Ciclismo: Volta ao Nordeste com etapas em Vimioso e Miranda do Douro

A III edição da Volta ao Nordeste em Bicicleta vai para a estrada, no próximo fim-de-semana de 23 e 24 de abril, e os municípios de Vimioso e Miranda do Douro são os locais de arranque das 1ª e 2ª etapas de uma competição que vai juntar cerca de 150 ciclistas.

A apresentação pública da III Volta ao Nordeste realizou-se no dia 22 de abril, em Miranda do Douro.

A Volta ao Nordeste 2022 ano conta com o apoio dos municípios de Bragança, Vimioso, Miranda do Douro e Alfândega da Fé.

A prova inicia-se na manhã de sábado, dia 23 de abril, com o prólogo ou contra-relógio em Bragança. A primeira etapa de 81,73 quilómetros, vai ligar Vimioso a Miranda do Douro. E na segunda etapa, a realizar no Domingo, dia 24 de abril, vão ser percorridos 114,7 quilómetros entre Miranda do Douro e Alfândega da Fé.

De acordo com o presidente da Associação Regional de Ciclismo e Ciclo-Turismo de Bragança (ACB), Miguel Monteiro, a Volta ao Nordeste visa promover o ciclismo de estrada no distrito de Bragança e simultaneamente dar visibilidade às excelentes condições que a região oferece para a prática desta modalidade.

“A nossa região tem pouco trânsito, paisagens deslumbrantes e boa comida, o que a torna num território ideal para a prática do ciclismo e do ciclo-turismo”, disse.

Segundo Miguel Monteiro, no distrito de Bragança há cerca de 700 ciclistas amadores.

Luís Brás, natural de Vimioso é um dos ciclistas que vai participar na Volta ao Nordeste. Questionado sobre o que o motiva a participar, pela segunda vez na prova, começou por referir o gosto pelo desporto e a competição.

“Para além da prática desportiva, o que me motiva a participar o companheirismo e a amizade que se cria entre os praticantes desta modalidade”, referiu.

Relativamente à participação dos ciclistas na III edição da Volta ao Nordeste, a ACB prevê a participação de 150 ciclistas, sendo que 70% dos participantes vêm de outras regiões do país.

“Nas edições de 2018 e 2019 da Volta ao Nordeste, os participantes deram-nos uma opinião muito positiva da competição, adoraram a prova e recomendaram-na mesmo a outros ciclistas”, disse.

Não obstante a meteorologia prever chuva nos dias 23 e 24 de abril, o presidente da ACB acredita que os ciclistas que gostam da modalidade vão participar mesmo assim.

Relativamente ao público, Miguel Monteiro, apela a que as pessoas saiam de casa para apoiar os ciclistas e revelou que um dos propósitos da prova é fazer com que o público se identifique com a Volta ao Nordeste.

“A prova, para além de promover a prática desportiva, também traz valor à região ao promover o turismo. Há ciclistas que procuram a região pela hospitalidade, pela paisagem e pela gastronomia, ”, sublinhou.
Programa: 

Sábado, 23 de abril (manhã): contra-relógio na cidade de Bragança, às 10h00;

Sábado (tarde): 1ª etapa entre Vimioso e Miranda do Douro, partida às 16h00 e chegada prevista às 19h00.

Domingo (24 de abril): 2ª etapa entre Miranda do Douro e Alfândega da Fé, com partida às 10h00.

A Volta ao Nordeste realizou-se pela primeira vez em 2018 e a competição foi ganha pelo ciclista Sancho Cruz. Em 2019, o vencedor foi o vilarealense, Rui Novais.

Nos anos seguintes de 2020 e 2021, a competição foi suspensa devido à pandemia.

A competição conta com o apoio dos municípios por onde passa a prova. De acordo com o presidente da ACB, a competição só é possível graças às contribuições das autarquias e das empresas, que permitem custear encargos, tais como o policiamento da prova, ao longo do percurso.

O presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, destacou que a prova organizada pela Associação Regional de Ciclismo e Ciclo-Turismo de Bragança (ACB), permite a valorização do concelho vimiosense e a dinamização económica da hotelaria, do alojamento e do comércio local.

“O município de Vimioso vai prestar um apoio financeiro e logístico na realização da 1ª etapa da Volta ao Nordeste, em Vimioso. Sublinho que esta prova permite valorizar não só o concelho de Vimioso, como também todo o território do nordeste transmontano”, acrescentou.

Por sua vez, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril – também ela uma ciclista amadora da modalidade BTT – referiu que após ter recebido a proposta da ACB para apoiar a realização da Volta ao Nordeste, deu o seu aval imediato.

“Todos os eventos que promovam, simultaneamente, a prática desportiva e o turismo na região são muito bem vindos”, disse a autarca.

Para além da Volta ao Nordeste, a Associação Regional de Ciclismo e Ciclo-Turismo de Bragança (ACB) realiza várias iniciativas com o objetivo de promover a modalidade. Entre estas atividades, destacam-se: as provas regionais e o campeonato de BTT no distrito de Bragança; o Open do Ciclismo de Estrada; os Encontros nas Escolas, para promover o ciclismo infantil e juvenil; e vários passeios, que não tendo caráter competitivo, permitem aos participantes desfrutar da paisagem e da hospitalidade dos transmontanos.

HA

Deixe um comentário