Miranda do Douro: Alunos do 5º e 10º anos iniciam estudos na Escola Básica e Secundária

Na manhã desta sexta-feira, dia 15 de setembro, realizou-se no auditório da Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro, a receção e o acolhimento aos pais e alunos do 5º ano e aos estudantes do 10º ano, que vão frequentar pela primeira vez, este novo estabelecimento de ensino.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, o professor António Santos, deu as boas-vindas aos alunos do 5º e 10º anos.

No decorrer desta cerimónia, o diretor do Agrupamento de Escola de Miranda do Douro (AEMD), o professor António Santos, incentivou os recém-chegados alunos a praticarem o respeito mútuo entre todos.

Neste encontro, o responsável educativo prestou ainda várias informações práticas sobre o funcionamento da escola e o seu regulamento interno.

“Após 2 meses de férias, para os alunos o regresso à escola é sempre uma alegria, pois tem a oportunidade de rever os colegas e voltar a este espaço. Mesmo para os alunos que não gostam tanto de estudar, o regresso às aulas é sempre motivador, pois também têm a oportunidade de criar novas amizades”, disse.

O professor António Santos sublinhou que nestas idades é muito importante criar relações sociais e desenvolver o sentido de pertença a um grupo.

“Para os professores, o recomeço das aulas também é um desafio que nos motiva. Esta é uma das vantagens da profissão docente, a oportunidade de recomeçar, de melhorar e de corrigir algum erro que tenha ocorrido no passado. Ser professor também é aliciante”, disse.

Neste novo ano letivo, estão matriculados 579 alunos no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), distribuídos pelas escolas: EB Secundária de Miranda do Douro, Escola Básica (EB) de Miranda do Douro, Escola Básica 1/2/3 de Sendim, Escola Básica e Jardim de Infância de Palaçoulo, Jardim de Infância de Sendim e Jardim de Infância de Miranda do Douro.

“As turmas têm em média 15 alunos. E este ano, só há uma turma de 5º ano.”, indicou.

Relativamente à colocação de professores para o ano letivo 2023/2024, o diretor do AEMD informou que, à exceção de alguns pedidos de substituição, a maioria das disciplinas e horários já estão todos atribuídos.

“Falta-nos ainda o professor de moral e de mirandês, que são situações que estão a ser concluídas”, adiantou.

Sobre as obras que estão a decorrer na Escola Básica (EB1) de Miranda do Douro, o diretor do AEMD, assegurou que as aulas vão recomeçar no dia 18 de setembro, embora a remodelação do edifício se prolongue até ao final do corrente ano.

O calendário do ano letivo 2023/2024 decorre de 15 de setembro a 15 de dezembro (1º trimestre);
O segundo trimestre inicia a 3 de janeiro de 2024 até 22 de março de 2024;
E o terceiro e último trimestre começa a 8 de abril de 2024 e encerra a 4 de junho, para os alunos dos do 9º, 11º e 12º anos) / a 14 de junho, para os alunos dos 5º, 6º, 7º, 8º e 10º anos) / e a 28 de junho, para os alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo.

As férias ou pausas letivas decorrem de 18 de dezembro de 2023 até 2 de janeiro de 2024 (Natal). As férias de Carnaval são de 12 de fevereiro até 14 de fevereiro de 2024. E o período de férias da Páscoa decorre de 25 de março até 5 de abril de 2024.

HA

Deixe um comentário