Miranda do Douro: Consultas médicas do seguro de saúde municipal

No dia 8 de novembro realizaram-se em Miranda do Douro, as primeiras consultas médicas, resultantes da implementação do seguro municipal de saúde no concelho, uma medida que tem como objetivo proporcionar um acesso mais rápido da população a consultas de especialidade e a exames de diagnóstico.

Na apresentação do seguro de saúde municipal, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, explicou que este novo serviço destina-se a todas as idades.

O serviço de Seguro Municipal de Saúde está disponível no rés-do-chão do edifício da junta de freguesia, em Miranda do Douro e funciona às quartas-feiras, das 15h00 às 19h00; e às sextas-feiras, das 14h00 às 18h00.

Neste novo espaço vai funcionar um consultório médico, onde os beneficiários do Cartão “Miranda Saudável” podem agendar, consultas com o médico de clínica geral, que por sua vez, encaminha cada utente para as consultas ou exames especializados.

Segundo o município de Miranda do Douro, o seguro de saúde municipal permite aceder a consultas de generalidade, a consultas de especialidade, a exames auxiliares de diagnóstico e terapêutica e a serviços médicos de diversas especialidades.

Para usufruir destes serviços, os utentes vão ser encaminhados para o Hospital Casa de Saúde São Mateus, em Viseu, sendo que o transporte é gratuito.

De acordo com a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, o seguro de saúde municipal visa colmatar as falhas existentes no serviço nacional de saúde (SNS), reduzir o tempo de espera e apoiar os utentes do concelho no acesso a cuidados médicos.

“Esta é uma tentativa de ultrapassar algumas falhas existentes no SNS. Acredito que o Seguro Municipal de Saúde será um complemento do SNS e uma mais-valia para o concelho, já que se trata de um território com uma fatia significativa de população com mais de 65 anos”, explicou.

A medida denominada “Aquisição de serviços de saúde – Cartão de Saúde Municipal”, tem uma validade de dois anos e implicou um investimento por parte do município de 690 mil euros.

HA

Deixe um comentário