Miranda do Douro: Concatedral acolhe concerto “No Monte das Oliveiras”

No âmbito do festival “Ciclo de Música sem Tempo” vai realizar-se a 15 de março, na concatedral de Miranda do Douro, o concerto “No Monte das Oliveiras” interpretado pelo grupo Ensemble Cardo-Roxo, que vai orientar também uma oficina de “Canto Polifónico Português”, no dia 16, na Casa de La Música Mirandesa.

Segundo o Projeto Cardo, organizador do festival, o concerto e a oficina são dedicados à música católica tradicional portuguesa. O repertório apresenta uma seleção de canções de devoção à Virgem Maria e adoração a Jesus, assim como músicas de súplica pela salvação das almas e ainda temas ligados à Quaresma.

“Na tradição musical religiosa existe um vasto repertório constituído por rezas, súplicas e canções de louvor”, informam.

No serão desta sexta-feira, 15 de março, às 21h00, na concatedral de Miranda do Douro é interpretado o concerto “No Monte das Oliveiras”.

“Os temas musicais refletem as angústias, os medos e as incertezas de um povo que compreende a sua insignificância e que vive, na dúvida entre o certo e o errado, entre a beleza e o horror, entre a vida e a morte, entre o céu e o inferno”, explica a organização.

Na manhã de sábado, dia 16 de março, às 10h30, na Casa da Música Mirandesa, realiza-se a oficina “Canto Polifónico Português”. A polifonia consiste no conjunto de sons ou vozes diferentes, dispostos de forma harmoniosa.

Esta programação cultural insere-se no âmbito do festival “Ciclo de Música Sem Tempo”, dinamizado pela associação Cardo, simultaneamente, nos municípios de Miranda do Douro, Santo Tirso e Esposende.

O Projecto Cardo é uma associação que tem como principal objetivo a preservação, divulgação e promoção da música tradicional portuguesa.

HA

Deixe um comentário