Legislativas: AD volta a conquistar dois deputados no distrito de Bragança

A Aliança Democrática (AD) venceu no distrito de Bragança com 40,01% dos votos e recuperou o deputado perdido em 2022.

O PS ficou em segundo lugar, com 29,64% das votações.

Segundo os resultados oficiais, nas eleições legislativas, e com o total das 226 freguesias dos 12 concelhos apuradas, a coligação que junta PPD/PSD, CDS-PP e PPM ficou à frente com mais 7.539 votos e elegeu dois deputados dos três deputados do distrito de Bragança, numa região tradicionalmente de direita. O PS elegeu um, ao passo que em 2022 tinha conseguido dois.

Em 2022, o PS ficou à frente por uma diferença de 12 votos, segundo os dados definitivos das Legislativas de 2022 publicados em Diário da República.

Pela AD foi eleito o cabeça de lista Hernâni Dias (PSD), presidente da câmara de Bragança a cumprir o terceiro e último mandato. Suspendeu funções em janeiro para a campanha eleitoral. Hernâni Dias tem 56 anos e é professor de Português/Francês.

O segundo deputado eleito é Nuno Gonçalves, o presidente da câmara de Torre de Moncorvo. Numa situação igual à de Hernâni Dias, também ele eleito pela terceira vez para a autarquia em 2021. Nuno Gonçalves tem 52 anos e é advogado de profissão.

Pelo PS foi eleita a cabeça de lista Isabel Ferreira, de 50 anos, professora do ensino superior e até agora secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

A AD venceu em todos os concelhos do distrito de Bragança, com exceção de Freixo de Espada à Cinta, onde o PS ficou à frente com 36,79% dos votos contra 32,45% da coligação de direita.

Os socialistas só venceram em eleições nacionais neste distrito duas, depois da maioria absoluta de José Sócrates, em 2005, em que o partido ganhou na região, mas ficou com dois deputados e o PSD com o mesmo número, quando este círculo eleitoral ainda elegia quatro parlamentares e em 2022.

À semelhança de há dois anos, o Chega manteve-se como terceira força política, com 18,19% e com um crescimento de votos em relação às últimas legislativas antecipadas, subindo de 5.610, segundo dos dados oficiais publicadas em Diário da Republica, para 13.216.

Em quatro lugar aparece a Alternativa Democrática Nacional, a ADN, com 1.587 votos. A ADN estreou-se nos boletins de voto no distrito de Bragança, sendo que em 2022 não apresentou candidato na região.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário