Caçarelhos: Festa de Santa Luzia encerra as festividades de verão

Em Caçarelhos, a festa em honra de Santa Luzia, que encerra as festividades de verão no planalto mirandês, está agendada para o próximo sábado, dia 16 de setembro, num programa festivo que começa com o peditório pela aldeia, seguido da procissão e da celebração da eucaristia na capela e termina com o arraial.

Este ano, o programa da festa em honra de Santa Luzia começa com o peditório pelas ruas da localidade, acompanhados pelos gaiteiros da Escola de Música da Associação Lérias.

Segue-se depois a tradicional procissão da igreja matriz para a capela de Santa Luzia, onde vai celebrar-se a eucaristia em honra desta santa do final do século III.

Após a eucaristia realiza-se a procissão de regresso à igreja matriz, em Caçarelhos.

Durante a tarde de sábado, a festa prossegue com a abertura do bar da comissão de festas e uma tarde dançante com o grupo “Meninas do Tua”.

À noite, o arraial vai ser animado pela banda “Aronis Show” e o DJ “V*Guess”.

Santa Luzia

Segundo a tradição, Santa Luzia terá nascido numa família nobre, por volta do ano de 283, em Siracusa, na região italiana da Sicília.

Durante o período da violenta perseguição aos cristãos, no ano de 304, Luzia foi acusada de ser cristã e condenada à prostituição, mas foi protegida pela força de Deus, ficando imóvel e não podendo ser levada para o prostíbulo público.

Graças à firmeza da sua fé, Santa Luzia é muitas vezes representada com várias juntas de bois, que não foram capazes de a demover. Foi decapitada no dia 13 dezembro de 304. Antes da morte ter-lhe-iam arrancado os olhos, pelo que é considerada protetora dos olhos.

Foi-lhe dedicada uma grande devoção que está historicamente documentada. Já no século VI, foram-lhe dedicados mosteiros em Siracusa e Roma.

Santa Luzia foi uma das primeiras mulheres, a ser invocada no cânone da Missa, ao que tudo indica por São Gregório Magno, havendo em sua honra orações e antífonas especiais.

HA

Deixe um comentário