Miranda do Douro: Cinquentenário do 25 de abril assinalado com programação cultural
De 24 a 27 de abril, Miranda do Douro vai comemorar o 50.º aniversário da revolução política do 25 de Abril, com um conjunto de atividades culturais, entre as quais concertos, danças dos pauliteiros, cinema e teatro, que visam assinalar o fim de ditadura em Portugal e a mudança para o sistema democrático.
Segundo o município de Miranda do Douro, as comemorações iniciam-se no dia 24 de abril, com a concentração no Largo Dom João III, onde está prevista a distribuição de cravos e de poemas à população, por parte dos alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD).
Ao final da tarde (18h00) terá lugar na Casa da Cultura Mirandesa, a apresentação do livro “E depois do Adeus?”, da autoria de André Pereira.
A programação do dia 24 de abril termina com o concerto musical dos “Zingarus”.
Às 10h30, segue-se uma sessão solene comemorativa, com intervenções no salão nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro.
Durante a tarde do dia 25 de abril, está programada a atuação dos grupos de Pauliteiros de Miranda pelas ruas da cidade. No decorrer desta arruada, os pauliteiros mirandeses vão dançar o lhaço “Binte i cinco de ruoda”.
A encerrar o dia 25 de abril, realiza-se um concerto com “Peste e Sida”.
À tarde, no Lardo Dom João III, em Miranda do Douro está programada uma arruada e um concerto com músicas de intervenção, interpretadas pela Tuna da Universidade Sénior e o Coro do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro.
O dia termina com a exibição do filme “Revolução (Sem) Sangue”, de Rui Pedro Sousa, no miniauditório.
HA