Miranda do Douro: Iconografia cristã em exposição

A Casa da Cultura Mirandesa tem em exposição uma coleção de pinturas de “Iconografia Cristã – A Linguagem do Silêncio”, da artista Tânia Pires, que está em exibição em Miranda do Douro até 11 de novembro.

A exposição de iconografia é composta por várias pinturas, que autora elaborou, no seu atelier em Bragança, fruto do seu crescente interesse pela espiritualidade cristã.

“Em 2011, Tânia Pires, viveu uma primeira experiência monástica, em França, que despertou nela o interesse pela iconografia cristã. Foi nesse mosteiro que iniciou o seu primeiro ícone. Depois, orientada por diferentes mestres, deu continuidade a estes trabalhos sobre a iconografia cristã, noutros mosteiros situados em Itália e na Palestina”, lê-se no comunicado.

De acordo com a autora, os ícones são imagens para “contemplar, meditar e orar”.

Na exposição, agora presente em Miranda do Douro, a peça principal é a “Virgem do Leite”, uma pintura do século XV, inspirada na escultura existente na Concatedral, que merece ser visitada.

Tânia Vera Oliveira Pires é natural de Bragança. Licenciou-se em Educação Visual e Tecnológica (2001) e posteriormente em Artes Plásticas /Escultura, pela Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto (2009). Concluiu o mestrado em Escultura, em 2010, sobre o tema "Arte e Ecologia". A artista tem desenvolvido o seu trabalho baseada em reflexões sobre a humanidade, o sentido da vida, o vazio, a paz e a liberdade interior.

HA

Deixe um comentário