Miranda do  Douro: Escola de verão da União Europeia de 28 a 31 de agosto

Miranda do Douro vai acolher a sétima edição da escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, conhecida por Summer CEmp, uma iniciativa que pretende colocar em debate o futuro da União Europeia (UE).

Em comunicado, a autarquia de Miranda do Douro divulgou que a iniciativa está agendada para os dias 28 a 31 de agosto e conta com a colaboração do centro Europe Direct de Bragança

O Summer CEmp tem um caráter itinerante e coloca no centro do debate a história e o futuro da União Europeia (UE), bem como as oportunidades e os desafios concretos das comunidades anfitriãs, nas várias regiões do país.

“Esta iniciativa conta com um grupo diverso de estudantes do ensino superior terá a oportunidade de interagir com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local)”, indica a organização na mesma nota.

Em conjunto, vai refletir-se sobre as prioridades e políticas europeias com uma ligação direta à região anfitriã e ao seu rico património arquitetónico e cultural. Em 2024, o Summer CEmp encontrará em Miranda do Douro a segunda língua oficial de Portugal para também em mirandês ser dmiscutido o futuro da ‘Ounion Ouropeia’( União Europeia em português).

“É importante que todos, e especialmente os jovens, estejam envolvidos no fortalecimento da democracia e do Projeto Europeu. Num ano de eleições europeias e de celebração dos 50 anos da democracia em Portugal, a sétima edição do Summer CEmp vai tratar temas cruciais para a nossa Europa de hoje e para a que queremos ter amanhã. De forma descontraída, e tendo como cenário a beleza transmontana única de Miranda do Douro, vamos acolher reflexões sobre os desafios e as oportunidades no caminho para uma União Europeia mais unida e mais forte”, avançou Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, citada no mesmo comunicado.

Por seu lado, a presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, igualmente citada na nota, disse que há uma palavra na língua mirandesa com a qual se designa o que traz felicidade, enche de orgulho e dá satisfação, a palavra “proua” (orgulho).

“Assim sendo, é com toda a “proua” que Miranda do Douro, em agosto de 2024, vai estar associada a mais uma edição do evento Summer CEmp. Há, desde já, uma certeza: vamos viver momentos únicos e partilhar experiências e conhecimentos, que iremos guardar na nossa memória pessoal e coletiva. Bem-vindos a Miranda do Douro, um paraíso Cultural e Natural”, destacou a presidente da Câmara Municipal.

Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da vontade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião, no debate sobre a União Europeia e de mobilizar os jovens em torno da construção europeia. As edições anteriores do Summer CEmp tiveram lugar em Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019), Alcoutim (2021), Ribeira Grande, Açores (2022) e Ponte da Barca (2023).

O Summer CEmp oferece um programa intensivo, composto por diálogos com protagonistas da atualidade local, nacional e europeia – políticos, jornalistas, empresários, académicos, desportistas, artistas, entre outros – e uma variedade de atividades práticas aproveitando os recursos do grupo e da comunidade anfitriã.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário