Entrevista: «Precisamos muito de jovens empreendedores» – Tó Zé e Carla Sofia, Café Pizzaria Juventude

Quanto ouvimos falar de pessoas empreendedoras pensamos em alguém ativo, enérgico e dinâmico que conseguiu começar o seu próprio negócio ou empresa, enfrentando dificuldades e obstáculos. O Tó Zé e a Carla Sofia são um casal de jovens empreendedores, que em 2008, iniciou a sua atividade por conta própria, ao reabrir e modernizar o Café Pizzaria Juventude, em Vimioso.

O Tó Zé e a Carla Sofia são um casal de jovens, empreendedores, que iniciou a atividade por conta própria em 2008.

Terra de Miranda – Notícias: A Carla e o Tó Zé são ambos naturais do concelho de Miranda do Douro, mais concretamente das aldeias de Vale de Mira e da Granja da Silva. Por que motivo se estabeleceram em Vimioso?

Carla Sofia: E e o Tó Zé conhecemo-nos no decorrer dos estudos em Miranda do Douro. Passados uns tempos, reencontramo-nos quando começámos a frequentar um curso técnico-profissional, em Contabilidade e Gestão de Empresas, em Vimioso.

T.M.N.: Quando decidiram ser empreendedores e criar a vosso próprio trabalho, neste caso, ao reabrir o Café Pizzaria Juventude?

Tó Zé: Inicialmente, a nossa ideia era abrir um espaço comercial em Miranda do Douro. Mas como não encontrámos o local ideal, decidimos iniciar a atividade no antigo café Juventude, em Vimioso.

T.M.N.: Que conhecimentos tinham na área da restauração?

Carla: Eu já tinha experiência, pelo trabalho realizado nos resrtaurantes em Miranda do Douro.Depois, em Vimioso, e após a conclusão do curso do IEFP, em Técnico de Gestão e Contabilidade, comecei a trabalhar no Hotel Restaurante “A Vileira”. Seguiram-se duas experiências de trabalho na pizzaria “Pires” e no Hotel Rural “Senhora de Pereiras”.

Tó Zé: Na restauração, adquiri experiência profissional ao trabalhar no Hotel Rural “Senhora de Pereiras”, em Vimioso. Foi lá que tive a oportunidade de trabalhar com a Carla. O curso de contabilidade e gestão de empresas em que participámos foi-nos muito útil, pois deu-nos conhecimentos práticos sobre a contabilidade de uma empresa, o modo como devemos organizar as encomendas e as mercadorias, entre outros conhecimentos.

“O curso de contabilidade e gestão de empresas em que participámos foi-nos muito útil, pois deu-nos conhecimentos práticos sobre a contabilidade de uma empresa, o modo como devemos organizar as encomendas e as mercadorias, entre outros conhecimentos.” – Tó Zé

T.M.N.: No começo da vossa aventura empresarial, quais foram os maiores desafios e dificuldades que tiveram que enfrentar?

Carla: A abertura da empresa foi a fase mais difícil, dado que todo o investimento foi realizado por nós os dois. No início, sentíamos o receio de fracassar e de não ser bem-sucedidos. Recordo que quando abrimos as portas, no dia 29 de novembro de 2008, disponibilizámos apenas o serviço de café. Depois, progressivamente, fomos oferecendo o serviço de restaurante e começámos com apenas 5 mesas e 20 talheres. Felizmente, com o decorrer do trabalho fomos fidelizando clientes.

T.M.N.: Como é o trabalho diário num café restaurante? Como lidam com a exigência dos clientes? E como se conquista a confiança e a preferência do público?

Tó Zé: O trabalho na restauração e o contato permanente com o público exige simpatia, tolerância e resiliência. Para conquistar a preferência das pessoas há que oferecer produtos de qualidade e inovar constantemente. A par disso, a higiene e a decoração do espaço também são fatores que contribuem decisivamente para a preferência das pessoas.

T.M.N.: Quantas pessoas trabalham no Café Pizzaria Juventude”? E como se forma um bom espírito de equipa entre os trabalhadores?

Carla: Atualmente, trabalham connosco cinco pessoas e para que o trabalho decorra bem, costumo dizer que o mais importante é haver respeito entre todos. Depois, há que atribuir responsabilidades e tarefas a cada um. No decorrer do mês de agosto, época em que há mais trabalho, conseguimos manter todos os anos a mesma equipa, o que é para mim é um motivo de grande alegria, pois significa que as pessoas gostam de trabalhar connosco.

“No decorrer do mês de agosto, época do ano em que há mais trabalho, conseguimos manter a mesma equipa, o que é para mim é um motivo de grande alegria, pois significa que as pessoas gostam de trabalhar connosco” – Carla Sofia.

T.M.N.: O chefe de cozinha ou cozinheiro (a) desempenha um papel preponderante num restaurante. O que é necessário para ser “mestre” na cozinha?

Carla: Para trabalhar na cozinha é preciso ter gosto, criatividade e delicadeza! Na confeção das pizzas, por exemplo, há que combinar e aprimorar a junção dos vários ingredientes.

T.M.N.: Quais são os pratos gastronómicos mais apreciados e solicitados no Café Pizzaria Juventude?

Tó Zé: Os pratos mais apreciados são as pizzas, as francesinhas e os kebabs. Recentemente, de 5 a 8 de outubro, aquando da realização da prova de todo-o-terreno “King of Portugal”, as pessoas das várias equipas portuguesas e estrangeiras, apreciaram sobretudo as pizzzas e os kebabs. Por sua vez, os visitantes espanhóis, depois de provarem as francesinhas gostaram muito deste prato e pedem-no com muita frequência.

T.M.N.: De onde provêm os vossos produtos?

Carla: Sempre que é possível utilizamos os produtos locais, como são as alfaces, as hortaliças, os tomates, as cebolas, os pimentos, os cogumelos, as cenouras, as chouriças de Águas Vivas e os ovos mirandeses.

“Recentemente, de 5 a 8 de outubro, aquando da realização da prova de todo-o-terreno “King of Portugal”, as pessoas das várias equipas portuguesas e estrangeiras, apreciaram sobretudo as pizzzas e os kebabs” – Tó Zé.

T.M.N.: Qual é a receita para o vosso sucesso?

Tó Zé: O sucesso deve-se ao gosto pelo trabalho, à qualidade dos produtos e ao serviço prestado ao público. Sublinho também a importância da inovação, isto é, de oferecer novos pratos gastronómicos aos clientes.

T.M.N.: Que conselho daria a quem pretenda ser empreendedor(a) e criar o seu negócio ou empresa nesta região?

Carla: Para criar o seu próprio negócio ou empresa é importante reunir toda a informação necessária, os recursos e as ajudas possíveis para iniciar a atividade. Simultaneamente, há que ter muita força de vontade, não ter medo e ser perseverante. Encorajo a trabalhar muito e todos os dias, sem desanimar. Dado o declínio demográfico da nossa região, precisamos muito de pessoas e sobretudo de jovens empreendedores, que criem novos negócios e empresas.

“Dado o declínio demográfico da nossa região, precisamos muito de pessoas e sobretudo de jovens empreendedores, que criem novos negócios e empresas” – Carla Sofia.

HA

Deixe um comentário