Miranda do Douro: Festival de Sabores Mirandeses abre portas a expositores de outras regiões
A cidade de Miranda do Douro acolhe no fim-de-semana de 14 a 16 de fevereiro, o XXVI Festival de Sabores Mirandeses, um certame que este ano vai contar com a participação de produtores e artesãos de outras regiões, avançou a presidente da Câmara Municipal, Helena Barril.

“Este ano o Festival de Sabores Mirandeses, para além da habitual participação dos produtores e artesãos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso vai contar também com expositores de outras regiões. Uma das condições para a admissão destes novos expositores é que não façam concorrência aos produtores da região”, explicou Helena Barril.
Como novos expositores, a autarca mirandesa indicou, por exemplo, os produtores de queijo e os artesãos em curtumes, ofícios menos comuns no planalto mirandês.
O certame este ano apresenta-se com cerca de 90 expositores, segundo a autarca as inscrições tiveram de ser canceladas devido à procura.
“Como o convite foi alargado a outros expositores registámos mais inscrições que o previsto e em alguns casos tivemos mesmo de devolver o dinheiro destinado ao pagamento do espaço”, indicou Helena Barril.
Segundo Helena Barril, o Festival de Sabores Mirandeses tem vindo a crescer, ano após ano, “havendo uma forte promoção em Espanha e nas áreas do Grande Porto e Lisboa”.
Este certame terá ainda um espaço de promoção da raça autóctones como é o caso da vitela mirandesa ou o cordeiro mirandês, animais que serão colocados numa tenda para os visitantes apreciarem estes animais.
No campo gastronómico, este tipo de carnes certificadas poderão ser degustadas em qualquer uma dos restaurantes do concelho de Miranda do Douro.
“Não queremos fazer concorrência aos restaurantes, já que o Festival de Sabores atraía muitos visitantes, sendo esta uma oportunidade de negócio”, vincou Helena Barril.
No decurso do certame haverá várias demonstrações culinárias para dar a conhecer a forma de confecionar estes produtos agropecuários “que serão feitas por ‘chefs’ de cozinha de renome”, disse.
O Festival de Sabores Mirandeses vai presentear o público com as marcas identitárias do concelho como são a língua e cultura mirandesa, a música dos gaiteiros e danças dos pauliteiros e as danças mistas da Terra de Miranda.
O certame vai decorrer no Jardim dos Frades Trinos, junto à antiga Sé de Miranda do Douro e nesta XXVI edição tem como artistas convidados Cláudia Pascoal e Buba Espinho.
Fonte: Lusa