Constantim: Nossa Senhora da Luz é já no fim-de-semana

No fim-de-semana de 27 e 28 de abril vai realizar-se a romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz, uma celebração religiosa e feira comercial, que têm lugar na ermida edificada junto à fronteira com Espanha e que junta anualmente centenas de portugueses e espanhóis.

De acordo com um dos mordomos, Vivaldo Martins, a romaria começa às 16h00 de sábado, dia 27 de abril, com a tradicional procissão da imagem de Nossa Senhora da Luz, entre a igreja matriz de Constantim e a ermida edificada junto à fronteira.

Todos os anos, esta procissão conta com a participação de centenas de pessoas, vindas de Portugal e de Espanha, entre os quais os vizinhos espanhóis da aldeia de Moveros. Nesta localidade, há a tradição de peregrinarem até Constantim, para depois acompanharem a procissão.

Segundo a população de Constantim, o ponto alto da festa é mesmo a procissão, ao longo de dois quilómetros, até à ermida, construída a 895 metros de altitude.

“Vêm para agradecer a Nossa Senhora as promessas e os benefícios recebidos. Antigamente, os peregrinos de Nossa Senhora da Luz tinham por tradição oferecer produtos da terra como trigo, batatas e ramos enfeitados com doces, que depois eram leiloados no final da festa. ”, dizem.

Em Constantim, o primeiro dia de festa culmina com a celebração da eucaristia e a colocação da imagem de Nossa Senhora da Luz na ermida.

De regresso à aldeia, está programado um serão musical protagonizado pelos grupos Fado + e NV3.

No Domingo, o dia começa bem cedo com a chegada dos feirantes portugueses e espanhóis, ao recinto circundante à capela de Nossa Senhora da Luz.

“Na manhã de Domingo, há uma arruada dos gaiteiros de Constantim pelo recinto da feira, que noutros tempos foi considerada uma das mais importantes do nordeste transmontano, pela grande afluência de público, vindo dos dois lados da fronteira”, recordou o mordomo, Vivaldo Martins.

Segundo dados históricos, noutros tempos os portugueses aproveitavam este certame para comprar os cântaros espanhóis para guardar a água fresca no verão, assim como as tortilhas e o escabeche (peixe enlatado). Do lado espanhol, “nuestros hermanos” apreciavam sobretudo a carne de vitela, os ovos e a qualidade do café em Portugal.

Este ano, a missa campal em honra de Nossa Senhora da Luz celebra-se às 14h00, seguida da procissão, acompanhada pela Banda Filarmónica Mirandesa.

No final da tarde de Domingo, ocorre a procissão de regresso, trazendo a imagem de Nossa Senhora da Luz, até igreja matriz de Constantim.

A romaria encerra com o concerto do grupo Midnes e um arraial com fogo de artifício.

Todos os anos, a romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz é organizada por três casais da aldeia de Constantim, os chamados mordomos. A estes casais é confiada a manutenção da capela de Nossa Senhora da Luz, a limpeza do recinto, a montagem do palco para a realização da missa campal e a venda das lembranças nos dias da festa.

HA

Deixe um comentário