Argozelo: Feira da Rosquilha atraiu centenas de visitantes

A Feira da Rosquilha, em Argozelo, voltou a realizar-se passados dois anos de pandemia e atraiu a vinda de centenas de pessoas, que aproveitaram o fim-de-semana, de 2 e 3 de abril, para comprar alguns produtos locais, como as tradicionais rosquilhas e os folares para a Páscoa.

As rosquilhas foram o produto mais procurado na feira tradicional, em Argozelo.

Cerca de 30 expositores, maioritariamente provenientes do concelho de Vimioso, deram a conhecer (e a provar!) aos muitos visitantes da feira, os produtos locais como são as saborosas rosquilhas de Argozelo, os tradicionais folares da Páscoa, os licores, o azeite, as compotas, o fumeiro ou a pastelaria variada.

Um dos visitantes da Feira da Rosquilha foi o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, que sublinhou que as feiras temáticas são uma das estratégias para desenvolver a economia local e valorizar o mundo rural.

“Esta feira procura valorizar um produto caraterístico de Argozelo, como é a rosquilha, mas também outros produtos locais que têm uma qualidade excecional” – Jorge Fidalgo

O governante local acrescentou que o município de Vimioso procura incentivar as freguesias do concelho a promover eventos desta natureza, com os objetivos de dinamizar a economia local e promover a coesão territorial do concelho.

Outra personalidade presente na feira, foi a da a vereadora da cultura, Carina Lopes com a sua família. A autarca, natural de Argozelo, mostrou-se muito agradada com a grande afluência de público à Feira da Rosquilha e sublinhou que a aposta nos produtos tradicionais e diferenciadores é uma boa estratégia para despertar o interesse do público.

“No sábado, realizámos um workshop dedicado à confecção das rosquilhas, que teve muita receptividade por parte das crianças, dado que eles gostam de meter as mãos na massa”, informou.

A grande afluência de público à Feira da Rosquilha, em Argozelo, superou todas as expetativas e surpreendeu mesmo o presidente da freguesia local, José Manuel Miranda.

“Este ano, no decorrer da feira decidimos realizar as tradicionais lutas de touros mirandeses para atrair a vinda de mais pessoas e a afluência excedeu todas as nossas expetativas” – José Manuel Miranda

Expositores

Segundo os vários produtores presentes no certame, o principal produto da feira, as rosquilhas, esgotaram num ápice. E o folar, dada a proximidade da Páscoa, também foi outro dos produtos mais procurados pelo público.

Relativamente à afluência de público, a produtora, Olívia Afonso, disse que no sábado, dia 2 de abril, houve menos pessoas a visitar a feira. Já no Domingo, dia 3, a celebração da Missa e a Luta de Touros, trouxe muita gente ao recinto da feira e às bancas dos expositores.

“Os produtos mais procurados foram as rosquilhas e os económicos. As rosquilhas são feitas com uma receita tradicional, que decidi continuar para homenagear à minha avó Rita” – Olívia Afonso.

No fumeiro, a produtora, Helena Cordeiro, indicou que o butelo, a alheira e a linguiça foram os produtos mais procurados pelo público, que visitou a Feira da Rosquilha, em Argozelo.

O público

José China Carvalho, natural de Argozelo, expressou o seu contentamento pelo retomar da Feira da Rosquilha, um evento que já não se realizava há dois anos.

“Fui à feira comprar as tradicionais rosquilhas, um garrafão de azeite e um queijo. E gostei muito de ver tanta gente em Argozelo”, disse.

Ângela Pereira, de Bragança, foi outra visitante do evento e disse que veio a Argozelo movida pela curiosidade em saber o que era a rosquilha.

“Nunca tinha vindo a Argozelo no âmbito desta feira tradicional. Para além da rosquilha, comprei fumeiro e o licor de ginja. A organização está de parabéns e venham mais iniciativas destas” – Ângela Pereira

Os pauliteiros

O encerramento da XV Feira da Rosquilha, em Argozelo, fez-se com a atuação do grupo de Pauliteiros de Palaçoulo. Em representação dos pauliteiros, a presidente da associação Caramonico, Jenifer Martins, mostrou-se feliz pela oportunidade em dar a conhecer a música e a dança tradicional, na Feira da Rosquilha, em Argozelo.

“Estamos felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho na preservação e divulgação da música e dança tradicionais mirandesas. Ao mesmo tempo, estamos conscientes da grande responsabilidade que é representar a nossa cultura na região, no país e no estrangeiro”- Jenifer Martins
Atuação do grupo de Pauliteiros de Palaçoulo, na Feira da Rosquilha, em Argozelo.

HA

Deixe um comentário