Atletismo: César Pires e Humberto Vara correram com as cores de Miranda do Douro

No fim-de-semana de 4 e 5 de novembro, o Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) estreou-se nas provas de atletismo, com as participações dos atletas César Pires e Humberto Vara, no trail Cross de Sejas de Aliste (Espanha) e na maratona do Porto, respetivamente.

Nesta nova época desportiva 2023/2024, o Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) formou uma equipa de atletismo, formada por atletas naturais do concelho, que vão competir nas provas nacionais e internacionais.

Foi o que aconteceu no sábado, dia 4 de novembro, com a participação do atleta, César Pires, ao correr pela primeira vez com a camisola do CDMD, no VIII Trail Cross de la Castaña, na localidade espanhola de Sejas de Aliste.

Sobre a sua estreia em competições como atleta do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD), César Pires, que é natural de Malhadas, sublinhou que é importante representar o clube local e assim promover a região através do desporto.

Na prova em Espanha, César Pires que corre na categoria com mais de cinquenta anos (M50), alcançou o 22º lugar na classificação geral e na sua categoria obteve o 8º lugar.

“Foi uma prova com apenas 8,3 quilómetros, mas revelou-se bastante difícil por causa do vento, da chuva e do frio”, disse o atleta do CDMD.

Por sua vez, Humberto Vara, participou no Domingo, dia 5 de novembro, na maratona do Porto, onde participaram 15 mil pessoas.

“Foi um enorme orgulho representar Miranda do Douro na maratona do Porto! Apesar da dureza da maratona, que decorreu com bastante vento, chuva e frio, estava muito motivado”, disse.

O atleta, agora a correr com as cores do Clube Desportivo de Miranda do Douro, percorreu os 42 quilómetros em três horas, o que lhe permitiu alcançar o 161º lugar na geral e o 2º lugar na categoria de mais de 55 anos (M55).

O veterano atleta que começou a praticar atletismo nos campeonatos locais e distritais, aquando da frequência do ensino escolar, aprofundou depois o gosto pela modalidade na profissão militar.

“O gosto pelo atletismo adquire-se pela prática e pela persistência”, disse.

O presidente do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD), Nuno Martins, destacou que a participação dos atletas, César Pires e Humberto Vara nestas duas provas assinalou a estreia do clube no atletismo.

“Atualmente, o CDMD oferece a oportunidade de praticar atletismo e futsal. Um dos nossos objetivos é dar a oportunidade às pessoas, sejam adultos, jovens e crianças, que vivem no concelho de Miranda do Douro, de praticar desporto”, disse.

Segundo o atleta e responsável pela seção de atletismo, Alírio Sebastião, já estão inscritos 30 atletas no CDMD.

O responsável indicou que ao longo da época 2023/2024, o clube propôs-se organizar o I Ultra Trail Tierra de Miranda, que decorreu a 23 de setembro, em Picote.

“No dia 29 dezembro, o CDMD está a preparar juntamente com a autarquia de Miranda do Douro, uma corrida urbana pela cidade, para enquadrar no festival Geadas”, adiantou.

E em 2024, o clube vai organizar a II edição do Trail Contrabando do Café, em Paradela.




A 19 de novembro de 2023, a equipa de atletismo do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) vai participar no Sabrosa Trail Por Terras de Magalhães, na vila de Sabrosa, no distrito de Vila Real.

No Sabrosa Trail Por Terras de Magalhães vão participar os seguintes atletas do CDMD:

30 quilómetros: 
Humberto Vara
Tiago Soares 
Rosária Sebastião 
Alírio Sebastião

17 quilómetros: 
Ilídio Moreiras
Bruno Rodrigues
César Pires
Tiago Domingues
Fernando G.
Ana Patrícia
Anabela Martins

Caminhada:
Sandra Argulho
Anabela Cameirão
Elsa Vara

HA

Deixe um comentário