Miranda do Douro: Campanha “Unidos por um sorriso” recolheu 1300 quilos de alimentos

No sábado, dia 25 de novembro voltou a realizar-se em vários supermercados do concelho de Miranda do Douro, a campanha de recolha de alimentos “Unidos por um sorriso”, uma iniciativa solidária que envolveu a participação de 18 voluntários e durante a qual foram recolhidos cerca de 1300 quilos de alimentos.

De acordo com o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, o objetivo desta campanha “Unidos por um sorriso” é efetuar uma recolha de alimentos para o serviço municipal da Loja Solidária, que, por sua vez, “tem a missão de distribuir esses bens alimentares pelas 80 famílias mais carenciadas do concelho e que afetam cerca de 300 pessoas”, indicou.

Segundo o assistente social do município de Miranda do Douro, Diogo Monteiro, responsável pela Loja Solidária, esta campanha realiza-se desde 2010 e tem subsistido graças à generosidade da população do concelho de Miranda do Douro.

“Ano após ano, verifica-se uma maior generosidade e participação da população do concelho de Miranda do Douro”, disse.


Este ano, a campanha de recolha de alimentos decorreu nos vários supermercados do concelho de Miranda do Douro, onde participaram 18 voluntários, pertencentes ao agrupamentos de escuteiros locais, à delegação da Cruz Vermelha e aos atletas do Grupo Desportivo Mirandês.

A escuteira Beatriz Pinto, do Agrupamento 1254 de Miranda do Douro, disse que participou na campanha “Unidos por um sorriso” motivada pelo gosto em ajudar as pessoas que mais precisam.

Da Cruz Vermelha Portuguesa, Afonso Pimentel sublinhou que há pessoas e famílias no concelho de Miranda do Douro que passam por maiores dificuldades e é importante estar atento a estas situações.

“É o segundo ano que participo nesta campanha solidária e não tenho dúvida nenhuma que há mais alegria em dar do que em receber. Sempre que me for possível, gostaria de continuar a participar nesta boa iniciativa”, disse.

Por sua vez, o atleta do Grupo Desportivo Mirandês, Davi Faria, que também esteve à porta de um supermercado a sensibilizar as pessoas para participarem na campanha solidária, afirmou que dada a proximidade ao Natal é muito importante aprender a partilhar.

“Há famílias que passam por maiores dificuldades e por isso é importante ser solidário”, disse.

Os voluntários foram distribuídos em grupos de três pessoas e trabalharam por turnos: na manhã ou na tarde de sábado.

Durante todo o dia foram angariados 1300 quilos de alimentos, sendo que os mais doados foram arroz, massa e bolachas.

“Após a recolha dos alimentos nos supermercados, outro grupo de voluntários teve a missão de fazer a contagem e a triagem dos alimentos doados e posterior reposição no armazém da loja solidária, para depois encaminhar esses bens alimentares para as famílias e pessoas sinalizadas”, informou o assistente social.

Diogo Monteiro referiu ainda que a Loja Solidária promove ao longo do ano, outras campanhas de recolha de alimentos, que são distribuídos mensalmente ou bimensalmente pelas famílias que vivem situações de maior fragilidade económica.

A iniciativa “Unidos por um sorriso” resulta de uma parceria entre várias instituições e organizações do concelho de Miranda do Douro, como são a Loja Solidária do município de Miranda do Douro, a Rede Social, a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSN), a Associação Recreativa da Juventude Mirandesa (ARJM), a delegação da Cruz Vermelha, a Universidade Sénior, a Segurança Social, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a seção do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

HA

Deixe um comentário