Miranda do Douro: Domingo de Ramos dá início à Semana Santa

Em Miranda do Douro, as celebrações religiosas da Semana Santa iniciam-se com a benção dos ramos no Domingo, dia 24 de março e prosseguem na Quarta-feira Santa, com a Missa do Senhor da Misericórdia que dá entrada ao Tríduo Pascal, em que um dos destaques é a encenação da Via Sacra, no castelo.

Segundo a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD), o programa da Semana Santa inicia-se no Domingo, dia 24 de março, às 11h00, no largo da Igreja da Misericórdia. Aí são benzidos os ramos, para depois se iniciar a procissão até à Concatedral, onde terá lugar a celebração da Missa de Domingo de Ramos da Paixão do Senhor.

As celebrações religiosas prosseguem na quarta-feira, dia 27 de março, às 21h00, com a missa em honra do Senhor da Misericórdia, na concatedral, dado que a Igreja da Misericórdia continua em obras.

O Tríduo Pascal começa na Quinta-feira Santa, dia 28 de março, com a celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor e o rito do lava-pés, às 21h00, também na concatedral.

Na Sexta-feira Santa, dia 29 de março, às 15h00, no santuário de Nossa Senhora do Naso celebra-se a Adoração da Santa Cruz. À noite, a partir das 21h00, vai realizar-se a encenação da Via Sacra, num palco com 12 metros de comprimento e cinco de largura, instalado no castelo de Miranda do Douro.

“A Via Sacra é uma oração que visa acompanhar Jesus nos seus sofrimentos. Com esta representação, os atores e o público têm a oportunidade de reviver a Paixão de Cristo. Esta meditação teve origem no século X, quando os fiéis peregrinavam à Terra Santa para visitar os lugares onde Jesus sofreu a Paixão, Morte e Ressureição”, informou o encenador, António Garcia.

Em Miranda do Douro, a representação da Via Sacra é uma iniciativa da associação Mirandanças, que este ano envolve cerca de 100 pessoas, entre adultos, jovens e crianças, de todo o concelho.

“Apesar de não serem atores profissionais é um desafio e um gosto trabalhar com estas 100 pessoas voluntárias, que se oferecem para representar a história da Paixão de Cristo”, acrescentou o encenador.

Na noite da Sexta-feira Santa, a Via Sacra termina com a procissão do Enterro do Senhor, na concatedral de Miranda do Douro.




Chegados ao Domingo de Páscoa, a Missa da Ressurreição do Senhor está agendada para às 11h00, na
concatedral, em Miranda do Douro.

Programa da Semana Santa:

- Domingo, dia 24 de março, às 11h00: Benção dos Ramos, no largo da Misericórdia e Missa de Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, na concatedral de Miranda do Douro;

- Quarta-feira Santa, dia 27 de março, às 21h00: Missa em honra do Senhor da Misericórdia, na concatedral;

- Quinta-feira Santa, dia 28 de março, às 21h00: Missa Vespertina da Ceia do Senhor com o rito do lava-pés, na concatedral;

- Sexta-feira Santa, dia 29 de março, às 15h00: Adoração da Santa Cruz, no santuário de Nossa Senhora do Naso;

- Sexta-feira Santa, às 21h00: Via Sacra, no castelo de Miranda do Douro;

- Domingo, dia 31 de março, às 11h00: Missa da Páscoa da Ressurreição do Senhor, na concatedral.

HA

Deixe um comentário