Miranda do Douro: Anteestreia dos filmes “Lhéngua” e “A Dansa dos Paulitos”
Os filmes “Lhéngua” e “A Dansa dos Paulitos” vão ser exibidos no serão de sábado, dia 27 de junho, no miniauditório, em Miranda do Douro, duas curtas-metragens da autoria de Gonçalo Mota, que descrevem a trajetória histórica e a notoriedade que estas duas expressões culturais – a língua e as danças dos pauliteiros – dão à Terra de Miranda.

Realizado por Gonçalo Mota, as curtas-metragens documentais “Lhéngua”, com a duração de 25 minutos e “A Dansa dos Paulitos”, com a duração de 30 minutos, são falados em mirandês e em português.
«O filme “Lhêngua”, falado em mirandês, mostra a ligação entre a cultura do povo de Miranda e a natureza. A curta-metragem parte da descoberta histórica da língua mirandesa, realziada por José Leite de Vasconcellos (século XIX), até aos dias de hoje, com o ensino do mirandês às crianças e jovens nas escolas”, informam.
Por sua vez, o filme “A Dansa dos Paulitos”, com a duração de 30 minutos, descreve a trajetória histórica desta dança tradicional da Terra de Miranda.
“Em 1898, os Pauliteiros de Constantim atuaram pela primeira vez fora da Terra de Miranda, a convite da Sociedade de Geografia de Lisboa. Desde então, a dança dos paulitos percorreu Portugal e o mundo, tornou-se património nacional, símbolo regional e atração turística”, informa o Museu da Terra de Miranda.
Fonte: Museu da Terra de Miranda | HA