Ciência: Argozelo exibe exposições sobre os minerais

O Centro Interpretativo das Minas de Argozelo inaugurou as exposições “O mundo dos minerais em selos” e “O micromundo dos minerais e das rochas”, exposições que poderão ser visitadas até ao final do ano.

A exposição “O mundo dos minerais em selos”, consiste num conjunto de mais de três dezenas de telas obtidas a partir da coleção de selos com ilustrações de minerais.

Segundo Maria Elisa Preto Gomes, professora e diretora do departamento de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a ideia desta exposição surgiu a partir da coleção de selos do Professor Frederico Sodré Borges, ​que sobre folhas de papel vegetal, colocou os selos e desenhou manualmente as estruturas dos minerais, escrevendo os textos com tinta da china.

De acordo com a docente da UTAD, a exposição é um curso básico de mineralogia que responde às seguintes questões: O que é um mineral? Como se designa um mineral?  O que é o polimorfismo? – as respostas a estas e outras perguntas podem ser conhecidas através da exposição.

Os visitantes também poderão conhecer a utilidade dos minerais. Minerais, para quê? Que minerais foram utilizados no fabrico de mós e bifaces na pré-história?​Hoje em dia, para que servem os minerais? Servem por exemplo, para fabricar joias, panelas, talco, vidro e  cerâmica. Mas também as medalhas de cobre. Ou as tão faladas baterias de lítio para os telemóveis e carros elétricos.  E claro, para a construção civil, como os tijolos, as telhas, etc.

A exposição Dos Minerais em selos ainda responde às questões: como se encontram os minerais? E como se estudam? Há propriedades que permitem identificar de que material se trata. E para esta identificação são necessários instrumentos, como a lupa, a bússola, martelo, o microscópio petrográfico, etc..

A segunda exposição intitulada “O micromundo dos minerais e das rochas”, permite ver os minerais ao microscópio. E para quem não saiba, os minerais juntos formam rochas. Por isso, na exposição há amostras de vários tipos de rochas.

E também há microfotografias dessas rochas, que são obtidas através das observações ao microscópio. Nestas microfotografias, há imagens pouco e muito coloridas. Todas permitem identificar propriedades dos diferentes minerais que compõem cada rocha.

Inspirados por esta colorida composição das rochas, os técnicos da UTAD Tito Azevedo e Márcio Silva criaram telas pintadas e quadros a que juntaram um poema de autores conhecidos, como Miguel Torga, Fernando Pessoa, etc.

Na inauguração das exposições dedicadas aos minerais, o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, elogiou a professora Elisa Preto Gomes pela sua paixão pela geologia e referiu mesmo que a docente tem sido uma das grandes impulsionadoras das visitas das escolas ao Centro Interpretativo das Minas de Argozelo.

Espera-se agora que as escolas do distrito tenham a oportunidade de visitar o Centro Interpretativo das Minas de Argozelo e simultaneamente, conhecer as duas exposições temporárias, dedicadas aos minerais.

HA

Deixe um comentário