupos de pauliteiros do concelho de Miranda do Douro e pelo grupo de Danças Mistas, da associação Mirandanças.

“Na abertura da feira, no dia 12 de agosto, vai realizar-se um concerto do pianista, Daniel João, em conjunto com a Banda Filarmónica Mirandesa”, informou.

Segundo o presidente da ACIMD, a feira deste ano vai oferecer aos visitantes provas de degustação de vinhos, animação de rua, música, concertos e atividades para crianças de modo que os visitantes se sintam “mirandeses”.

De 17 a 21 de agosto, Miranda do Douro celebra também as Festas da Cidade, que este ano tem como grande destaque o concerto de António Zambujo.

A Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades vai decorrer de 12 a 21 de agosto, em Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário