Miranda do Douro: E-redes entregou uma viatura pick-up 4×4 aos bombeiros
Na manhã desta terça-feira, dia 30 de janeiro, a empresa E-Redes entregou uma viatura Pick-up 4×4, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro (A.H.B.V.M.D.), numa cerimónia que contou com a presença de Francisco Campilho, representante da E-REDES e de Helena Barril, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro.
A entrega oficial da viatura decorreu no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro (A.H.B.V.M.D.) e contou ainda com a presença do presidente da associação humanitária, José Raposo, do comandante da corporação, Luís Martins e do presidente da Junta de Freguesia de Miranda do Douro, Francisco Parreira.
De acordo com o diretor de autarquias Norte da E-redes, Francisco Campilho, esta iniciativa está inserida no programa “Doar para Proteger” e tem como objetivo apoiar instituições que desenvolvem atividades na proteção da floresta, limpeza de vegetação, ou ainda, na reflorestação.
“A oferta desta viatura à corporação de bombeiros de Miranda do Douro visa aproximar a empresa E-redes desta população. No âmbito nacional, estabelecemos parcerias com as autarquias e com outras instituições, nomeadamente na área da proteção civil, com o objetivo de apoiar a sua atividade na defesa das populações”, justificou.
A presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, agradeceu a proximidade da E-redes e salientou que o programa “Doar para proteger” tem permitido colmatar necessidades prementes das autarquias e comunidades locais, nomeadamente na renovação da frota automóvel das corporações de bombeiros.
“Com a doação desta viatura pick up 4×4, a corporação de bombeiros voluntários de Miranda do Douro passa a dispor de mais um veículo, para desempenhar a sua missão de proteção das pessoas e bens do concelho”, disse.
A empresa E-redes acrescentou que a entrega da viatura – Pick up 4×4 – insere-se no programa anual de doação de viaturas e que no ano passado foram entregues 16 viaturas pertencentes à sua frota, num valor de investimento de cerca de 150 mil euros.
Segundo o presidente de Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro (A.H.B.V.M.D.), José Raposo, a receção desta viatura todo-o-terreno vai permitir colmatar algumas deficiências operacionais da corporação.
“A frequente renovação da frota automóvel é uma necessidade de todas as corporações de bombeiros. Com a oferta desta viatura, a corporação de Miranda do Douro vai ficar melhor apetrechada para o combate aos incêndios. Informo ainda que recentemente adquirimos uma viatura de 9 lugares, que vai ser entregue no mês de abril. E há outros veículos que estão a ser arranjados. O nosso objetivo é dispor de uma frota automóvel preparadíssima para responder às solicitações”, disse.
Sobre a utilidade da nova pick-up 4×4, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro, Luís Martins, avançou que a viatura vai ser transformada num Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios (VLCI).
“À viatura vai ser incorporado um kit de combate a incêndios, para realizar um trabalho idêntico ao dos sapadores bombeiros florestais”, explicou.
A empresa E-redes é uma operadora presente em todo o território continental e dispõe de uma rede aérea com 179 mil quilómetros de extensão, 28 mil dos quais em espaços florestais.
Por esse motivo, a E-redes desenvolve ações de monitorização e gestão da vegetação nas zonas junto às linhas elétricas.
Nos últimos 12 anos investiu um total de 87 milhões de euros, na gestão da vegetação.
HA