Espanha: Danças Mistas e Pauliteiras levaram música, dança e sabor à feira de Madrid

Na manhã de Domingo, dia 28 de janeiro, os grupos da associação Mirandanças: Danças Mistas e Pauliteiras de Miranda dançaram em Madrid (Espanha), na Feira de Internacional de Turismo (FITUR), um evento que decorreu no espaço de feiras IFEMA e foi visitado por mais de 250 mil pessoas.

A Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid, decorreu entre os dias 24 e 28 de janeiro.

Segundo a organização, na FITUR deste ano participaram mais de 9 mil empresas e 806 expositores, de 152 países.

Portugal fez-se representar neste grande certame, por 116 empresas, sete regiões de turismo e 19 entidades municipais.

Entre estas entidades, destaque para a participação dos grupos da associação Mirandanças: Danças Mistas e Pauliteiras de Miranda, que animaram o espaço de Turismo de Portugal, na manhã de Domingo, dia 28 de janeiro.

A acompanhar a comitiva de Miranda do Douro, a presidente do município, Helena Barril, salientou a importância de aproveitar estas oportunidades para promover além-fronteiras a região da Terra de Miranda.

“Na sequência do convite endereçado à Mirandanças para animar a FITUR, o município de Miranda do Douro quis associar-se a esta iniciativa, dado que este grande evento dá muita visibilidade ao nosso território, aqui em Espanha e noutros países do mundo”, justificou.

Sobre a atuação dos grupos Danças Mistas e Pauliteiras de Miranda na FITUR, Helena Barril, chamou à atenção para evolução da tradição e o cada vez maior protagonismo das mulheres na danças tradicionais.

“Até aqui, estávamos habituados a que os grandes embaixadores da cultura mirandesa fossem unicamente os grupos masculinos de pauliteiros. Entretanto, em Miranda do Douro, também há outros grupos que representam com grande brio a nossa terra, como é o caso do grupo das Danças Mistas e as jovens pauliteiras. Hoje em dia, estas jovens pauliteiras, dançam tão bem como os homens. E por isso, desta vez, coube-lhes a elas representar a Terra de Miranda neste grande certame, aqui em Madrid”, disse.

O grupo de Danças Mistas iniciou a atuação mirandesa, na FITUR.

Após a atuação dos grupos mirandeses, o embaixador português, João Mira Gomes, felicitou os intervenientes pela viagem até Madrid, para mostrar as tradições mirandesas.

“Muito obrigado pela vinda até Madrid! Sobre as atuações dos grupos Danças Mistas e Pauliteiras de Miranda no espaço do Turismo de Portugal, foi muito agradável e inspirador ver esta junção da experiência dos adultos com a alegria dos mais jovens. Espero que voltem mais vezes à FITUR e a Espanha, para dar a conhecer a beleza das tradições mirandesas”, disse.

No final das atuações, a presidente da associação Mirandanças, Isabel Raposo, estava satisfeita com mais um “brilhante” desempenho dos grupos, desta vez, na Feira de Turismo, em Madrid, por onde passaram mais de 250 mil visitantes.

“A Mirandanças encara cada atuação como um serviço que prestamos à nossa terra. A nossa missão é continuar a projetar o nome de Miranda do Douro, em todo o mundo e para isso mostramos o que temos de melhor: a música e as danças tradicionais, o artesanato dos trajes e dos instrumentos musicais. E a gastronomia, desta vez com a degustação da bola doce mirandesa”, disse.

Do lado do público, o espanhol, Rafael e a esposa, Bernardina, que é portuguesa natural de Braga, vieram de propósito ao espaço de feiras IFEMA, em Madrid, para assistir às atuações dos grupos mirandeses. Questionados se estas atuações poderão levar mais turistas a Miranda do Douro, o casal respondeu que a região já é sobejamente conhecida pelos espanhóis.

“Em Madrid, há muita gente que já conhece Miranda do Douro. E com esta participação, dos grupos tradicionais, na Feira Internacional de Turismo (FITUR), mais pessoas vão ficar certamente com vontade de ir conhecer essa região do nordeste de Portugal”, disseram.

A jovem Alícia, natural do Equador, assistiu pela primeira vez às danças tradicionais da Terra de Miranda, no espaço da feira, em Madrid. No final das atuações, estava impressionada com as cores dos trajes, a sonoridade da gaita-de-foles e a coreografia das danças.

“Quando tiver oportunidade, claro que vou visitar Miranda do Douro!”, disse.

Antes da despedida, o muito público que se reuniu para assistir às danças tradicionais da Terra de Miranda foi presenteado com a degustação da “saborosa” Bola Doce Mirandesa.

Portugal, para além de Miranda do Douro foi representado pelas regiões de Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira, Açores, Coimbra, Guarda, Região Oeste, Braga, Baixo Alentejo, Douro, Setúbal, Viseu, Barcelos, Tomar, Bairrada, Castelo Branco e Serra da Estrela.

A Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid, é a primeira feira do ano neste setor, pelo que é tida como uma referência.

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), o setor do turismo recuperou cerca de 90% dos níveis anteriores à pandemia, com receitas globais a rondar os 1.295 milhões de euros.

HA

Deixe um comentário