Miranda do Douro: Padre Manuel Marques celebrou 70 anos de vida e 40 de sacerdócio

No dia 29 de setembro, o padre Manuel Marques, pároco de Miranda do Douro, celebrou uma missa de ação de graças, na concatedal, para agradecer os 70 anos de vida e 40 de sacerdócio.

O padre Manuel Marques, pároco de Miranda do Douro, nasceu no dia de São Miguel, Arcanjo, a 29 de setembro de 1952, em Vilarinhos das Azenhas, no concelho de Vila Flor.

Na homília da missa, celebrada na concatedral, o aniversariante começou por agradecer a presença da comunidade paroquial neste dia dos seus aniversários e agradeceu também a Deus, o dom da vida.

“Ao recordar o percurso da minha vida vejo que os desígnios de Deus são muitas vezes insondáveis. Deus está sempre presente na nossa vida, de um modo ou de outro, seja através dos Santos Anjos ou através de pessoas amigas. Saibamos abrir o coração a Deus”, disse.

Sobre a vocação, Manuel Marques afirmou que sempre teve a convicção que seria padre, embora “os testes psicotécnicos o quisessem encaminhar para a eletrotecnia”, gracejou.

Questionado se o trabalho de um padre mudou muito ao longo destes 40 anos em que exerce o ministério sacerdotal, Manuel Marques respondeu que o espírito de serviço e dedicação às pessoas deve ser sempre o mesmo.

Desafiado a dirigir um conselho aos jovens que pensam ou estão em formação para serem sacerdotes, o padre Manuel Marques animou-os sobretudo a serem corajosos.

“Que tenham coragem! No mundo em que vivemos, onde há tanta informação e por vezes nos sentimos confusos, indecisos e perdidos, é preciso sobretudo escutar o coração, onde Deus fala e depois agir com convicção”, concluiu.

Manuel Marques estudou nos seminários dos Carvalhos, em Fátima, no Cacém, em Bragança e na Universidade Católica, em Lisboa.

Foi ordenado sacerdote, no dia 12 de setembro de 1982. Como padre trabalhou no Seminário de São José, em Bragança, e simultaneamente assumiu as paróquias de Baçal, Sacoias e Vale de Lamas. Em 1983, veio trabalhar para a Miranda do Douro e foi pároco nas paróquias de Ifanes, Paradela, Constantim, Cicouro e São Martinho. Nesse tempo, as igrejas destas aldeias raianas enchiam-se de gente. Uma realidade que contrasta muito com a atualidade.

De 1989 a 1998, foi chamado para trabalhar na formação dos jovens, no Seminário, em Vinhais. Seguiu-se depois outra missão, como pároco em Lamas de Podence, (Macedo de Cavaleiros), onde esteve outros dez anos.

Em 2008, regressou à Terra de Miranda, para assumir as paróquias de Miranda do Douro, Ifanes, Paradela, Constantim, Cicouro, São Martinho, Especiosa, Genísio, Malhadas e Póvoa. Foi um regresso a casa!

HA

Deixe um comentário