Miranda do Douro: Dirigentes associativos adquirem novas competências

Iniciou-se a 5 de maio, o curso em Gestão Associativa e Projetos Culturais, uma iniciativa da Casa da Música Mirandesa, em Miranda do Douro, com a finalidade de dotar os dirigentes associativos e outros participantes de conhecimentos e competências na gestão das associações, na conceção de projetos culturais e na apresentação de candidaturas a fundos comunitários.

Na primeira sessão do curso em Gestão Associativa e Projetos Culturais, a formadora, Filipa Pereira, deu a conhecer aos vários dirigentes associativos presentes e outros participantes, o programa do curso que vai abordar temas como Liderança e Comunicação, Desenvolvimento de Equipas, Contabilidade e Fiscalidade para Associações, Financiamento e Parcerias, entre outros assuntos.

Nesta apresentação, Filipa Pereira, sublinhou a importância do associativismo, afirmando mesmo que “não há sociedade civil, sem associações, cooperativas, fundações, etc”.

A formadora destacou depois alguns dos valores praticados nas associações, como são a solidariedade, a coesão social, a participação e a autonomia financeira.

“As associações possibilitam aos cidadãos uma participação mais ativa na sociedade. As pessoas reúnem-se com uma finalidade comum. Daí que é importante saber qual é o objeto social da associação. Isto é, qual é o propósito? Para quê existe a associação?”, interpelou.

Filipa Pereira, que realizou um mestrado em “Empreendedorismo Social no Distrito de Bragança”, relembrou que as associações têm por missão contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades.

Sobre curso que agora iniciou, o primeiro módulo foi dedicado ao tema do “Empreendedorismo e Associativismo”. Nesta abordagem, os dirigentes associativos puderam refletir sobre as etapas que é preciso percorrrer para ser-se empreendedor, desde a formulação da ideia, a conceção do projeto, o desenvolvimento, a implementação e a avalição.

Filipa Pereira explicou também aos participantes as caraterísticas da atitude empreendedora, como são a capacidade de iniciativa, a gestão do tempo, a determinação, a gestão do risco e o trabalho em equipa.

“Ao adquirir novas competências estou certa de que as pessoas, as associações e por conseguinte todo o concelho de Miranda do Douro vai tornar-se numa sociedade mais empreendedora e capaz de desenvolver novas ideias e projetos”, disse.

A próxima sessão do curso em Gestão Associativa e Projetos Culturais decorre nesta quinta-feira, dia 12 de maio, às 21h00, na Casa da Música Mirandesa (no Largo do Castelo), em Miranda do Douro.

Quem pretenda participar neste curso gratuito pode inscrever-se através do seguinte email: geral.casadelamusica@cm-mdouro.pt

O curso decorre de 5 de maio até 17 de julho, às quintas-feiras, das 21h00 às 23h00, na Casa da Música Mirandesa.

HA

Deixe um comentário