Avelanoso: Feira da Castanha com muita gente mas poucas vendas

Nos dias 29 e 30 de outubro, a Feira da Castanha e dos Produtos da Terra atraiu a vinda de milhares de pessoas a Avelanoso, para visitar o certame e participar nas várias atividades de um evento, que continua a ser uma oportunidade para os produtores locais comercializarem os seus produtos.

A feira deste ano não teve o sucesso comercial de outras edições, dada a seca e a significativa quebra na colheita de castanha e de outros produtos. De acordo com o agricultor João Gonçalves, na apanha da castanha deste ano não colheu um quarto da sua habitual produção.

“Normalmente, apanho quatro mil quilos de castanha e este ano, até ao momento, nem 100 quilos apanhei”, indicou.

O produtor lamentou a significativa quebra na produção de castanha, mas mesmo assim expressou a sua satisfação pelo rápido escoamento da produção existente.

Júlio Martins, produtor de fumeiro, também disse que a chuva de sábado dissuadiu as pessoas de visitarem a feira de Avelanoso.

“No Domingo, as vendas correram melhor e consegui vender alheiras e chouriças para assar”, disse.

Apesar destas contrariedades, a quebra de produção de castanha e a chuva, o presidente da União de Freguesias de Vale de Frades e Avelanoso, Fernando Rodilhão, mostrou-se satisfeito com a grande afluência de público, a Avelanoso.

“Tal como previsto houve uma grande afluência de pessoas à Feira da Castanha e dos Produtos da Terra. No dia de sábado, apesar da chuva, houve uma enchente de gente para ver o espetáculo musical”, disse.

No dia seguinte, Domingo, o dia solarengo, o passeio todo-o-terreno, as lutas de touros e o magusto trouxeram ainda mais público a Avelanoso.

“No Domingo, almoçaram na feira cerca de 400 pessoas e isso é revelador da grande afluência”, disse.

Do lado do público, Paulo Brás, informou que na sua visita à feira da Castanha e dos Produtos da Terra comprou crepes e natas de castanha.

“Esta feira de Avelanoso é um evento diferenciador e é uma oportunidade única para os produtores locais escoarem os seus produtos, como a castanha, a avelã, o mel, o fumeiro, o pão ou a doçaria tradicional”, disse.

Para além dos produtos, o visitante destacou ainda a variada oferta de atividades ao redor da feira, como são a montaria ao javali, o passeio todo-o-terreno ou a luta de touros mirandeses.

Por sua vez, a visitante Amelia Diz, mostrou-se surpreendida com a grande afluência de pessoas na feira de Avelanoso e indicou que na visita ao certame comprou bens alimentares como as castanhas, o fumeiro e cogumelos silvestres.

A Feira da Castanha e dos Produtos da Terra de Avelanoso é um certame anual, que se realiza habitualmente no decorrer dos meses da apanha da castanha, sendo organizado pela Junta de Freguesia de Avelanoso e que conta com o apoio do município de Vimioso.

O magusto e a atuação do rancho folclórico de Vimioso encerraram a VII edição da Feira da Castanha e dos Produtos da Terra de Avelanoso.

HA

Deixe um comentário