Miranda do Douro: Semana Santa com concertos de música sacra e portuguesa

O município de Miranda do Douro vai promover cinco concertos de música sacra e portuguesa durante a Semana Santa, que antecede o Domingo de Páscoa, que serão realizados em vários templos da cidade e da vila Sendim.

“A juntar ao habitual programa religioso do tempo de Páscoa, vamos oferecer diversos eventos de cariz cultural e pedagógico, como os concertos nos diversos espaços de arquitetura religiosa do concelho de Miranda do Douro, com o propósito de dignificar a Semana Santa”, explicou a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril.

Quatro dos concertos vão realizar-se na cidade de Miranda do Douro – dois na Concatedral e os restantes na Igreja da Misericórdia e na Igreja de Santa Cruz – sendo o quinto concerto na Vila de Sendim. 

Dentro do repertório que vai ser tocado destaca-se “Leçons de Ténèbres” do renomado compositor francês François Couperin, a execução de uma obra ímpar e pouco conhecida do repertório português, o Livro de São Vicente.

No Domingo, dia 10 de Abril, o Coro dos Pequenos Cantores de Esposende apresenta repertório de compositores portugueses contemporâneos. 


Os grupos que vão participar neste ciclo de concerto são expoentes da execução de Música Sacra, sendo, muitos deles, referências artísticas nacionais. Com esta seleção de agrupamentos musicais, este evento passa a ser o principal do género na região.

A Capella Patriarchal, o Ensemble Voces Caelestes, o Serviço de Música Sacra da Igreja de São Roque, o Coro Infantil de Miranda do Douro e os Pequenos Cantores de Esposende são os responsáveis pela execução musical dos diversos concertos.


No plano pedagógico vão existir visitas guiadas e comentadas ao Órgão Histórico da Concatedral de Miranda do Douro e duas Masterclasses de Órgão. Para suprimir a falta de formação adequada em música sacra na região as duas masterclasses versam especialmente essa temática, sendo de participação gratuita. 

A organização informa que todos os eventos são de entrada gratuita. E para usufruir das visitas guiadas e/ou da Masterclasse, bem como para obter mais informações, deve enviar email para geral.casadelamusica@cm-mdouro.pt 

A apresentação pública da Semana Santa coincide com a apresentação da marca “Casa da Música Mirandesa” e será no dia 7 de Abril às 18h00 na Casa da Música Mirandesa, Largo do Castelo em Miranda do Douro. 

Fonte: Município de Miranda do Douro e Lusa

Deixe um comentário