Miranda do Douro: Município acolheu sessão dialogada sobre saúde mental

A MATIZ – Associação para a Promoção da Saúde Mental promoveu no passado dia 25 de fevereiro, no miniauditório de Miranda do Douro, uma sessão de informação e esclarecimento sobre os fatores que afetam a saúde mental das pessoas, as doenças que lhes estão associadas e as atividades que mais contribuem para cuidar e fortalecer a nossa saúde mental.

Lidar com o stress, gerir sentimentos e situações como os altos e baixos da vida, tais como o sucesso profissional, a alegria com o nascimento de um filho, a doença, a morte, o luto exige que cada pessoa adquira conhecimento e competências para cuidar da sua saúde mental.

De acordo com a MATIZ – Associação para a Promoção da Saúde Mental, é importante aprender a lidar com a adversidade.

“Cada pessoa, pela sua singularidade, gere de um modo único e diferente a complexidade de sentimentos e pensamentos que nascem em si”, esclareceram.

Segundo as técnicas da MATIZ, entre os fatores que mais perturbam a saúde mental destaca-se o isolamento social, que por norma conduz ao desânimo, à agressividade e à desconfiança.

“As doenças mentais mais frequentes são a depressão, a ansiedade, o burnout (desgaste psicológico no trabalho), as alterações de humor, a anorexia e a bulimia, a bipolaridade, a esquizofrenia e as fobias (medos)”, indicaram.

De acordo com a MATIZ, há um estigma ou preconceito em relação as doenças mentais que é preciso desfazer, dado que é possível curar estas doenças.

“A pessoa está doente, mas não é a doença”, defenderam.

Para que as pessoas recuperem a saúde mental, as psicólogas recomendam que se procure ajuda atempadamente.

“Falar com um psicólogo ajuda a ver os problemas de outra perspetiva”, esclareceram.

Segundo a Associação para a Promoção da Saúde Mental, os dois anos de pandemia agravaram os problemas de saúde mental nas pessoas e geraram sentimentos como a ansiedade, a incerteza, a angústia, o medo, a frustração e a tristeza.

As psicólogas da MATIZ indicaram, por exemplo, que a perda e morte de familiares e a consequente impossibilidade de despedida nos processos de luto foi causa de desorientação e de muito sofrimento nas famílias enlutadas.

“O impedimento de visitar os lares gerou muita tristeza nas pessoas idosas”, acrescentaram.

A família, os amigos, a comunidade e os profissionais de saúde são apoios fundamentais para cuidar bem da saúde mental.

Nesta sessão de esclarecimento, muitas das pessoas presentes no miniauditório de Miranda do Douro sugeriram atividades para promover a saúde mental: a costura, a culinária, as caminhadas e o exercício físico, o cultivo da horta, a jardinagem, os horários regulares de descanso e sono, a música e a dança, os jogos, o convívio com os amigos e uma alimentação saudável e equilibrada, foram algumas das atividades recomendadas.

“Na região de Trás-os-Montes há muito espaço para caminhar e descobrir as belezas da natureza”, sugeriram.

Esta sessão dialogada sobre a saúde mental contou com a presença e a participação da presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, que começou por dizer que “a saúde mental é um tema transversal a toda a sociedade e que se agravou com a pandemia”.

A autarca de Miranda do Douro agradeceu à MATIZ, a vinda a Miranda do Douro e realçou que o projeto “Fora da Caixa”, ajuda as pessoas a ver a realidade da saúde mental de outra perspetiva.

Helena Barril, informou ainda que o município de Miranda do Douro integra na sua equipa multidisciplinar um psicólogo, que está ao serviço da população do concelho.

O projeto “Fora da Caixa”, promovido pela MATIZ – Associação para a Promoção da Saúde Mental , tem por objetivo promover a literacia sobre a saúde mental, nas 12 sedes de concelho, do distrito de Bragança.

HA

Deixe um comentário