Miranda do Douro: Freguesia criou uma equipa de sapadores florestais

A freguesia de Miranda do Douro vai dispor de uma equipa de cinco sapadores florestais, com a missão da limpeza de terrenos, desmatação, gestão do arvoredo e manutenção dos espaços verdes da freguesia, informou o presidente da autarquia, Francisco Parreira.

Segundo o autarca, a nova equipa de sapadores florestais é constituída por cinco pessoas, que inicialmente realizaram uma formação de cerca dois meses, em Macedo de Cavaleiros, ministrada conjuntamente pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

“Concluída a formação, os sapadores florestais vão assinar um contrato a termo certo, com a duração de um ano, com possibilidade de renovação até 3 anos. Futuramente e consoante o desempenho destes profissionais, a nossa pretensão é assinar contratos por tempo indeterminado até ao final do projeto”, precisou.

Até aqui, os trabalhos de silvicultura e manutenção dos espaços verdes eram realizados pelos funcionários da freguesia de Miranda do Douro e por serviços contratados.

“Com a constituição de uma equipa de sapadores florestais, a freguesia de Miranda do Douro pretende melhorar a qualidade dos serviços de silvicultura e proporcionar a quem nos visita espaços verdes mais bem tratados”, justificou.

A freguesia de Miranda do Douro abrange a cidade de Miranda do Douro e as localidades de Aldeia Nova, Palancar, Pena Branca e Vale d’ Águia, sendo que o trabalho da equipa de sapadores florestais vai ser desenvolvido numa área de 3748 hectares.

“Em articulação com o município de Miranda do Douro, os sapadores vão realizar trabalhos de manutenção dos espaços verdes na cidade. Noutro âmbito e em conjunto com o ICNF vão ser realizados serviços de vigilância, de prevenção e primeira intervenção em caso de incêndio. Recordo que a área da freguesia de Miranda do Douro está inserida no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI)”, explicou.

Segundo a freguesia de Miranda do Douro já está em curso a limpeza de terrenos no âmbito do projeto ambiental “Oito mil habitantes, oito mil árvores”.

No dia 18 de janeiro, a freguesia promove uma sessão de esclarecimento sobre o atual recrutamento por parte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) de novos elementos para a sua Força de Sapadores Bombeiros Florestais da região de Trás os Montes.

“Este recrutamento é uma oportunidade para os jovens, entre os 18 e 25 anos, que pretendam fixar-se na região de Trás-os-Montes. A Força de Sapadores Bombeiros Florestais vai ficar sediada em Macedo de Cavaleiros e vai ser constituída por 20 elementos, aos quais será oferecida uma carreira muito atrativa, ao nível da remuneração e da estabilidade profissional”, disse.




Este procedimento concursal foi publicado em Diário da República a 11 de janeiro e as candidaturas decorrem até 25 de janeiro.

HA

Deixe um comentário