Cultura: Miranda do Douro vai assinalar o 477º aniversário da elevação da cidade a sede de Diocese

No próximo Domingo, dia 22 de maio, Miranda do Douro vai assinalar o 477º aniversário da elevação da cidade a sede da Diocese, com um variado programa cultural e religioso.

No programa da comemoração deste aniversário destaca-se o desfile dos Estandartes, acompanhado pela Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro, até à Concatedral de Miranda do Douro, antes de iniciar a celebração da Eucaristia.

Recorde-se que a outora designada “Diocese de Miranda” pertenceu à Arquidiocese de Braga até 1545, exceto algumas áreas fronteiriças do norte que estiveram na dependência de Astorga até ao tratado de Alcanices de 1297.

Em 22 de Maio de 1545, pela Bula Pro excellenti Apostolicae Sedis, o Papa Paulo III, a pedido do Rei D. João III, criou a diocese de Miranda do Douro, constituída pelos arciprestados de Miranda do Douro, Bragança, Lampaças, Mirandela e Monforte.

Dois séculos mais tarde, a 5 de Março de 1770, o Papa Clemente XIV, desmembrou a Diocese em duas: a de Miranda, confinada ao arciprestado do mesmo nome e a de Bragança, formada pelos quatro restantes.

A divisão durou apenas dez anos, já que a 27 de Setembro de 1780, o Papa Pio VI, pela Bula Romanus Pontifex, reuniu as dioceses de Miranda e de Bragança numa só, com sede em Bragança.

A designação de Diocese de Bragança-Miranda foi concedida pela Santa Sé no dia 27 de Maio de 1996.

A Diocese tem 6.599 km2 de superfície, é a quarta diocese mais extenso do país e registou uma população de 136 252 habitantes no censos de 2011.

A comemoração dos 477 anos de elevação de Miranda do Douro a sede da diocese, é uma inciativa do Município de Mirada do Douro, através da Casa de la Música Mirandesa, em cooperação com as três Unidades Pastorais do concelho – Santa Maria Maior, Santíssima Trindade e Nossa Senhora da Visitação e com o apoio do Museu da Terra de Miranda.

HA

Deixe um comentário