Miranda do Douro: Cinquentenário do 25 de abril assinalado com programação cultural

De 24 a 27 de abril, Miranda do Douro vai comemorar o 50.º aniversário da revolução política do 25 de Abril, com um conjunto de atividades culturais, entre as quais concertos, danças dos pauliteiros, cinema e teatro, que visam assinalar o fim de ditadura em Portugal e a mudança para o sistema democrático.

Segundo o município de Miranda do Douro, as comemorações iniciam-se no dia 24 de abril, com a concentração no Largo Dom João III, onde está prevista a distribuição de cravos e de poemas à população, por parte dos alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD).

Ao final da tarde (18h00) terá lugar na Casa da Cultura Mirandesa, a apresentação do livro “E depois do Adeus?”, da autoria de André Pereira.

A programação do dia 24 de abril termina com o concerto musical dos “Zingarus”.

No dia em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, a cidade de Miranda do Douro dá início à programação, às 10h00, com o hastear da bandeira, acompanhado pela Banda Filarmónica Mirandesa.

Às 10h30, segue-se uma sessão solene comemorativa, com intervenções no salão nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Durante a tarde do dia 25 de abril, está programada a atuação dos grupos de Pauliteiros de Miranda pelas ruas da cidade. No decorrer desta arruada, os pauliteiros mirandeses vão dançar o lhaço “Binte i cinco de ruoda”.

A encerrar o dia 25 de abril, realiza-se um concerto com “Peste e Sida”.

No dia seguinte, 26 de abril, é a vez da população da vila de Sendim ser presenteada com cravos e poemas, distribuídos pelos alunos da Escola Básica 1/2/3 de Sendim.

À tarde, no Lardo Dom João III, em Miranda do Douro está programada uma arruada e um concerto com músicas de intervenção, interpretadas pela Tuna da Universidade Sénior e o Coro do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro.

O dia termina com a exibição do filme “Revolução (Sem) Sangue”, de Rui Pedro Sousa, no miniauditório.




Em Miranda do Douro, as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, encerram no sábado, dia 27 de abril, com a representação da peça de teatro “Contar e Cantar Abril”, no miniauditório. Neste espetáculo de teatro e música, a companhia Filandorra revive a ditadura, a clandestinidade, a emigração e a guerra colonial.

HA

Deixe um comentário