Miranda do Douro: Exposição “50 anos do Poder Local e da Constituição da República Portuguesa”

Miranda do Douro: Exposição “50 anos do Poder Local e da Constituição da República Portuguesa”

Até final de setembro, o Arquivo Municipal de Miranda do Douro tem em exposição uma coleção de documentos e materiais, dedicados aos “50 anos do Poder Local e da Constituição da República Portuguesa”, uma mostra que pretende elucidar o público para a importância do exercício da política.

A exposição resulta do trabalho realizado pelo Arquivo Municipal de Miranda do Douro, em conjunto com a associação Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira e visa comemorar o cinquentenário das primeiras eleições locais em Portugal, no regime democrático, realizadas a 12 de dezembro de 1976.

“A exposição mostra materiais cedidos pelos partidos políticos locais, desde as primeiras eleições autárquicas em 1976, até às mais recentes realizadas a 12 de outubro de 2025. Na visita à exposição, o público tem a oportunidade de ver material de merchandising e propaganda política”, indicou Jorge Lourenço, do Arquivo Municipal.

Relativamente à história das eleições autárquicas em Miranda do Douro, na exposição “50 anos do Poder Local e da Constituição da República Portuguesa”, os visitantes podem consultar por exemplo, as listas dos candidatos às Assembleias de Freguesia, Assembleia Municipal e à Câmara Municipal.

“Os antigos autarcas de Miranda do Douro, Amândio Gomes e Júlio Meirinhos também nos facultaram algum material do seu espólio para incluir na exposição”, indicou.

No Arquivo Municipal de Miranda do Douro, a exposição mostra o histórico dos resultados eleitorais registados no distrito de Bragança desde 1976. Esta pesquisa foi feita através da consulta do acervo histórico do jornal Mensageiro de Bragança.

Na política local, Jorge Lourenço é também autarca de Picote, tendo iniciado funções em 2009, primeiro na assembleia de freguesia e desde 2017, como presidente da freguesia de Picote.

“O exercício da política é uma das mais nobres responsabilidades, pois cabe aos eleitos pelas populações trabalhar e contribuir para o bem comum e a melhoria de vida das comunidades. No meu percurso político na freguesia de Picote, experimento a proximidade às pessoas e aos seus problemas do dia-a-dia. Estou convencido de que só com esta proximidade aos cidadãos é possível elevar o nível da política”, concluiu.

HA

Avelanoso: Identificação de terrenos e proprietários para a instalação do Parque Eólico

Avelanoso: Identificação de terrenos e proprietários para a instalação do Parque Eólico

No âmbito do projeto de instalação do Parque Eólico de Avelanoso, a empresa Gesto Energia iniciou a fase de identificação de prédios rústicos e dos respetivos proprietários, na União de Freguesias de Vale de Frades e Avelanoso, para proceder à negociação da contratação relativa à implementação do projeto de hibridização da barragem de Picote.

Em edital, a União de Freguesias de Vale de Frades e Avelanoso informa que no seguimento das sessões de apresentação do projeto de instalação de um parque eólico, para hibridização da barragem de Picote, a empresa Gesto Energia, iniciou a meados deste mês de junho, a fase de identificação dos terrenos e respetivos proprietários para proceder à negociação da contratação relativa à implementação do projeto.

O presidente da União de Freguesias de Vale de Frades e Avelanoso, Filipe Canedo, no comunicado, alerta a população para o imperativo da identificação dos representantes da empresa Gesto Energia.

“Atendendo à importância da correta identificação das pessoas que venham a contatar os proprietários, apela-se à população para que adote especiais cautelas perante eventuais contatos de terceiros não identificados ou não constantes na comunicação”, pode ler-se.

Recorde-se que no passado dia 9 de maio, a população da União de Freguesias de Vale de Frades e Avelanoso, participou na sessão de apresentação e auscultação do projeto eólico de Avelanoso, tendo os habitantes locais expressado interesse no retorno financeiro mas também receio e preocupação com os impactos para a saúde pública e o condicionamento de atividades como a agricultura, o turismo e a caça.

A apresentação do projeto do Parque Eólico de Avelanoso foi realizado pela empresa de consultoria Gesto Energia. Em Avelanoso, os representantes da empresa começaram por explicar à população que este projeto consiste na produção de energia renovável, neste caso através de parque eólico, para depois ligar à barragem de Picote.

A combinação de fontes de energias renováveis como a hidráulica, eólica e a fotovoltaica, em instalações híbridas é uma ferramenta bem-sucedida para gerar e fornecer energia limpa e eficiente. Por isso, a Engie pretende hibridizar as barragens de Picote, Bemposta, Baixo Sabor e Foz Tua”, justifica a empresa Gesto Energia.

Segundo a Gesto Energia, a instalação de um parque eólico com 35 aerogeradoes compreende uma área de estudo de quase 6 mil hetares, que compreende a União de Freguesias de Vale de Frades e Avelanoso e a União de Freguesias de Caçarelhos e Angueira, no concelho de Vimioso; as freguesias de São Martinho de Angueira, a União de Freguesias de Constantim e Cicouro e União de Freguesias de Genísio e Especiosa (concelho de Miranda do Douro).

A área necessária para a instalação de cada aerogerador é de três hectares. Um aerogerador converte a energia do vento em eletricidade. Cada aerogerador tem um torre de 120 metros de altura, uma pá de 80 metros de diâmetro e a fundação é a 20 metros de profundidade”, informam.

Na auscultação às populações, os representantes da empresa de consultoria informaram que a implantação precisa de terrenos e por isso, a Engie pretende adquirir propriedades numa das seguintes modalidades: aluguer de longa duração ou compra.

Os contratos serão iguais para todos os proprietários. Em caso de aluguer ou rendas, os valores são atualizados anualmente mediante a taxa de inflação”, indicam.

Segundo a empresa Gesto Energia, a instalação de um parque éolico traz benefícios para os municípios com a receita proveniente do Fundo Ambiental, a melhoria e manutenção da área ambiental e os contrapartidas financeiras para os proprietários dos terrenos.

Entre as desvantagens, a população presente na sessão em Avelanoso chamou a atenção para o impacto visual dos aerogeradores na natureza, o ruído das hélices das torres eólicas e os danos provocados na flora e na fauna.

HA



Ambiente: Prémios BUPi distinguem municípios, balcões e técnicos

Ambiente: Prémios BUPi distinguem municípios, balcões e técnicos

A Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi) promove esta terça-feira, dia 23 de junho, em Vila Flor, a Cerimónia de Entrega dos Prémios BUPi 2025, numa cerimónia em que vai estar presente a Secretária de Estado da Justiça, Ana Luísa Machado.

A iniciativa decorre no auditório Adelina Campos, a partir das 14h30 e visa distinguir municípios, balcões BUPi e técnicos habilitados que se destacaram, em 2025, pelo seu desempenho, inovação, proximidade aos cidadãos e contributo para o conhecimento do território.

Os Prémios BUPi 2025 têm como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido no âmbito da implementação do BUPi, distinguindo resultados, boas práticas e iniciativas que contribuam para a melhoria dos serviços prestados, a segurança jurídica, a valorização do território e a aproximação dos serviços públicos aos cidadãos.

Nesta edição, serão atribuídos prémios nas categorias “Produtividade”, “Cidadão Primeiro”, “Sistemas de Informação Geográfica”, “Boas Práticas de Atendimento”, “Proximidade ao Cidadão” e um “Grande Prémio BUPi”.

As categorias “Sistemas de Informação Geográfica”, “Boas Práticas de Atendimento” e “Proximidade ao Cidadão” resultam da avaliação de candidaturas submetidas por municípios aderentes ao BUPi e por Comunidades Intermunicipais que coordenam o projeto, de acordo com os critérios de elegibilidade definidos no regulamento.

As categorias “Produtividade” e “Cidadão Primeiro” são atribuídas com base nos resultados extraídos da plataforma BUPi, permitindo reconhecer o desempenho alcançado no âmbito da georreferenciação de matrizes.

O “Grande Prémio BUPi” distingue o Municípios e Comunidade Intermunicipal que mais se tenha destacado de forma transversal nas diversas dimensões do projeto ao longo do ano.

Eugénia Amaral, Coordenadora da eBUPi, sublinha a importância da iniciativa: «Os Prémios BUPi demonstram a qualidade da atuação e o empenho que movem municípios, balcões e técnicos habilitados no trabalho desenvolvido em prol do conhecimento do território, da segurança jurídica e da proximidade aos cidadãos, aliando rigor técnico, capacidade de inovação e serviço público.»

As candidaturas às categorias a concurso foram avaliadas por um júri especializado, constituído pela Coordenadora da eBUPi, Eugénia Amaral, pelos especialistas da eBUPi Noémia Balau e Rodrigo Dourado, por Madalena Grade, do Departamento Jurídico do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. (IRN), e por Luís Otero, subdiretor-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Fonte: Taylor

Cultura: Exposição de pintura nos claustros da antiga Sé de Bragança

Cultura: Exposição de pintura nos claustros da antiga Sé de Bragança

De 24 de junho a 30 de setembro, os claustros da igreja da antiga Sé de Bragança, vão acolher a exposição de pintura «Crepúsculo», dos artistas plásticos transmontanos, Ofélia Marrão e José Luís Benites.

Ao longo dos últimos anos, ambos os artistas têm participado em diversas exposições e iniciativas culturais na região.

Ofélia Marrão é autora do painel do altar-mor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, nas Quintas da Seara, em Bragança.

José Luís Benites, para além da sua atividade como pintor e escultor, tem desenvolvido um trabalho de formação artística junto das camadas mais jovens.

Nos claustros da antiga Sé de Bragança, a exposição pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

Além das obras expostas, os visitantes terão ainda a oportunidade de conhecer os jardins do claustro e o interior da emblemática antiga sacristia, recentemente alvo de uma intervenção de requalificação parcial.

A iniciativa conta com o apoio da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo.

Fonte: Ecclesia

Sociedade: Manual gerontólogo sobre deficiência em fase de envelhecimento

Sociedade: Manual gerontólogo sobre deficiência em fase de envelhecimento

Carolina Nogueiro e Margarida Silva, alunas do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) criaram um manual gerontólogo, com orientações, procedimentos e estratégias, para apoiar profissionais que cuidam de pessoas com deficiência, em fase de envelhecimento.

A criação deste instrumento formativo surgiu de uma “lacuna” nacional identificada por Carolina Nogueiro e Margarida Silva, estudantes da Licenciatura de Gerontologia, no Politécnico de Bragança (IPB).

As duas jovens elaboraram o manual, durante o estágio no Centro de Educação Especial, da Misericórdia de Bragança, que acolhe pessoas deficientes.   

Carolina Nogueiro explicou que este livro integra diversas áreas, como o enquadramento teórico da gerontologia, especificidades do envelhecimento em pessoas com deficiência, comunicação, luto, atividades gerontológicas adaptadas e promoção da saúde e envelhecimento ativo.

Segundo a jovem, foi feito com uma linguagem “mais simples” e “estruturada”, contrariando os artigos científicos com linguagem “muito complexa”, dificultando a leitura para estes trabalhadores.

O objetivo é promover “uma intervenção mais estruturada, humanizada e baseada na experiência cientifica” pelos profissionais que trabalham neste tipo de instituições.

Ainda de acordo com a estudante, no interior do país, como Bragança, “nem sempre é fácil ter acesso imediato a formação especializada”, sublinhando a importância da criação deste instrumento.

“Pelo que nós percebemos (…), muitas pessoas não sabem o que é a gerontologia, o que nos deixa aqui [a pensar] como é que vão trabalhar no envelhecimento se não estão preparados”, apontou Carolina Nogueiro.

Este manual será transformado em livro, para chegar às instituições do país que atravessam estes desafios.

Para o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Duarte Fernandes, este manual pode ser uma mais-valia para futuros alunos e profissionais da área.

“Pode servir de base para formação de futuros profissionais. Pegar nesse instrumento e nas formações que são ministradas utilizar esse manual para acrescentar mais qualquer coisa na formação das pessoas”, frisou.

Segundo o responsável da instituição, nas últimas contratações, grande parte dos colaboradores admitidos são imigrantes e, por isso, este manual é importante para a sua formação.

Fonte: Lusa | Imagem: SCMB

Igreja: Papa denuncia mecanismos que criam dependência tecnológica

Igreja: Papa denuncia mecanismos que criam dependência tecnológica

O Papa Leão XIV alertou para a dependência digital das novas gerações, apelando ao estabelecimento de limites diários na utilização de ecrãs.

“É [preciso] estar atentos ao mecanismo, uma espécie de dependência que, de propósito, é introduzida nos programas, nas aplicações que existem no telemóvel. Eles procuram tornar-nos dependentes dessa tecnologia”, denunciou o pontífice, referindo-se aos programas e aplicações desenvolvidos com o propósito intencional de reter a atenção dos utilizadores.

A fixação de fronteiras horárias em ambiente familiar constitui uma urgência, defendeu Leão XIV, sugerindo a recusa de olhar para os telefones “a partir de certa hora”.

O Papa rejeitou a transformação da humanidade em “tecno-robôs”, exigindo o resgate do contacto interpessoal e da partilha de momentos de lazer, sem a interferência das máquinas.

“É muito importante cultivar as amizades, encontrarmo-nos, brincarmos juntos, talvez até estudarmos juntos como pessoas, não como computadores, não como máquinas”, precisou.

A submissão cega aos equipamentos informáticos foi ilustrada com as falhas dos sistemas de navegação automóvel, momento em que o pontífice recordou ter ficado bloqueado em viagens por confiar exclusivamente no GPS.

“É muito melhor aprendermos nós próprios a pensar, a ter a capacidade crítica de saber para onde vamos na vida, nas viagens, seja o que for. Estudar bem, usar a capacidade que Deus nos deu! Não preciso do telemóvel se o cérebro funciona”, exclamou Leão XIV, sublinhando a necessidade de preservar a capacidade crítica e a autonomia de pensamento.

O encontro juntou as crianças e os jovens que participam nas dinâmicas da iniciativa ‘Acampamento de Verão’, para os filhos de funcionários do Estado da Cidade do Vaticano e da Santa Sé.

Durante a audiência, o pontífice foi nomeado “chefe escuteiro” pelos participantes, recebendo um kit de explorador, antes de terminar a sessão com uma oração conjunta.

Fonte: Ecclesia | Foto: Vatican News

Vimioso: Termas são cada vez mais procuradas para tratamentos de saúde e bem-estar

Vimioso: Termas são cada vez mais procuradas para tratamentos de saúde e bem-estar

As Termas, em Vimioso, organizaram a 20 de junho, mais uma atividade “Caminha com a Médica”, que registou a participação de 23 pessoas, interessadas em conhecer os benefícios da atividade física para a saúde e simultaneamente, usufruir de tratamentos termais como a hidromassagem, piscina ou outros tratamentos de saúde e bem-estar.

Na terceira edição do programa “Caminha com a Médica”, a hidrologista, Raquel Diz, revelou que a adesão das pessoas a esta atividade tem sido crescente, graças a uma cada vez melhor divulgação da atividade e à satisfação dos utentes.

«Nas Termas de Vimioso, felizmente há cada vez mais pessoas a particpar na atividade “Caminha com a Médica”, quer porque estão a usufruir dos tratamentos termais, quer porque estão conscientes dos benefícios da atividade física, neste caso da caminhada, para a saúde”, justificou a médica hidrologista.

De acordo com Raquel Diz, a caminhada é a atividade física mais fácil de realizar e é recomendada para todas as pessoas, inclusive para quem sofre de problemas mentais, ortopédicos, cardíacos ou com excesso de peso.

“A prática regular da caminhada tem muitos benefícios para a saúde física e mental. Nem que sejam 10 minutos por dia, a caminhada ajuda a fortalecer os músculos, os ossos e os tendões; melhora a função respiratória; robustece o sistema imunológico; proporciona mais resistência física; melhora a circulação sanguínea; reduz os sintomas de depressão, stress e ansiedade; melhora a qualidade do sono”; entre outros benefícios”, indicou a médica vimiosense.

Desta vez, a iniciativa “Caminha com a Médica” contou com a participação de 23 pessoas, entre elas, Luís João e a esposa, naturais da aldeia da Póvoa, no concelho de Miranda do Douro. Nas Termas de Vimioso, o casal iniciou recentemente tratamentos hidrológicos e de bem-estar e aproveitaram para participar também na caminhada.

“Após muitos anos de trabalho no Porto e com a aposentação, decidimos regressar à aldeia natal, à Póvoa, onde a qualidade de vida é melhor, com mais ar puro, menos ruído e um ritmo de vida mais descansado. Com a chegada do verão, dedicamo-nos à horticultura e às caminhadas. Entre os benefícios das caminhadas, destaco a maior agilidade física e uma maior robustez física”, disse Luís João.

Entre os caminhantes estava também a jovem Diana Veloso, que com 13 anos, decidiu acompanhar os avós, na atividade “Caminha com a Médica”. Quando questionada sobre o que a motivou a participar, a jovem vimiosense respondeu que foi um modo de estar com os avós e praticar exercício físico.

“Os meus avós são pessoas muito ativas e convidaram-me a participar nesta caminhada nas Termas de Vimioso. Nesta época do verão, gosto muito de nadar na piscina e no mês de julho vou participar nas Férias Desportivas, em que há atividades como aquáticas na piscina e a canoagem”, disse.

A vice-presidente do município de Vimioso, Cristina Miguel, também participou na atividade “Caminha com a Médica” e realçou que as Termas de Vimioso, tem cada vez mais afluência de pessoas de todo o distrito de Bragança e da vizinha Espanha.

“Vimioso é o único concelho do distrito de Bragança que tem uma estância termal, sendo por isso cada vez mais visitado por pessoas de outros concelhos como Miranda do Douro, Mogadouro e da vizinha Espanha. A crescente notoriedade das Termas de Vimioso também se deve à promoção que o município de Vimioso faz em grandes eventos como a Bolsa de Turismo de Lisboa e as Feiras de Turismo de Madrid e de Valladolid, em Espanha”, disse a autarca de Vimioso.

No final da caminhada, os participantes na atividade “Caminha com a Médica” usufruiram de tratamentos termais, como a hidromassagem, duche de jato ou a piscina termal, que proporcionam relaxamento e bem-estar físico.

A estação do verão é, segundo o responsável pelas Termas de Vimioso, Francisco Bruçó, a época alta dos tratamentos termais e serviços de bem-estar.

“Neste momento, as Termas de Vimioso estão em pleno funcionamento, com cerca de 30 pessoas a realizarem os tratamentos termais. Para as pessoas iniciarem os tratamentos nas termas, previamente têm que realizar uma consulta médica”, esclareceu.




O complexo termal de Vimioso está equipado com modernos equipamentos, onde os utentes podem usufruir de tratamentos como: Vapor mãos e pés; Vapor à coluna; Vichy; Banheira de Hidromassagem; Duche circular; Manilúvio e Pedilúvio; Nebulizante Quente; Irrigação Nasal; Duche Nasal Micronizado; Aerossol Termal; Aerrossol Sónico e Piscina Termal.

As Termas de Vimioso fazem parte do roteiro termal em Portugal e estão integradas num espaço natural, localizado numa variante da Estrada Nacional 218, sobre o vale do Rio Angueira, um espaço que convida ao descanso e aos passeios na natureza.

Nos dias 18 de julho e 12 de setembro,  estão agendadas novas atividades “Caminha com a Médica”, desta vez dedicadas, respetivamente, aos temas "Sono e Bem estar: a importância de descansar bem" e "Saúde oral: a importância no bem-estar geral".

HA

Cultura: Campeonato de Jogos Tradicionais levou meio milhar de pessoas a Alfândega da Fé

Cultura: Campeonato de Jogos Tradicionais levou meio milhar de pessoas a Alfândega da Fé

No Domingo, dia 21 de junho, a vila de Alfândega da Fé, recebeu a visita de meio milhar de pessoas, provenientes de nove concelhos transmontanos, para participar no V Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes, uma iniciativa da comunidade intermunicipal, que proporciona o convívio e a sã competição entre as gentes dos vários concelhos do nordeste transmontano.

Apostada em revitalizar os jogos tradicionais, a CIM-TTM organiza desde 2022, o Campeonato Intermunicipal de Jogos Tradicionais, envolvendo as populações dos nove municípios de Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

O presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), Pedro Lima, sublinhou que os jogos tradicionais, como o fito, raiola, relha, malha, tração à corda e outros jogos fazem parte de uma memória e identidade comum, na região de Trás-os-Montes.

“Estes jogos fazem parte de uma memória coletiva, comum aos nove concelhos transmontanos, que queremos salvaguardar porque aproximam e unem as populações. No âmbito da CIM-TTM, queremos agora introduzir os jogos tradicionais no programa escolar, para que estas atividades lúdicas que promovem o convívio e a socialização, sejam transmitidas às crianças e aos jovens, assegurando assim a sua continuidade. O facto é que, os jogos tradicionais refletem um modo de ser coletivo e com o envolvimento dos mais jovens, está-se a garantir a sua transmissão e preservação”, justifica a CIM-TTM.”, indicou, Pedro Lima.

Questionado sobre o que podem fazer os autarcas da CIM-TTM, para mobilizar as populações a visitarem os concelhos vizinhos, por exemplo, aquando dos grandes certames, como a Festa da Cereja, em Alfândega da Fé, a Expovila, em Vila Flor, e outros certames nos outros concelhos, Pedro Lima, indicou que há que envolver as populações.

“A exemplo do que acontece nos jogos tradicionais, também no âmbito económico e turístico temos que convidar os produtores, artesãos, associações e as populações a visitarem os concelhos e os certames das Terras de Trás-os-Montes. Temos que criar uma identidade das Terras de Trás-os-Montes”, explicou, Pedro Lima.

O anfitrião do V Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes, o autarca de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, disse ser um privilégio receber a visita dos cerca de 500 participantes, vindos dos nove concelhos transmontanos.

“Para Alfândega da Fé é uma honra receber a visita de tantas pessoas, adultos, jovens e crianças para participar na final do V Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes. Esta iniciativa conjunta dos nove municípios transmontanos é um ótimo exemplo de união, amizade e partilha”, disse.

O concelho de Alfândega da Fé situa-se na região da Terra Quente Transmontana, onde vivem cerca de cinco mil habitantes e é predominantemente rural, com olivais, amendoais e o cultivo da cereja.

“A Festa da Cereja é o nosso principal evento promocional e mostra de atividades económicas do concelho de Alfândega da Fé. Atualmente, estão a realizar-se investimentos na agricultura, no regadio e na agroindústria.”, disse Eduardo Tavares.

De visita a Alfândega da Fé, o presidente do município de Vimioso, António Santos, expressou contentamento pela preservação dos jogos tradicionais nos concelhos do nordeste transmontano.

“Antigamente, os jogos tradicionais como a corrida de sacos, o pião, a macaca, o jogo da cadeira, o elástico, o saltar à corda, o fito, a raiola, a relha, o ferro, etc. eram o modo de diversão das comunidades rurais. Estou muito contente, porque vejo a participação de jovens e crianças no Campeonato de Jogos Tradicionais e isso dá-nos a esperança de que estas atividade lúdicas não vão perder-se no esquecimento”, disse o autarca vimiosense.

Por sua vez, o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rdodrigues, veio acompanhar a comitiva mirandesa, composta por 33 pessoas (crianças, jovens e adultos), no V Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes.

“Quando era mais jovem costuma praticar jogos tradicionais como o fito, a raiola, a tração à corda, a relha e o ferro. Comparativamente com os atuais hábitos das crianças e jovens, vejo que estão muito dependentes dos jogos de écrans e reconheço que os jogos ancestrais como a raiola, corrida de sacos, tração à corda, jogo do burro, etc. proporcionam-lhes mais momentos convívio e de socialização. Também por isso, aplaudo, a iniciativa da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes de incluir estes jogos lúdicos no programa escolar”, referiu o autarca mirandês.

Questionado sobre que outras iniciativas conjuntas podem realizar os nove municípios da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes para promover o turismo entre concelhos, Nuno Rodrigues, respondeu que é a união que faz a força.

“Neste fim-de-semana realizou-se a I Feira de Agricultura de Bragança (FAB) e em conversa com outros autarcas do distrito chegámos à conclusão de que para criar certames com um forte dinamismo económico é necessário o compromisso e a participação de todos os concelhos vizinhos. Na prática, aquando da realização destes certames, propunha que cada um dos municípios deveria publicitar esses certames junto da sua populaçáo e disponibilizar um autocarro para que as pessoas possam visitar os certame na região transmontana. Como diz o lema: um por todos e todos por um”, propôs, Nuno Rodrigues.

O Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes é uma iniciativa anual, organizada pela Comunidade Intermunicipal (CIM-TTM), em conjunto com a Associação de Jogos Populares de Bragança.. No próximo ano de 2027, a final do Campeonato de Jogos Tradicionais vai realizar-se em Macedo de Cavaleiros, no dia 20 de junho.

HA

Meteorologia: Distrito de Bragança sob aviso laranja devido ao calor

Meteorologia: Distrito de Bragança sob aviso laranja devido ao calor

Os distritos de Bragança, Vila Real e Guarda estão sob aviso laranja, até terça-feira, dia 23 de junho e outros oito distritos do continente estão em aviso amarelo, devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os três distritos do norte interior de Portugal continental viram o IPMA elevar o aviso amarelo, existente para o fim de semana, para laranja até às 18:00 horas de terça-feira, dia 23 de junho, devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.

Depois, na quarta-feira, 24 de junho, o aviso nestes três distritos vai passar a amarelo.

O IPMA avisou ainda para a possibilidade de trovoadas em Castelo Branco, Bragança, Viseu e Guarda.

Outros 11 distritos seguem sob aviso amarelo, até às 18:00 de terça, devido ao calor: Braga, Portalegre, Coimbra, Castelo Branco, Beja, Viana do Castelo, Santarém, Setúbal, Porto, Évora e Viseu.

O aviso amarelo é o menos grave de uma escala de três e é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, representando o terceiro nível de gravidade numa escala de quatro e significa que o tempo está perigoso, exigindo grande atenção e preparação.

Só os distritos de Aveiro, Leiria, Lisboa e Faro encontram-se, para já, sem avisos meteorológicos.

O IPMA alertou que as temperaturas iriam subir em Portugal continental, com valores que podem chegar a 42ºC.

Fonte: Lusa | Imagem: IPMA

Douro Superior: Laboratório de metrologia para 28 concelhos do interior 

Douro Superior: Laboratório de metrologia para 28 concelhos do interior

A Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS) dispõe agora de um novo de laboratório de metrologia certificado, que vai servir 28 concelhos das regiões do Douro, Beiras e Trás-os-Montes.

“Para já começámos com 28 concelhos das regiões do Douro, Beira, Serra da Estrela e Trás-os-Montes, com oito técnicos no terreno, que vão percorrer esta vasta área, ao serviço da metrologia e acreditamos que, de futuro, com a ajuda do Governo, este espaço de abrangência  será maior e evitar grandes deslocações do agentes económicos deste  território e permitir mais vantagens económicas, disse o presidente da AMDS, José Meneses.

Este novo laboratório tido como “pioneiro” na sua certificação está instalado em Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, e partir daqui os técnicos vão percorrer os concelhos do interior norte estipulados, com instrumentos de medição para várias áreas como a calibração de bombas de combustível, balanças agrícolas e comerciais, medidores de tempo, entre aparelhos, sistemas de medição, pesagem e controlo de outras atividades para haver uniformização.

“Num domínio tão sensível como a metrologia legal, onde estão em causa a confiança dos consumidores, a lealdade das transações económicas e a credibilidade do Sistema Português da Qualidade, a estabilidade das instituições e a valorização de quem conhece verdadeiramente o setor são condições essenciais para boas decisões públicas”, vincou o também autarca de Torre de Moncorvo.

Segundo José Meneses, ao longo dos últimos anos, assistiu-se em Portugal à extinção de muitos serviços municipais de metrologia, em especial em municípios de pequena e média dimensão. A consequência natural dessa evolução foi a concentração crescente destas operações em entidades privadas, muitas vezes mais afastadas dos territórios e naturalmente orientadas por lógicas comerciais.

“A AMDS seguiu outro caminho, criou escala intermunicipal, investiu em equipamentos, qualificou técnicos, obteve acreditações e alargou a sua área de atuação, assim manteve vivo um serviço público essencial, sem fins lucrativos, próximo dos agentes económicos e orientado para o interesse das populações e dos municípios, numa caminhada que começou em 2008”, indicou o autarca.

Para José Meneses, este laboratório certificado deve ser entendido como uma decisão coerente com o próprio regime legal do controlo metrológico legal, que exige competência, cobertura geográfica, rastreabilidade, rigor técnico e cumprimento de requisitos e também, como uma decisão de justiça territorial.

“Permitir que a AMDS assuma estas competências é garantir que os municípios abrangidos pela nossa área de competência e os agentes económicos desta vasta área geográfica não ficam dependentes exclusivamente de respostas externas, mais distantes e, muitas vezes, menos ajustadas às necessidades concretas do território o que vai permite reduzir deslocações, permite diminuir tempos de resposta, Permite apoiar empresas, agricultores, operadores económicos, oficinas, postos de combustível, unidades industriais e comerciantes e, ao mesmo tempo, reforçar a confiança dos consumidores”, vincou.

Por seu lado, o sectário de Estado da Economia e da Coesão, João Rui Ferreira, que marcou presença nesta cerimónia de certificação do laboratório de metrologia da AMDS, disse que este equipamento é um exemplo, claro, que trabalhando em conjunto se consegue um trabalho mais eficaz e coeso, que é que o país precisa.

“Para dar arranque a este laboratório houve aqui uma união de oito municípioS que integram a AMDS, que conseguiram arranjar equipamentos que vão servir outros 20 concelhos do interior e afastados dos grandes centros”, sublinhou.

A AMDS é uma associação de fins específicos destinada a promover a cooperação e desenvolvimento na área do Douro Superior e é constituída pelos municípios de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.

Fonte: Lusa | Fotos: Associação de Municípios do Douro, Superior (AMDS)