Miranda do Douro: Projeto do novo matadouro já foi entregue

Realizou-se na manhã do dia 20 de junho, no mini-auditório de Miranda do Douro, a assembleia municipal, durante a qual o executivo liderado por Helena Barril, informou os presidentes de freguesia e deputados municipais, sobre as ações governativas, com destaque para a entrega do projeto do matadouro, o desmantelamento do miradouro da rua das Arribas e as comemorações do dia da Cidade, a 10 de julho.

A sessão da assembleia municipal de Miranda do Douro iniciou-se com a intervenção do presidente da assembleia, Óscar Afonso, o qual informou da realização a 8 de julho, da 1ª reunião da associação Círculo de Estudos do Centralismo, que vai ser presidida pelo ex-ministro, Miguel Cadilhe.

“Neste momento, a associação Círculo de Estudos do Centralismo, já integra cerca de 250 associados, mas gostaríamos de contar com mais inscrições das pessoas que vivem na Terra de Miranda”, apelou.

No decorrer desta assembleia municipal, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, informou da reunião agendada com a Autoridade Tributária (AT), no dia 21 de junho, para averiguar o processo de liquidação dos impostos sobre a venda das barragens.

“Em conjunto com os outros dez municípios e a Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT), vamos a Lisboa, reunir com a AT, para averiguar qual é o estado da situação do não pagamento dos impostos devidos na venda da concessão das barragens no rio Douro” – Helena Barril.

No âmbito local, o vice-presidente da autarquia, Nuno Rodrigues, informou que no passado dia 18 de junho, foi entregue o projeto de construção do matadouro intermunicipal.

Sobre o seguro municipal de saúde, o governante local, adiantou que 1 de janeiro de 2023 é a data de aplicação desta medida social, que visa beneficiar os habitantes no concelho de Miranda do Douro.

Por sua vez, o vereador Vitor Bernardo, responsável pelo pelouro das obras públicas, informou os deputados municipais que o miradouro da rua das Arribas, em Miranda do Douro, vai ser totalmente desmantelado de modo a cumprir na íntegra o caderno de encargos.

“O desmantelamento do miradouro da rua das arribas vai começar a 4 de julho. E as obras vão demorar 13 semanas, de modo a serem colocados todos os materiais contratados” – Vitor Bernardo.

Relativamente, à construção do parque de estacionamento na envolvência do Castelo, o executivo da Câmara Municipal de Miranda do Douro, dise que gostaria que as obras estivessem concluídas a 10 de julho, Dia da Cidade, mas reconheceu que isso será muito difícil de concretizar.

Do lado, dos presidentes de freguesias e deputados municipais, Luís Santiago, presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, agradeceu o apoio do município na dinamização da “X Ronda das Adegas”, em Atenor, um evento anual que atrai muitos visitantes ao concelho e à região.

Nesta sua intervenção, o autarca sendinês, dirigiu um convite a toda a assembleia municipal, para que no próximo dia 13 de julho, participem nas comemorações do 32º aniversário de elevação de Sendim a vila.

Numa das suas intervenções, Francisco Parreira, presidente da freguesia de Miranda do Douro, também agradeceu ao município a visita que os agricultores do concelho realizaram à Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, nos dias 6, 7 e 8 de junho.

Francisco Parreira solicitou ainda ao executivo um meio transporte, que sirva todo concelho, para que as pessoas das aldeias possam acorrer a semanalmente, a Miranda do Douro.

Gualdino Raimundo, autarca de Palaçoulo, também interveio na assembleia municipal para convidar os autarcas e deputados municipais a participar nas comemorações dos 850 anos do reguengo de Palaçoulo e Atenor, aniversário que será celebrado no próximo dia 16 de julho.

Do lado da oposição, António Santos, questionou o atual executivo pela demora na limpeza da berma das estradas. A esta interpelação, o vice-presidente, Nuno Rodrigues, respondeu que essas obras já estão adjudicadas.

Outro problema apontado por várias presidentes de freguesia é a deficitária recolha do lixo e contetores para reciclagem nas aldeias. Nélio Seixas, presidente da União de Freguesias de Ifanes e Paradela, sugeriu mesmo que a atual periodicidade de, duas vezes por semana, na recolha de resíduos, seja revista, sobretudo nestes meses de verão. A esta solicitação, o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, respondeu que estão em conversações com a empresa responsável pela recolha de resíduos.

“Para além de pretendermos melhorar a periodicidade na recolha dos residuos orgânicos, asseguro que todas as localidades do concelho vão ter ecopontos. E Miranda e em Sendim, o número de ecopontos vai aumentar” – Nuno Rodrigues.

No final da assembleia municipal, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, referindo-se às comemorações do Dia da Cidade (10 de julho), informou que vão ser atribuídas as insígnias de honra do município a algumas personalidades e entidades.

“No âmbito destas comemorações vamos também homenagear os antigos combatentes, naturais do concelho de Miranda do Douro” – Helena Barril.

HA

Deixe um comentário