Bragança-Miranda: Diocese vai plantar 500 oliveiras no Seminário de São José

Para assinalar o Ano Santo de 2025, a diocese de Bragança-Miranda vai plantar 500 oliveiras nos terrenos do Seminário de São José, na cidade de Bragança.

“A oliveira é uma das árvores mais impressionantes da terra. Na terra da Bíblia, foi e continua a ser a árvore mais importante de todas as árvores, por ser uma fonte de alimento, luz, higiene e cura. A oliveira simboliza, principalmente, a fidelidade e a determinação. Independente do ambiente em que se encontra: quente, seco, frio, húmido, rochoso ou arenoso; a oliveira vive, sobrevive e produz fruto. Diz-se que não é possível matar uma oliveira. Ainda que cortada e queimada, novos ramos emergirão da raiz», salienta o bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida.

Esta ação jubilar, ecológica e pedagógica pretende envolver toda a comunidade diocesana, desde os leigos, ao clero, até às unidades pastorais e instituições.

“Num caminho de união todos somos convidados a participar neste sinal. A oliveira foi a árvore escolhida, pela sua simbologia e pela importância sacramental do azeite”, salienta o padre Bruno Dias, promotor da iniciativa.

“Foi no Jardim do Getsémani (Gat Shemen, em hebraico – literalmente, o lugar da prensa de azeite) que “Yehsua” passou muito do seu tempo em Jerusalém com seus discípulos: “Jesus saiu e, como de costume, foi para o Monte das Oliveiras, e os seus discípulos seguiram-n’O” (Lc 22,39).” – escreve Dom Nuno Almeida.

O preço de cada oliveira e respetiva plantação é de 20 euros e a diocese convida a contribuir com donativos para o IBAN: PT50004522164024881673471

Os interessados em colaborar nesta iniciativa podem manifestar interesse através do mail: geral@seminariosjosebm.pt

Fonte: Ecclesia

Deixe um comentário