Cultura: Campeonato de Jogos Tradicionais levou meio milhar de pessoas a Alfândega da Fé

No Domingo, dia 21 de junho, a vila de Alfândega da Fé, recebeu a visita de meio milhar de pessoas, provenientes de nove concelhos transmontanos, para participar no V Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes, um iniciativa da comunidade intermunicipal, que proporciona o convívio, a sã competição e a visita das populações aos vários concelhos do nordeste transmontano.

Apostada em revitalizar os jogos tradicionais, a CIM-TTM organiza desde 2022, o Campeonato Intermunicipal de Jogos Tradicionais, envolvendo as populações dos nove municípios de Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

O presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), Pedro Lima, sublinhou que os jogos tradicionais, como o fito, raiola, relha, malha, tração à corda e outros jogos fazem parte de uma memória e identidade comum, na região de Trás-os-Montes.

“Estes jogos fazem parte de uma memória coletiva, comum aos nove concelhos transmontanos, que queremos salvaguardar porque aproximam e unem as populações. No âmbito da CIM-TTM, queremos agora introduzir os jogos tradicionais no programa escolar, para que estas atividades lúdicas que promovem o convívio e a socialização, sejam transmitidas às crianças e aos jovens, assegurando assim a sua continuidade. O facto é que, os jogos tradicionais refletem um modo de ser coletivo e com o envolvimento dos mais jovens, está-se a garantir a sua transmissão e preservação”, justifica a CIM-TTM.”, indicou, Pedro Lima.

Questionado sobre o que podem fazer os autarcas da CIM-TTM, para mobilizar as populações a visitarem os concelhos vizinhos, por exemplo, aquando dos grandes certames, como a Festa da Cereja, em Alfândega da Fé, a Expovila, em Vila Flor, e outros certames nos outros concelhos, Pedro Lima, indicou que há que envolver as populações.

“A exemplo do que acontece nos jogos tradicionais, também no âmbito económico e turístico temos que convidar os produtores, artesãos, associações e as populações a visitarem os concelhos e os certames das Terras de Trás-os-Montes. Temos que criar uma identidade das Terras de Trás-os-Montes”, explicou, Pedro Lima.

O anfitrião do V Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes, o autarca de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, disse ser um privilégio receber a visita dos cerca de 500 participantes, vindos dos nove concelhos transmontanos.

“Para Alfândega da Fé é uma honra receber a visita de tantas pessoas, adultos, jovens e crianças para participar na final do V Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes. Esta iniciativa conjunta dos nove municípios transmontanos é um ótimo exemplo de união, amizade e partilha”, disse.

O concelho de Alfândega da Fé situa-se na região da Terra Quente Transmontana, onde vivem cerca de cinco mil habitantes e é predominantemente rural, com olivais, amendoais e o cultivo da cereja.

“A Festa da Cereja é o nosso principal evento promocional e mostra de atividades económicas do concelho de Alfândega da Fé. Atualmente, estão a realizar-se investimentos na agricultura, no regadio e na agroindústria.”, disse Eduardo Tavares.

De visita a Alfândega da Fé, o presidente do município de Vimioso, António Santos, expressou contentamento pela preservação dos jogos tradicionais nos concelhos do nordeste transmontano.

“Antigamente, os jogos tradicionais como a corrida de sacos, o pião, a macaca, o jogo da cadeira, o elástico, o saltar à corda, o fito, a raiola, a relha, o ferro, etc. eram o modo de diversão das comunidades rurais. Estou muito contente, porque vejo a participação de jovens e crianças no Campeonato de Jogos Tradicionais e isso dá-nos a esperança de que estas atividade lúdicas não vão perder-se no esquecimento”, disse o autarca vimiosense.

Por sua vez, o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rdodrigues, veio acompanhar a comitiva mirandesa, composta por 33 pessoas (crianças, jovens e adultos), no V Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes.

“Quando era mais jovem costuma praticar jogos tradicionais como o fito, a raiola, a tração à corda, a relha e o ferro. Comparativamente com os atuais hábitos das crianças e jovens, vejo que estão muito dependentes dos jogos de écrans e reconheço que os jogos ancestrais como a raiola, corrida de sacos, tração à corda, jogo do burro, etc. proporcionam-lhes mais momentos convívio e de socialização. Também por isso, aplaudo, a iniciativa da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes de incluir estes jogos lúdicos no programa escolar”, referiu o autarca mirandês.

Questionado sobre que outras iniciativas conjuntas podem realizar os nove municípios da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes para promover o turismo entre concelhos, Nuno Rodrigues, respondeu que é a união que faz a força.

“Neste fim-de-semana realizou-se a I Feira de Agricultura de Bragança (FAB) e em conversa com outros autarcas do distrito chegámos à conclusão de que para criar certames com um forte dinamismo económico é necessário o compromisso e a participação de todos os concelhos vizinhos. Na prática, aquando da realização destes certames, propunha que cada um dos municípios deveria publicitar esses certames junto da sua populaçáo e disponibilizar um autocarro para que as pessoas possam visitar os certame na região transmontana. Como diz o lema: um por todos e todos por um”, propôs, Nuno Rodrigues.

O Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes é uma iniciativa anual, organizada pela Comunidade Intermunicipal (CIM-TTM), em conjunto com a Associação de Jogos Populares de Bragança.. No próximo ano de 2027, a final do Campeonato de Jogos Tradicionais vai realizar-se em Macedo de Cavaleiros, no dia 20 de junho.

HA

Deixe um comentário