Dia da Mãe: «Criei com os meus filhos uma grande proximidade» – Helena Barril

No domingo, 2 de maio, assinala-se o Dia da Mãe. Como ninguém, as mães são capazes de se doar, de compreender, de aceitar, de acompanhar. A mãe também ensina os filhos a serem mais fortes, não tanto através de discursos inspirados, mas pela grandeza e humildade do seu exemplo. A Helena Barril é mãe de dois filhos: a Mariana e o João Paulo. Também ela, continua a entregar-se diariamente à vocação de ser mãe e a maravilhar-se com o crescimento dos seus filhos.

Helena Barril é mãe de dois filhos, a Mariana e o João Paulo.

Terra de Miranda – Notícias: O que mudou na vida da Helena com o nascimento dos seus filhos?

Helena Barril: Mudou tudo! Recordo-me que quando nasceu a minha primeira filha, a Mariana, foi como entrar no desconhecido. Foi uma grande mudança, pois a partir daí a nossa vida passou a girar à volta dela. Aquela bebé pequenina e indefesa passou a ser o centro da nossa atenção. Ainda tentei conciliar rotinas que tinha da vida anterior, tais como o crochet, o yoga ou o andar de bicicleta, mas acabei por desistir ou adiar porque esta nova missão de ser mãe exigia uma disponibilidade total. E correu bem! Quando nasceu o nosso segundo filho, o João Paulo, vivemos o seu nascimento com maior tranquilidade, pois já tínhamos adquirido experiência.

T.M.N.: Dizem que a maternidade é fonte de felicidade. Mas esta felicidade não é sinónimo de facilidade, pois não?

H.B.: Não, não, longe disso! Se felicidade e facilidade fossem condizentes, certamente haveria muito mais crianças. O nascimento dos filhos obriga-nos a reorganizar a nossa vida e eles passam a ser a nossa primeira prioridade. Quando a Mariana e o João Paulo eram mais pequenos, recordo-me que chegava ao final de uma semana de trabalho e pensava: “Vou ter tempo para fazer isto e aquilo!”. Mas depois na prática não tinha tempo. E porquê? Porque tinha que abdicar dos meus interesses para estar com eles. Mas agora vejo que por causa dessa renúncia criei com os meus filhos uma relação de grande proximidade. Portanto, abdiquei dos meus interesses por um bem maior: o amor dos meus filhos.

“Abdiquei dos meus interesses por um bem maior: o amor dos meus filhos.”

T.M.N.: A Helena vive com a sua família em Ifanes. Como é viver numa aldeia?

H.B.: É muito agradável. Nós temos a possibilidade de ir viver em Miranda do Douro, mas preferimos viver em Ifanes. A Mariana e o João Paulo gostam muito de viver na aldeia. E ainda que aqui não haja muitos jovens, eles convivem diariamente com os colegas na escola, em Miranda do Douro. Para além disso, nós tentamos proporcionar-lhes outras vivências, como as viagens.

T.M.N.: Nesta região, os jovens que querem continuar os estudos veem-se obrigados a ir para outras localidades. Como encara uma mãe a saída dos filhos de casa?

H.B.: É natural que fique com o coração apertado! Mas se pensarmos bem, hoje em dia, depressa chegamos ao Porto. E nos fins de semana, eles também podem visitar-nos.

T.M.N.: Também a Helena na sua juventude teve que sair de casa para continuar os estudos, em Lisboa. Como foi o seu percurso de vida?

H.B.: Nasci, vivi e estudei até ao 12º ano, em Miranda do Douro. Aos 18 anos fiz uma mudança radical, pois fui estudar para Lisboa. Nesta adaptação, os primeiros tempos foram dificílimos, sobretudo porque estava muito ligada aos meus pais. Recordo que no dia em que pus o pé no autocarro para Lisboa, disse-lhes: “Eu vou, mas vou voltar.”

T.M.N.: Que recordações guarda da vida na capital?

H.B.: Em Lisboa, tive o grande apoio da minha tia e da sua família. E com o tempo adaptei-me e consegui viver experiências muito positivas. Recordo que gostava muito de ir à praia e aos concertos e nos estudos, comecei a interessar-me pela área do Direito Constitucional.

«Recordo que no dia em que pus o pé no autocarro para Lisboa, disse-lhes: “Eu vou, mas vou voltar.”»

T.M.N.: A Helena licenciou-se em Direito, pela Universidade Lusíada. Como é que escolheu trabalhar na Autoridade Tributária?

H.B.: Quando concluí o curso, o meu objetivo era trabalhar na polícia judiciária. Concorri, mas não consegui entrar. Foi uma grande desilusão, que me obrigou a redefinir objetivos. Inicialmente, inscrevi-me na Ordem dos Advogados, fiz o estágio no Porto e tentei exercer a advocacia, mas não era essa a minha vocação. Pouco depois, abriu um concurso para as Finanças. Concorri, fiquei muito bem posicionada a nível nacional e pude escolher o local de trabalho. E claro, escolhi regressar a casa e trabalhar na delegação das Finanças em Miranda do Douro, onde trabalho há 21 anos. Gosto muito do que faço e vivo esta profissão como uma missão. A missão de representar o Estado e servir os contribuintes.

T.M.N.: Também é essa atitude de serviço que motiva a Helena Barril a candidatar-se à presidência da câmara de Miranda do Douro, nas próximas eleições autárquicas?

H.B.: Sim, na condição de presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, quero ser representante dos munícipes e estar ao serviço deles e de todas as pessoas que visitam o concelho de Miranda do Douro.

T.M.N.: Vivemos numa região, marcada pelos desafios do despovoamento, da baixa natalidade e do envelhecimento populacional. Na sua opinião, de que condições precisam os jovens e os casais para constituir uma família no concelho?

H.B.: Os casais precisam ter estabilidade profissional para poderem constituir uma família. Infelizmente, muitos jovens não têm essa segurança profissional. Veja-se, por exemplo, os jovens que concluem cursos superiores e não encontram um trabalho na sua área da formação. A meu ver, esta instabilidade profissional é a principal razão pela qual a maternidade e a constituição de uma família é um projeto adiado.

T.M.N.: As mães são verdadeiras beneméritas da sociedade, pois sabem transmitir, mesmo nos momentos mais difíceis, a ternura, a dedicação e a força moral. Que valores procuram transmitir aos seus filhos?

H.B.: Nós, como casal, procuramos transmitir-lhes aquele paradigma de valores que achamos ser os melhores, como são a honestidade, a integridade e a seriedade. E fazemo-lo de um modo natural, através do nosso exemplo pessoal e da nossa conduta profissional. Também o modo como nos relacionamos com os nossos pais é uma forma de transmissão dos valores. Acredito que cada um de nós é portador dos valores recebemos dos pais. Depois compete a cada um ir praticando e aperfeiçoando esses valores ao longo da vida.

T.M.N.: A Mariana e o João Paulo têm respetivamente 16 e 14 anos. É fácil transmitir-lhes os valores nestas idades?

H.B.: Atualmente, reconheço que estou a ter alguma dificuldade na relação com eles, não por causa da transmissão dos valores, mas porque eles estão a viver a idade da “prateleira” ou da adolescência. Por isso, lidar com eles é um dos maiores desafios que tenho atualmente. Ao conversar com outros casais, identificámos que há outro problema acrescido: a sua excessiva dependência da internet. E o mais grave é que esta dependência absorve-nos a todos lá em casa! Por isso, costumo desafiar os meus filhos para fazermos outras atividades e tarefas em conjunto, tais como caminhar, andar de bicicleta, estar com a família, etc. Acredito que é muito importante mostrar-lhes os benefícios destas atividades e assim demonstrar-lhes que há tempo para tudo.

“Nós, como casal, procuramos transmitir-lhes aquele paradigma de valores que achamos ser os melhores, como são a honestidade, a integridade e a seriedade. E fazemo-lo de um modo natural, através do nosso exemplo pessoal e da nossa conduta profissional.”

T.M.N.: A juventude deles é diferente da sua?

H.B.: Eu tive uma infância e juventude muito, muito feliz, pois brinquei muito com os primos, os amigos da escola e todas as crianças do Bairro Verde! Eramos todos mais ou menos da mesma idade. E como não tínhamos outras distrações, brincámos todos juntos na rua. Era usual ouvirmos as mães chamarem-nos para ir para casa, para jantar ou porque já era tarde para ir dormir. Hoje em dia, o que acontece é dizer-lhes: “Desliga o telemóvel, porque já são horas de ir dormir.” Cá em casa, ainda tentei impor a regra do não uso de telemóvel, mas em vão. E com isto da pandemia e do ensino à distância, a internet veio afirmar-se cada vez mais como um instrumento indispensável.

T.M.N.: O que é que os filhos ensinam às mães?

H.B.: Nós aprendemos imenso com as crianças e os jovens! Desde logo, porque vemos o mundo com o olhar deles. Se estivermos recetivos às suas preferências e ideias, mantemo-nos atualizados. Por exemplo, eles gostam de cinema e de música e é por intermédio deles que eu vou sabendo as novidades.

T.M.N.: O Dia da Mãe tem por propósito agradecer a todas as mães que dia e noite, todos os dias e todos anos, ao longo da sua vida, se dedicam ao acolhimento, à educação e ao crescimento integral dos filhos. E os filhos retribuem o amor recebido?

H.B.: Sim, à maneira deles. Sobretudo com gestos de proximidade e com a sua companhia.

T.M.N.: E porque vamos celebrar o dia da Mãe, que mensagem gostaria de enviar às mães?

H.B.: As mães nunca devem desistir dos filhos. Por muito difícil que seja a criação, as fases mais difíceis acabam por ser superadas. Os filhos são mesmo a maior maravilha que há e valem todos os sacrifícios.

“Nós aprendemos imenso com as crianças e os jovens! Desde logo, porque vemos o mundo com o olhar deles.”

HA

Deixe um comentário