Miranda do Douro: 25 jovens receberam o sacramento do Crisma

No Domingo, dia 22 de outubro, o bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida presidiu à celebração do Crisma, na concatedral de Miranda do Douro, onde foram confirmados na fé da Igreja, 25 jovens mirandeses que assim concluíram o percurso inicial da formação cristã.

A celebração do sacramento da confirmação (Crisma) dos jovens mirandeses, foi concelebrada pelo pároco local, o padre Manuel Marque, pelos padrinhos e familiares, que encheram a catedral de Miranda do Douro, testemunhando assim a efusão do Espírito Santo sobre os crismandos.

Na homília da eucaristia dominical, D. Nuno Almeida, referiu a ligação entre os sacramentos do Batismo e da Confirmação e sublinhou a importância do Espírito Santo na compreensão da Sagrada Escritura.

“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, o que quer dizer Jesus, com esta afirmação? – interpelou o bispo de Bragança-Miranda.

Segundo a interpretação do prelado, naquele tempo o imperador romano era considerado deus. “Para não cairmos no engano de pensar que somos deuses, donos do mundo, em que tudo gira à nossa volta – é o pecado original – Jesus mostra-nos que o caminho é viver como irmãos e a partilhar o que somos e temos com os outros”, explicou.

Dirigindo-se concretamente aos 25 jovens crismandos, D. Nuno Almeida desafiou-os a darem bom testemunho do Cristo e a dedicar algum tempo das suas vidas a Deus, ao voluntariado ou à catequese, aos escuteiros ou ao coro da paróquia.

“Qual é a minha missão na sociedade? E na igreja, o que posso dar aos outros?”, interpelou.

Chegados ao momento do Crisma, o bispo de Bragança-Miranda, realizou o gesto de imposição das mãos e ungiu os jovens com o óleo do santo crisma, momento em que cada um dos crismandos foi acompanhado pelo respetivo padrinho ou madrinha.

O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, unge os crismandos (acompanhados pelos padrinhos ou madrinhas) com o óleo do santo crisma.

Segundo a Igreja Católica, ao receber o sacramento da confirmação (Crisma), são concedidos os sete dons do Espírito Santo. A saber: conselho, piedade, fortaleza, temor de Deus, ciência, inteligência ou entendimento e sabedoria.

A celebração na catedral de Miranda do Douro terminou com o cântico “Vinde Espírito Santo! E acendei em nós o fogo do vosso amor!”

HA

Deixe um comentário