Avelanoso: Rota da castanha com 70 participantes
No sábado, dia 2 de novembro, o passeio pedestre “Rota da Castanha” contou com a participação de 70 pessoas, crianças, jovens e adultos que ao longo de nove quilómetros foram conhecer os soutos de castanheiros existentes em Avelanoso, uma atividade que integrou o programa da IX Feira da Castanha e Produtos da Terra.
Adrian Castro, natural de Madrid, foi um dos participantes no passeio pedestre “Rota da Castanha”. O jovem espanhol veio até Avelanoso, a convite de uns amigos para participar na IX Feira da Castanha e Produtos da Terra.
“Gosto muito do ambiente rural e em particular da tranquilidade das aldeias e do convívio com a população. Nestas feiras de produtos locais, sou um apreciador das castanhas assadas e das compotas”, disse.
E por falar em castanhas, no decorrer da caminhada, os participantes foram presenteados com uma merenda com castanhas assadas, fruta, água e até jeropiga.
Outro caminhante no passeio em Avelanoso foi Jaime João. Natural da aldeia, este jovem viveu vários anos em Lisboa e regressou recentemente à terra, onde planeia iniciar uma nova atividade profissional.
“Juntamente, com a minha esposa decidimos mudar da cidade para o campo. Nestas aldeias, as feiras como a da castanha são muito importantes para divulgar o que aqui se produz e também para combater o isolamento e a solidão das pessoas. Perante o preocupante problema do despovoamento, penso que inciativas como a feira da castanha aproximam muito as pessoas e propiciam o diálogo e o convívio ”, disse.
No final do passeio pedestre “Rota da Castanha”, os caminhantes juntaram-se num almoço convívio na IX Feira da Castanha e Produtos da Terra.
HA