Cultura: Prémio anual para distinguir melhores alunos de Língua Mirandesa
Uma família de mecenas criou um prémio anual para distinguir os melhores alunos da disciplina de Língua e Cultura Mirandesa, que frequentam ou frequentaram o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD).
De acordo com os promotores destes “Agabones” (elogio, traduzido do mirandês), o objetivo passa por distinguir os novos e antigos estudantes do 12.º ano com média acima dos 16 valores que tenham frequentado a disciplina de mirandês no seu trajeto escolar.
Os mecenas do prémio são a família Schmidberger Fernandes, Aníbal Fernandes, nascido em Angueira, no concelho de Vimioso e sua mulher, Vera Schmidberger Fernandes, que assim traduzem “o amor e carinho que sentem pela cultura e língua mirandesa e desejam animar e incentivar os alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro ao estudo da língua mirandesa e sua consequente preservação, bem como recompensar o esforço e o mérito”, lê-se numa nota enviada pela Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa (ALCM).
Os alunos serão acolhidos junto da Fryske Akademy, cujos membros prepararam uma semana de atividades e os acompanharão no seu desenvolvimento.
“Espera-se que os alunos possam ganhar outra visão sobre as línguas minoritárias na Europa e o papel que podem ou devem representar na construção europeia”, acrescentou a ALCM.
A disciplina de língua mirandesa é lecionada no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro em todos os ciclos e anos escolares e no presente ano letivo frequentam a disciplina 78% da totalidade dos alunos matriculados.
Portugal assinou a Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias em 2021.
Fonte: Lusa