Miranda do Douro: 14 crianças celebraram a Primeira Comunhão

No Domingo, dia 19 de junho, a concatedral de Miranda do Douro encheu-se de gente para a celebração da Primeira Comunhão de 14 crianças que frequentaram a catequese, orientada pelas irmãs servas franciscanas.

A catequista, Irmã Emília, com as crianças da Primeira Comunhão. (HA)

Visivelmente feliz, a catequista, Irmã Emília, informou que ao longo do ano de catequese procurou transmitir às crianças o amor de Deus e o gosto pela oração.

“O nosso objetivo foi despertar nas crianças o sentido da presença de Deus e encorajá-las a rezar, a falar com o Senhor, como um amigo fala com outro amigo”, disse.

No decorrer da missa, celebrada às 11h00, de Domingo, o padre Manuel Marques, começou por interpelar as 14 crianças com a questão: “O que estamos aqui a fazer?” Ao que as crianças responderam: “Viemos fazer a Primeira Comunhão!”

De seguida, o pároco de Miranda do Douro explicou-lhes que a Primeira Comunhão é receber Jesus no coração, através do pão consagrado.

“Jesus faz-se alimento para nós!”, explicou.

De acordo com o sacerdote, Jesus usou a imagem do pão e do vinho, para ensinar que Ele próprio é o alimento (espiritual), que dá força (ânimo) para viver bem o dia-a-dia.

“Agora que ides alimentar-vos pela primeira vez de Jesus, feito pão, é bem que o façais, muitas vezes, ao participar regularmente na Eucaristia”, disse.

No final da celebração, o Padre Manuel Marques felicitou as crianças e as suas famílias pela grande festa que é a Primeira Comunhão, entregando-lhes os diplomas.

Em sinal de gratidão, os pais das crianças ofereceram às catequistas e ao pároco, flores pelo trabalho realizado e pela dedicação às crianças.

A festa da Primeira Comunhão prosseguiu depois, ao longo da tarde de Domingo, com os tradicionais almoços-convívio com familiares e amigos.

HA

Deixe um comentário