Carção: Apresentação do livro de banda desenhada “Contos de Miguel Torga”
No próximo Domingo, dia 26 de junho, o Museu Judaico de Carção, vai ser o local de apresentação do livro de Banda Desenhada “Contos de Miguel Torga”, da autoria de Jorge Marinho, inspirado nos contos “Um roubo” e “Natal”.
A apresentação da Banda Desenhada vai ocorrer às 15h30, em Carção, onde o autor, Jorge Marinho, vai explicar a inspiração que encontrou nos contos de Miguel Torga.
Recorde-se que Miguel Torga era uma voz da terra de Trás-os-Montes , que descrevia como isolada e inóspita, mas de uma grandeza ímpar. Torga via o povo transmontano como rude e melancólico, mas de carácter firme e nobre.
Na sua escrita, Torga, projeta as preocupações com o ser humano, as suas limitações e a sua necessidade de transcendência.
A partir de 1941, Miguel Torga foi publicando sucessivos volumes do “Diário” que contêm as suas reflexões sobre os mais diversos acontecimentos do quotidiano e que demonstram, inequivocamente, uma reflexão madura e uma análise singular.
Para Torga, o homem deve ser capaz de realizar-se no mundo. Deve unir-se à terra, ser-lhe fiel, para que a vida tenha sentido e o próprio sagrado se exprima.
A terra é o lugar concreto e natural do Homem. Na sua terra natal, encontrou a ternura e o sofrimento, o povo concreto com as suas alegrias e as suas tristezas, a sua tranquilidade e o seu esforço.
Recorde-se que Miguel Torga era o pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha e autor de uma vasta produção literária.
Nasceu em S. Martinho de Anta, no distrito de Vila Real, a 12 de agosto de 1907, e morreu em Coimbra, a 17 de janeiro de 1995.
HA