Miranda do Douro: Miranda Cup foi um recinto de alegria

Na tarde de 16 de junho, o estádio municipal de Santa Luzia, em Miranda do Douro, foi o recinto do torneio de futebol “Miranda Cup”, que pôs em competição os escalões mais jovens das equipas do Mirandês, Sendim, Mogadouro e Escola de Futebol Crescer, numa tarde de competição lúdica que gerou uma grande adesão e alegria nas crianças.

O torneio “Miranda Cup 2022” pôs em competição os escalões petizes (sub-6) e traquinas (sub-9).

O torneio “Miranda Cup” foi organizado pelos técnicos de desporto do município de Miranda do Douro e teve como objetivo dar a oportunidade às crianças dos vários clubes, de competirem entre si.

De acordo com o responsável pelo torneio, Francisco Parreira, os jogos destas crianças, com idades compreendidas entre os seis e os nove anos, têm um propósito lúdico.

“O objetivo do torneio Miranda Cup é proporcionar uma tarde recreativa a estas crianças. No final do torneio não haverá qualquer classificação e a todas as equipas e crianças será entregue o mesmo prémio: uma medalha pela sua participação no Miranda Cup 2022”, informou.

Ao longo da época desportiva, as crianças dos escalões mais jovens participaram noutros torneios com caráter lúdico, em Torre de Moncorvo, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro.

O treinador dos escalões de petizes e traquinas do Grupo Desportivo Mirandês, Manuel João Carção revelou que treinar estas crianças é exigente.

“Não é fácil treinar estas crianças, dado que ainda são muito jovens e não desenvolveram completamente as suas habilidades motoras. Para além disso, têm dificuldade em manter a concentração, o que exige de nós, treinadores, um acompanhamento constante e individual de cada criança”, disse.

O técnico de desporto do município de Miranda do Douro explicou que um jogo de futebol destes escalões, ainda é muito “anárquico”, isto é, sem organização e as crianças destas idades não conseguem interpretar bem o jogo.

“Para estas crianças, de 6 a 9 anos, o jogo é unidirecional, ou seja, é ter a bola no pé e correr com ela, individualmente, para a baliza adversária”, descreveu.

Por essa razão, o técnico mirandês explicou que que aos treinadores compete ensinar as crianças movimentos como o passe, a receção, a marcação, a posição defensiva, o desarme, a desmarcação e o remate.
Os jogos nos escalões petizes (sub-6) e traquinas (sub-9) têm sempre um caráter lúdico e não competitivo.

Sobre a participação das crianças nos torneios, Manuel João Carção, disse que elas é uma verdadeira alegria.

“O torneio Miranda Cup é o quarto torneio da época e este tipo de competição, embora lúcida, gera sempre uma grande adesão e felicidade nas crianças”, disse.

Ana Isabel Martins, é mãe do Dinis, um jovem de 7 anos, que joga nos Traquinas do Grupo Desportivo Mirandês e sublinhou a importância do futebol, no crescimento do filho.

“A atividade física nestas idades é muito importante. E o futebol permite-lhe desenvolver também valores como o companheirismo, o espírito de equipa e a entreajuda”, disse.

A poucos minutos de entrar em jogo, o filho, Dinis Magalhães, não continha a sua grande alegria pela oportunidade em participar em mais um torneio de futebol, como o Miranda Cup.

HA

Deixe um comentário