Vimioso: Termas são cada vez mais procuradas para tratamentos de saúde e bem-estar

Vimioso: Termas são cada vez mais procuradas para tratamentos de saúde e bem-estar

As Termas, em Vimioso, organizaram a 20 de junho, mais uma atividade “Caminha com a Médica”, que registou a participação de 23 pessoas, interessadas em conhecer os benefícios da atividade física para a saúde e simultaneamente, usufruir de tratamentos termais como a hidromassagem, piscina ou outros tratamentos de saúde e bem-estar.

Na terceira edição do programa “Caminha com a Médica”, a hidrologista, Raquel Diz, revelou que a adesão das pessoas a esta atividade tem sido crescente, graças a uma cada vez melhor divulgação da atividade e à satisfação dos utentes.

«Nas Termas de Vimioso, felizmente há cada vez mais pessoas a particpar na atividade “Caminha com a Médica”, quer porque estão a usufruir dos tratamentos termais, quer porque estão conscientes dos benefícios da atividade física, neste caso da caminhada, para a saúde”, justificou a médica hidrologista.

De acordo com Raquel Diz, a caminhada é a atividade física mais fácil de realizar e é recomendada para todas as pessoas, inclusive para quem sofre de problemas mentais, ortopédicos, cardíacos ou com excesso de peso.

“A prática regular da caminhada tem muitos benefícios para a saúde física e mental. Nem que sejam 10 minutos por dia, a caminhada ajuda a fortalecer os músculos, os ossos e os tendões; melhora a função respiratória; robustece o sistema imunológico; proporciona mais resistência física; melhora a circulação sanguínea; reduz os sintomas de depressão, stress e ansiedade; melhora a qualidade do sono”; entre outros benefícios”, indicou a médica vimiosense.

Desta vez, a iniciativa “Caminha com a Médica” contou com a participação de 23 pessoas, entre elas, Luís João e a esposa, naturais da aldeia da Póvoa, no concelho de Miranda do Douro. Nas Termas de Vimioso, o casal iniciou recentemente tratamentos hidrológicos e de bem-estar e aproveitaram para participar também na caminhada.

“Após muitos anos de trabalho no Porto e com a aposentação, decidimos regressar à aldeia natal, à Póvoa, onde a qualidade de vida é melhor, com mais ar puro, menos ruído e um ritmo de vida mais descansado. Com a chegada do verão, dedicamo-nos à horticultura e às caminhadas. Entre os benefícios das caminhadas, destaco a maior agilidade física e uma maior robustez física”, disse Luís João.

Entre os caminhantes estava também a jovem Diana Veloso, que com 13 anos, decidiu acompanhar os avós, na atividade “Caminha com a Médica”. Quando questionada sobre o que a motivou a participar, a jovem vimiosense respondeu que foi um modo de estar com os avós e praticar exercício físico.

“Os meus avós são pessoas muito ativas e convidaram-me a participar nesta caminhada nas Termas de Vimioso. Nesta época do verão, gosto muito de nadar na piscina e no mês de julho vou participar nas Férias Desportivas, em que há atividades como aquáticas na piscina e a canoagem”, disse.

A vice-presidente do município de Vimioso, Cristina Miguel, também participou na atividade “Caminha com a Médica” e realçou que as Termas de Vimioso, tem cada vez mais afluência de pessoas de todo o distrito de Bragança e da vizinha Espanha.

“Vimioso é o único concelho do distrito de Bragança que tem uma estância termal, sendo por isso cada vez mais visitado por pessoas de outros concelhos como Miranda do Douro, Mogadouro e da vizinha Espanha. A crescente notoriedade das Termas de Vimioso também se deve à promoção que o município de Vimioso faz em grandes eventos como a Bolsa de Turismo de Lisboa e as Feiras de Turismo de Madrid e de Valladolid, em Espanha”, disse a autarca de Vimioso.

No final da caminhada, os participantes na atividade “Caminha com a Médica” usufruiram de tratamentos termais, como a hidromassagem, duche de jato ou a piscina termal, que proporcionam relaxamento e bem-estar físico.

A estação do verão é, segundo o responsável pelas Termas de Vimioso, Francisco Bruçó, a época alta dos tratamentos termais e serviços de bem-estar.

“Neste momento, as Termas de Vimioso estão em pleno funcionamento, com cerca de 30 pessoas a realizarem os tratamentos termais. Para as pessoas iniciarem os tratamentos nas termas, previamente têm que realizar uma consulta médica”, esclareceu.




O complexo termal de Vimioso está equipado com modernos equipamentos, onde os utentes podem usufruir de tratamentos como: Vapor mãos e pés; Vapor à coluna; Vichy; Banheira de Hidromassagem; Duche circular; Manilúvio e Pedilúvio; Nebulizante Quente; Irrigação Nasal; Duche Nasal Micronizado; Aerossol Termal; Aerrossol Sónico e Piscina Termal.

As Termas de Vimioso fazem parte do roteiro termal em Portugal e estão integradas num espaço natural, localizado numa variante da Estrada Nacional 218, sobre o vale do Rio Angueira, um espaço que convida ao descanso e aos passeios na natureza.

Nos dias 18 de julho e 12 de setembro,  estão agendadas novas atividades “Caminha com a Médica”, desta vez dedicadas, respetivamente, aos temas "Sono e Bem estar: a importância de descansar bem" e "Saúde oral: a importância no bem-estar geral".

HA

Cultura: Campeonato de Jogos Tradicionais levou meio milhar de pessoas a Alfândega da Fé

Cultura: Campeonato de Jogos Tradicionais levou meio milhar de pessoas a Alfândega da Fé

No Domingo, dia 21 de junho, a vila de Alfândega da Fé, recebeu a visita de meio milhar de pessoas, provenientes de nove concelhos transmontanos, para participar no V Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes, uma iniciativa da comunidade intermunicipal, que proporciona o convívio e a sã competição entre as gentes dos vários concelhos do nordeste transmontano.

Apostada em revitalizar os jogos tradicionais, a CIM-TTM organiza desde 2022, o Campeonato Intermunicipal de Jogos Tradicionais, envolvendo as populações dos nove municípios de Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

O presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), Pedro Lima, sublinhou que os jogos tradicionais, como o fito, raiola, relha, malha, tração à corda e outros jogos fazem parte de uma memória e identidade comum, na região de Trás-os-Montes.

“Estes jogos fazem parte de uma memória coletiva, comum aos nove concelhos transmontanos, que queremos salvaguardar porque aproximam e unem as populações. No âmbito da CIM-TTM, queremos agora introduzir os jogos tradicionais no programa escolar, para que estas atividades lúdicas que promovem o convívio e a socialização, sejam transmitidas às crianças e aos jovens, assegurando assim a sua continuidade. O facto é que, os jogos tradicionais refletem um modo de ser coletivo e com o envolvimento dos mais jovens, está-se a garantir a sua transmissão e preservação”, justifica a CIM-TTM.”, indicou, Pedro Lima.

Questionado sobre o que podem fazer os autarcas da CIM-TTM, para mobilizar as populações a visitarem os concelhos vizinhos, por exemplo, aquando dos grandes certames, como a Festa da Cereja, em Alfândega da Fé, a Expovila, em Vila Flor, e outros certames nos outros concelhos, Pedro Lima, indicou que há que envolver as populações.

“A exemplo do que acontece nos jogos tradicionais, também no âmbito económico e turístico temos que convidar os produtores, artesãos, associações e as populações a visitarem os concelhos e os certames das Terras de Trás-os-Montes. Temos que criar uma identidade das Terras de Trás-os-Montes”, explicou, Pedro Lima.

O anfitrião do V Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes, o autarca de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, disse ser um privilégio receber a visita dos cerca de 500 participantes, vindos dos nove concelhos transmontanos.

“Para Alfândega da Fé é uma honra receber a visita de tantas pessoas, adultos, jovens e crianças para participar na final do V Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes. Esta iniciativa conjunta dos nove municípios transmontanos é um ótimo exemplo de união, amizade e partilha”, disse.

O concelho de Alfândega da Fé situa-se na região da Terra Quente Transmontana, onde vivem cerca de cinco mil habitantes e é predominantemente rural, com olivais, amendoais e o cultivo da cereja.

“A Festa da Cereja é o nosso principal evento promocional e mostra de atividades económicas do concelho de Alfândega da Fé. Atualmente, estão a realizar-se investimentos na agricultura, no regadio e na agroindústria.”, disse Eduardo Tavares.

De visita a Alfândega da Fé, o presidente do município de Vimioso, António Santos, expressou contentamento pela preservação dos jogos tradicionais nos concelhos do nordeste transmontano.

“Antigamente, os jogos tradicionais como a corrida de sacos, o pião, a macaca, o jogo da cadeira, o elástico, o saltar à corda, o fito, a raiola, a relha, o ferro, etc. eram o modo de diversão das comunidades rurais. Estou muito contente, porque vejo a participação de jovens e crianças no Campeonato de Jogos Tradicionais e isso dá-nos a esperança de que estas atividade lúdicas não vão perder-se no esquecimento”, disse o autarca vimiosense.

Por sua vez, o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rdodrigues, veio acompanhar a comitiva mirandesa, composta por 33 pessoas (crianças, jovens e adultos), no V Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes.

“Quando era mais jovem costuma praticar jogos tradicionais como o fito, a raiola, a tração à corda, a relha e o ferro. Comparativamente com os atuais hábitos das crianças e jovens, vejo que estão muito dependentes dos jogos de écrans e reconheço que os jogos ancestrais como a raiola, corrida de sacos, tração à corda, jogo do burro, etc. proporcionam-lhes mais momentos convívio e de socialização. Também por isso, aplaudo, a iniciativa da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes de incluir estes jogos lúdicos no programa escolar”, referiu o autarca mirandês.

Questionado sobre que outras iniciativas conjuntas podem realizar os nove municípios da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes para promover o turismo entre concelhos, Nuno Rodrigues, respondeu que é a união que faz a força.

“Neste fim-de-semana realizou-se a I Feira de Agricultura de Bragança (FAB) e em conversa com outros autarcas do distrito chegámos à conclusão de que para criar certames com um forte dinamismo económico é necessário o compromisso e a participação de todos os concelhos vizinhos. Na prática, aquando da realização destes certames, propunha que cada um dos municípios deveria publicitar esses certames junto da sua populaçáo e disponibilizar um autocarro para que as pessoas possam visitar os certame na região transmontana. Como diz o lema: um por todos e todos por um”, propôs, Nuno Rodrigues.

O Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes é uma iniciativa anual, organizada pela Comunidade Intermunicipal (CIM-TTM), em conjunto com a Associação de Jogos Populares de Bragança.. No próximo ano de 2027, a final do Campeonato de Jogos Tradicionais vai realizar-se em Macedo de Cavaleiros, no dia 20 de junho.

HA

Meteorologia: Distrito de Bragança sob aviso laranja devido ao calor

Meteorologia: Distrito de Bragança sob aviso laranja devido ao calor

Os distritos de Bragança, Vila Real e Guarda estão sob aviso laranja, até terça-feira, dia 23 de junho e outros oito distritos do continente estão em aviso amarelo, devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os três distritos do norte interior de Portugal continental viram o IPMA elevar o aviso amarelo, existente para o fim de semana, para laranja até às 18:00 horas de terça-feira, dia 23 de junho, devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.

Depois, na quarta-feira, 24 de junho, o aviso nestes três distritos vai passar a amarelo.

O IPMA avisou ainda para a possibilidade de trovoadas em Castelo Branco, Bragança, Viseu e Guarda.

Outros 11 distritos seguem sob aviso amarelo, até às 18:00 de terça, devido ao calor: Braga, Portalegre, Coimbra, Castelo Branco, Beja, Viana do Castelo, Santarém, Setúbal, Porto, Évora e Viseu.

O aviso amarelo é o menos grave de uma escala de três e é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, representando o terceiro nível de gravidade numa escala de quatro e significa que o tempo está perigoso, exigindo grande atenção e preparação.

Só os distritos de Aveiro, Leiria, Lisboa e Faro encontram-se, para já, sem avisos meteorológicos.

O IPMA alertou que as temperaturas iriam subir em Portugal continental, com valores que podem chegar a 42ºC.

Fonte: Lusa | Imagem: IPMA

Douro Superior: Laboratório de metrologia para 28 concelhos do interior 

Douro Superior: Laboratório de metrologia para 28 concelhos do interior

A Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS) dispõe agora de um novo de laboratório de metrologia certificado, que vai servir 28 concelhos das regiões do Douro, Beiras e Trás-os-Montes.

“Para já começámos com 28 concelhos das regiões do Douro, Beira, Serra da Estrela e Trás-os-Montes, com oito técnicos no terreno, que vão percorrer esta vasta área, ao serviço da metrologia e acreditamos que, de futuro, com a ajuda do Governo, este espaço de abrangência  será maior e evitar grandes deslocações do agentes económicos deste  território e permitir mais vantagens económicas, disse o presidente da AMDS, José Meneses.

Este novo laboratório tido como “pioneiro” na sua certificação está instalado em Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, e partir daqui os técnicos vão percorrer os concelhos do interior norte estipulados, com instrumentos de medição para várias áreas como a calibração de bombas de combustível, balanças agrícolas e comerciais, medidores de tempo, entre aparelhos, sistemas de medição, pesagem e controlo de outras atividades para haver uniformização.

“Num domínio tão sensível como a metrologia legal, onde estão em causa a confiança dos consumidores, a lealdade das transações económicas e a credibilidade do Sistema Português da Qualidade, a estabilidade das instituições e a valorização de quem conhece verdadeiramente o setor são condições essenciais para boas decisões públicas”, vincou o também autarca de Torre de Moncorvo.

Segundo José Meneses, ao longo dos últimos anos, assistiu-se em Portugal à extinção de muitos serviços municipais de metrologia, em especial em municípios de pequena e média dimensão. A consequência natural dessa evolução foi a concentração crescente destas operações em entidades privadas, muitas vezes mais afastadas dos territórios e naturalmente orientadas por lógicas comerciais.

“A AMDS seguiu outro caminho, criou escala intermunicipal, investiu em equipamentos, qualificou técnicos, obteve acreditações e alargou a sua área de atuação, assim manteve vivo um serviço público essencial, sem fins lucrativos, próximo dos agentes económicos e orientado para o interesse das populações e dos municípios, numa caminhada que começou em 2008”, indicou o autarca.

Para José Meneses, este laboratório certificado deve ser entendido como uma decisão coerente com o próprio regime legal do controlo metrológico legal, que exige competência, cobertura geográfica, rastreabilidade, rigor técnico e cumprimento de requisitos e também, como uma decisão de justiça territorial.

“Permitir que a AMDS assuma estas competências é garantir que os municípios abrangidos pela nossa área de competência e os agentes económicos desta vasta área geográfica não ficam dependentes exclusivamente de respostas externas, mais distantes e, muitas vezes, menos ajustadas às necessidades concretas do território o que vai permite reduzir deslocações, permite diminuir tempos de resposta, Permite apoiar empresas, agricultores, operadores económicos, oficinas, postos de combustível, unidades industriais e comerciantes e, ao mesmo tempo, reforçar a confiança dos consumidores”, vincou.

Por seu lado, o sectário de Estado da Economia e da Coesão, João Rui Ferreira, que marcou presença nesta cerimónia de certificação do laboratório de metrologia da AMDS, disse que este equipamento é um exemplo, claro, que trabalhando em conjunto se consegue um trabalho mais eficaz e coeso, que é que o país precisa.

“Para dar arranque a este laboratório houve aqui uma união de oito municípioS que integram a AMDS, que conseguiram arranjar equipamentos que vão servir outros 20 concelhos do interior e afastados dos grandes centros”, sublinhou.

A AMDS é uma associação de fins específicos destinada a promover a cooperação e desenvolvimento na área do Douro Superior e é constituída pelos municípios de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.

Fonte: Lusa | Fotos: Associação de Municípios do Douro, Superior (AMDS) 

Política: Júlia Rodrigues eleita presidente da Federação Distrital de Bragança do PS

Política: Júlia Rodrigues eleita presidente da Federação Distrital de Bragança do PS

A deputada e antiga autarca de Mirandela, Júlia Rodrigues foi eleita presidente da Federação Distrital de Bragança do PS, tendo vencido o adversário Bruno Veloso em todos os concelhos do distrito, à exceção de Bragança.

Júlia Rodrigues conseguiu 636 votos contra 416 do candidato Bruno Veloso. Num universo de 1300 militantes do Partido Socialista, votaram assim 1081 pessoas.

A nova presidente do PS Bragança vê a vitória com “muita felicidade, responsabilidade e espírito de equipa” e prevê “muito trabalho” para os próximos dois anos de mandato.

“Senti que tinha de dar este contributo ao nosso distrito e senti que tinha uma equipa capaz, corajosa em todos os concelhos, grandes homens e mulheres, que com uma história muito rica do Partido Socialista no nosso distrito ainda vamos conseguir fazer com que o nosso partido chegue mais longe, todos juntos”, afirmou.

Júlia Rodrigues venceu Bruno Veloso em 11 dos 12 concelhos do distrito. Apenas na capital, Bragança, foi derrotada, conseguindo penas 114 votos, contra 263.

Ainda assim, admitiu que “era expectável que houvesse este diferencial em Bragança”, ainda assim considerou ter sido um “excelente resultado”.

Júlia Rodrigues já se tinha candidatado a presidente da federação em 2020, mas perdeu contra Jorge Gomes, que à data foi reeleito com mais de 60% dos votos.

A socialista vai agora substituir Benjamim Rodrigues, que foi presidente da Federação Distrital nos últimos dois anos. Inicialmente terá anunciado, junto dos militantes que se ia recandidatar, mas a 24 de maio, foi anunciado que se juntaria à lista de Júlia Rodrigues, “por um PS mais forte e unido”.

Fonte: Lusa | Imagem: PS Bragança

Coragem

XII Domingo do Tempo Comum – Ano A

Coragem

Jer 20, 10-13 / Slm 68 (69), 8-10.14-15. 33-35 / Rom 5, 12-15 / Mt 10, 26-33

A leitura do Evangelho de São Mateus apresenta Jesus dizendo aos discípulos: «não tenhais medo». Faz parte da secção do Evangelho que trata dos “Missionários do Reino” (9, 35 – 10, 42).

Depois da eleição dos Doze Apóstolos e de instruções quanto à sua missão, vem o aviso de que haverá perseguição, o apelo a “nada temer” e a exortação à coragem. É dito que se deve proclamar a Boa Nova abertamente: «à luz do dia» e «sobre os telhados».

Mas também é dito que Deus está com o proclamador e não o deixa entregue a si próprio: «até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados». É dito que quem se declarar por Jesus Cristo receberá de Deus reconhecimento.

Tem-se consciência de que a proclamação do Evangelho dificilmente se livrará da desconfiança, do desdém, da recusa, da perseguição: «eu ouvia as invetivas: “vamos denunciá-lo!”». 

Percebe-se que a oposição ao Evangelho trará sofrimento àquele que o proclama: «esperavam que eu desse um passo em falso». Mas também se sabe que o Senhor está presente, dalguma forma, a esta situação: «o Senhor está comigo como herói poderoso» (Jeremias). Acredita-se que onde a proclamação do Evangelho parece derrotada o Senhor não deixará que ela fique sem frutos.

Vale a pena insistir na paixão pelo Evangelho: «Cantai ao Senhor, louvai o Senhor». É importante pôr nas suas mãos o exercício da nossa missão: «a Vós confiei a minha causa» (Jeremias). Não se hesite em implorar a Deus nos momentos de aperto: «pela vossa grande misericórdia, atendei-me, Senhor» (Salmo). É que, no mundo em que se proclama o Evangelho, o pecado tem a força que efetivamente tem. Mas a graça de Deus, que nos chega através de Jesus Cristo, supera o pecado: é-nos dada «com abundância» (Carta aos Romanos).

Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP)

Palaçoulo: Concerto “Territórios Sonoros Ibéricos” a 20 de junho

Palaçoulo: Concerto “Territórios Sonoros Ibéricos” a 20 de junho

No sábado, 20 de Junho, o salão da associação Caramonico, em Palaçoulo, é o palco do concerto “Territórios Sonoros Ibéricos”, um espetáculo musical inserido no projeto “Ópera na Academia e na Cidade”, que tem como propósito oferecer espetáculos às comunidades mais distantes dos grandes centros.

O espetáculo de entrada gratuita, inicia-se ao final da tarde de sábado, pelas 18H00 e tem como interpretes Ana Maria Pinto (Soprano), Sérgio Cunha (Guitarra), Quinteto da Ópera na Academia e na Cidade (Ensemble) e o maestro Rafael Montes, na direção musical.

“Com uma seleção de obras que unem diferentes épocas e geografias, o programa destaca o folclore celta de Fernando Vázquez Arias, a exuberância rítmica do célebre Fandango de Luigi Boccherini e a carga expressiva das canções de Francisco Lacerda, culminando na alma e identidade da música portuguesa com fados tradicionais”, informa o município de Miranda do Douro.

O projeto “Ópera na Academia e na Cidade” conta com o apoio da Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS) e tem como propósito fomentar a atividade artística e cultural junto da academia e das comunidades, em particular das populações mais distantes dos grandes centros.

HA

Desporto: «Uma atividade humana que promove o bem-comum» – José Carlos Lima

Desporto: «Uma atividade humana que promove o bem-comum» – José Carlos Lima

José Carlos Lima, investigador em Ética Desportiva, destacou que “os últimos Papas” se têm preocupado em “criar pontes entre o desporto e a Igreja”, a partir de recentes pronunciamentos de Leão XIV e das iniciativas dos cardeais Américo Aguiar e José Tolentino Mendonça.

“Os últimos Papas têm-se preocupado com esta questão do desporto, criar pontes entre o desporto e a Igreja, porque realmente sentem que é uma atividade humana e, portanto, rica, cristã também nesse sentido, uma atividade que, de certa forma, promove o bem-comum, e, nesse sentido, a Igreja deve acarinhar”, disse José Carlos Lima, esta quinta-feira, em entrevista à Agência ECCLESIA.

Leão XIV evocou o início do Mundial 2026, apresentando o futebol como uma lição contra o individualismo, num encontro com organizações solidárias, no dia 10 de junho, em Barcelona, na sua viagem apostólica a Espanha.

O Papa Leão XIV também indicou o desporto como um “caminho de paz” e “escola de fraternidade”, na proposta de oração de junho, onde realçou que é “uma alegria jogar em equipa”, mostra que “ninguém se salva sozinho”, e convidou as comunidades católicas a rezar “pelos valores do desporto”.

“Isso é uma grande questão, porque, efetivamente, o desporto revela essa ambivalência, é uma escola de fraternidade. É uma expressão muito bonita que o Papa encontrou para definir o desporto, é onde se pode aprender, exercitar um conjunto de valores como a fraternidade, muito no ensejo de Francisco, da fraternidade universal”, assinalou José Carlos Lima.

Para o investigador em Ética Desportiva, o Papa vai buscar “aquilo que de melhor existe no desporto”, que é a escola, o exercício de valores, de uma fraternidade, mas, por outro lado, “também se preocupa com aquilo que de menos bom existe”, que anulam, de certa forma, “a própria pessoa humana, a sua dignidade, seja do doping, através de um negócio que muitas vezes os atletas são transacionáveis, são ativos económicos, produtos comerciais”.

“É muito importante que o Papa venha com esta intenção, esta oração, neste mês de junho, mês do Mundial, para sinalizar isso mesmo perante milhões de adeptos e também adeptos cristãos e católicos. Dizer que, apesar dos milhões que este desporto mobiliza, há um conjunto de valores que devemos cuidar e que devemos preservar”, realçou o docente e formador, que lembrou o documento do Vaticano sobre o desporto, intitulado ‘Dar o melhor de si’, publicado no pontificado de Francisco.

Segundo o entrevistado, licenciado em Teologia e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, na área do jogo, o Papa também vem dizer que “a Igreja não deve ter receio do desporto”.

“Deve olhar para o desporto como uma ferramenta para a promoção da paz, como ele fala, para encher os corações não vazios, mas encher os corações de atividades desportivas, para a realização da pessoa humana”, acrescentou o entrevistado, destacando que Leão XIV desafia a “comunidade cristã para desenvolver atividades desportivas”.

O bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, lembrou a “honra” em representar Portugal e pediu “mais uma alegria aos portugueses”, numa mensagem à Seleção Nacional de Futebol no Campeonato do Mundo 2026.

Para José Carlos Lima, esta mensagem do cardeal sadino, “no fundo, revela o sentido da comunidade cristã”, e, do ponto de vista institucional, “há cada vez mais essa aproximação entre a valorização de um desporto, digamos assim, mais mundano”.

No Vaticano, o cardeal D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, segundo o entrevistado, “está muito preocupado também com esta dimensão”, e, todos os anos, “organiza um encontro internacional dedicado ao desporto”.

“Portanto, percebe-se que é esta realidade humana que também tem que ser trazida para a Igreja. E isso deve ser valorizado, quer paroquialmente, quer, de certa forma, das dioceses, para que seja um instrumento também da promoção dos valores cristãos que o desporto tem”, destacou o investigador, que é o coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), iniciativa governamental portuguesa, sediada no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Fonte: Ecclesia | Foto: Flickr

Vimioso: “Caminhada com a médica” nas Termas

Vimioso: “Caminhada com a médica” nas Termas

No sábado, dia 20 de junho, as Termas de Vimioso organizam mais uma “Caminhada com a Médica”, uma atividade que consiste num passeio pela natureza, acompanhados por uma profissional de saúde, que no decorrer do passeio vai esclarecer os participantes sobre os benefícios da atividade física.

A dinamizadora da atividade é a médica de família e hidrologista nas Termas de Vimioso, Raquel Diz, que se inspirou na iniciativa “Walk with a Doc”, surgida em 2005, nos EUA, pelo cardiologista David Sagbir.

“A caminhada é a atividade física mais fácil de realizar e com a menor taxa de desistência. Por isso, é recomendada para pessoas com problemas mentais, ortopédicos, cardíacos ou com excesso de peso. A prática regular da caminhada tem muitos benefícios para a saúde física e mental”, recomenda a médica, Raquel Diz.

Sobre os benefícios da atividade física, a Direção Geral de Saúde (DGS) indica que é essencial para manter a forma e fortalecer o sistema imunitário.

“A atividade física é um excelente fator protetor do sistema cardiovascular contribuindo para aumentar a esperança de vida. Pelo menos 150 minutos por semana de exercício físico, de intensidade moderada, podem fazer toda a diferença na sua saúde. Mas lembre-se que fazer, mesmo que pouco tempo de atividade física é sempre melhor que não fazer”, recomenda a DGS.

No sábado, dia 20 de junho, a participação na atividade “Caminha com a Médica", nas Termas de Vimioso, é gratuita. 

O passeio inicia-se às 9h00, nas Termas de Vimioso e aos participantes recomenda-se o uso de roupa e de calçado confortável.
Segundo a DGS, os benefícios da atividade física são vários:

1- Fortalecer os músculos, os ossos e os tendões;

2- Melhorar a função respiratória;

3- Robustecer o sistema imunológico;

4- Proporcionar mais resistência;

5- Melhorar a circulação sanguínea;

6- Reduzir os riscos de ocorrência de doenças cardiovasculares;

7- Prevenir a ocorrência de enfarte;

8- Controlar a diabetes e os valores da tensão arterial;

9- Reduzir os sintomas de depressão, stress e ansiedade;

10- Melhorar a qualidade do sono.

A atividade “Caminha com a Médica” é também um convite ao público para usufruir dos tratamentos termais. As águas das Termas de Vimioso têm efeitos terapêuticos nos sistemas músculo-esquelético, dermatológico, reumático, aparelho respiratório (ORL) e na saúde oral.

O complexo termal de Vimioso estão equipado com equipamentos modernos e disponibilizam: Jato Escocês; Vapor mãos e pés; Bertholaix; Vapor à coluna; Vichy; Banheira de Hidromassagem; Duche circular; Manilúvio e Pedilúvio; Nebulizante Quente; Irrigação Nasal; Duche Nasal Micronizado; Aerossol Termal; Aerrossol Sónico, Piscina Termal.

As Termas de Vimioso fazem parte do roteiro termal em Portugal. As Termas estão integradas num espaço natural, localizado numa variante da Estrada Nacional 218, sobre o vale do Rio Angueira, um espaço que convida ao descanso e aos passeios na natureza.

Nos dias 18 de julho e 12 de setembro,  estão agendadas novas “Caminhadas com a Médica”, desta vez dedicadas respetivamente, aos temas "Sono e Bem estar: a importância de descansar bem" e "Saúde oral: a importância no bem-estar geral".

HA

Calor: Sete distritos sob aviso amarelo no fim de semana

Calor: Sete distritos sob aviso amarelo no fim de semana

Os distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo no fim-de-semana de 20 e 21 de junho, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sete distritos de Portugal continental vão estar no sábado e no domingo sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo é o menos grave de uma escala de três e é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Esta sexta-feira, 19 de junho, o IPMA prevê no continente, céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no litoral oeste até ao final da manhã, vento fraco a moderado e pequena descida da temperatura mínima no interior.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 13 graus Celsius (Viana do Castelo) e os 21 (Faro e Portalegre) e as máximas entre os 22 (Aveiro) e os 37 (Évora).

A Direção Geral de Saúde (DGS) salienta que o calor extremo tem consequências na saúde, como consequência de desidratação e/ou de descompensação de doenças crónicas, entre outros fatores.

Antevendo as altas temperaturas, a Direção-Geral de Saúde, de acordo com as informações mais atualizadas do IPMA e dos restantes parceiros, emitiu a 25 de junho de 2025, nas suas diferentes plataformas, várias recomendações à população de proteção contra o calor.

No conjunto de recomendações, a DGS aconselha as pessoas a manterem-se em ambientes frescos ou climatizados pelo menos por duas a três horas por dia; a evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00;: a utilização de protetor solar com fator igual ou superior a 30 e a renovação da sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina.

A DGS recomenda ainda os cidadãos usarem roupas de cor clara, leves e largas e cobrir a maior parte do corpo. Outros conselhos são: usar chapéu e óculos de sol, com proteção ultravioleta. Perante o calor, há que dar atenção especial a grupos mais vulneráveis como as crianças, as pessoas idosas, os doentes crónicos, as grávidas, os trabalhadores com atividade no exterior.

Fonte: Lusa | Imagem: IPMA