Miranda do Douro: Dom Nuno Almeida trouxe alegria e esperança às crianças mirandesas

No Domingo, dia 7 de janeiro, na concatedral de Miranda do Douro, o Bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, presidiu à celebração da eucaristia alusiva à solenidade da Epifania do Senhor, que coincidiu com a festa do Menino Jesus da Cartolinha e que reuniu muitas crianças mirandesas ao redor do bispo diocesano.

No final da celebração realizou-se a tradicional procissão, com a imagem do Menino Jesus da Cartolinha, à volta da concatedral de Miranda do Douro.

Na chegada à antiga Sé, o bispo diocesano, D. Nuno Almeida, foi recebido pela presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, pelo pároco local, padre Manuel Marques e pelo grupo de pauliteiros da associação Mirandanças, que presentearam o ilustre visitante com as tradicionais danças da Terra de Miranda.

Na concatedral, a celebração da eucaristia foi animada pelo grupo coral e pelas crianças que estão a frequentar a catequese, através da participação nas leituras e no ofertório.

No decorrer da celebração da eucaristia, o bispo da diocese de Bragança-Miranda inspirou-se no exemplo dos magos do Oriente que foram a Belém visitar o Deus Menino e oferecer-lhe ouro, incenso e mirra.

“Onde está o rei dos judeus? – perguntaram os magos vindos do Oriente. E nós, o que nos motiva a vir ao encontro de Deus? O que nos leva a procurá-Lo? E o que temos nós para oferecer-Lhe?” – questionou.




Dom Nuno Almeida prosseguiu indicando que está ao alcance do povo de Deus oferecer a alegria, a paz e a esperança.

“Jesus conta connosco para levar a alegria, a paz e a esperança! Como? Ao praticar o mandamento do amor, da caridade para com os outros. Ao celebrarmos juntos, a cada Domingo, a Eucaristia. Pela aproximação discreta, atenta e solidária para com as pessoas que passam por situações de fragilidade, de doença e solidão. Pela correção fraterna feita com delicadeza”, ensinou.

Na concatedral de Miranda do Douro, o Bispo de Bragança-Miranda concluiu a homília afirmando que é a estrela do amor que nos conduz ao Deus Menino.




“E é o Deus Menino que nos dá a alegria, a paz e a esperança!”, concluiu.

A celebração religiosa prosseguiu com a liturgia eucarística, durante a qual voltaram a participar os pauliteiros da Mirandanças, ao dançar o lhaço do Acto de Contrição.

No decorrer da Missa, os pauliteiros da Mirandanças dançaram o Acto de Contrição, uma dança penitencial que procura o perdão de Deus.

No final da celebração, como é tradição em MIranda do Douro, coube às crianças da catequese e aos jovens pauliteiros transportar o andor do Menino Jesus da Cartolinha, na procissão à volta da concatedral.

O cântico dedicado ao Menino Jesus da Cartolinha pediu a benção das crianças mirandesas.

A visita do bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida concluiu-se com um almoço convívio a convite da presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril e que teve como convidados o vice-presidente, Nuno Rodrigues, o padre Manuel Marques, as irmãs Servas Franciscanas e elementos da comissão fabriqueira da paróquia.

HA

Deixe um comentário