Angueira: Fim-de-semana com I Feira do Mel e Produtos da Terra

No fim-de-semana de 21 e 22 de outubro, a aldeia de Angueira, no concelho de Vimioso, vai organizar a I Feira do Mel e dos Produtos da Terra, um certame que nesta primeira edição tem como maiores destaques o mel e a formação sobre apicultura, o concerto “Músicas da Raya” e a caminhada interpretativa pelo vale do rio Angueira.

De acordo com o presidente da União de Freguesias de Caçarelhos e Angueira, Licínio Ramos Martins, a organização desta I Feira do Mel e dos Produtos da Terra segue a estratégia do município de Vimioso, em estabelecer parcerias com as freguesias do concelho.

“Esta feira do mel em Angueira tem como objetivos valorizar os produtos locais, promover a cultura e as tradições deste território e proporcionar o encontro e a convívio entre as gentes do concelho, dos concelhos circundantes e da vizinha Espanha”, disse.

Relativamente ao produto âncora deste novo certame, o autarca referiu que o mel tem alguma relevância na localidade de Angueira.

“Dada a existência de cinco apicultores locais e da excelente qualidade do mel, fruto da rica e diversificada flora existente em Angueira, acreditamos que este certame vai ser uma oportunidade para promover este produto local. Na feira, contamos também com a participação de apicultores de outras localidades”, indicou.




Segundo o programa da feira, na tarde de sábado, dia 21 de outubro, está programada uma ação de formação sobre apicultura, destinada aos apicultores e ao público em geral.

“A formação vai ser ministrada pela proteção civil de Vimioso e visa esclarecer os apicultores sobre o problema da vespa asiática. Pretende-se capacitar os apicultores locais para combater esta praga, que prejudica seriamente as abelhas e a produção de mel”, adiantou.

A formação sobre a apicultura vai abordar também as atuais dificuldades sentidas pelos apicultores, perante as alterações climáticas e informar sobre os apoios existentes para enfrentar estas adversidades.

Nesta altura do ano, a par do mel vão estar em destaque outros produtos locais, como a castanha e os produtos hortícolas.

“Em Angueira e nas localidades vizinhas, a castanha é um produto endógeno, pelo que antevejo que a par do mel, seja um dos produtos mais procurados pelo público. Assim, como os produtos hortícolas, dado que o vale do rio Angueira é muito fértil e as hortas beneficiam do sistema de regadio. Com a promoção destes produtos pretendemos também homenagear os produtores locais, que apesar da idade avançada continuam a cultivar as terras e a inspirar os mais novos”, disse.

Para animar I Feira do Mel e dos Produtos da Terra, a organização vai contar com a participação dos grupos tradicionais da região, como são os grupos de gaiteiros, de pauliteiros e o rancho folclórico de Vimioso. De acordo com o presidente da União de Freguesias de Caçarelhos e Angueira, Licínio Martins, a aposta nestes grupos tradicionais visa apoiar e incentivar as jovens gerações a preservar as músicas e danças tradicionais da região.

“Apercebemo-nos do crescente entusiasmo dos jovens pelas tradições locais, como é a aprendizagem da música tradicional, a dança dos pauliteiros e a participação no rancho folclórico de Vimioso. Veja-se o exemplo do grupo de pauliteiricas de Fonte de Aldeia, constituído por jovens, com idades entre os 10 e os 13 anos, o que é bem demonstrativo do seu entusiasmo pelas raízes culturais desta região”, disse.

No serão de sábado, dia 21 de outubro, a feira do mel, em Angueira vai ser animada musicalmente pelo duo “Músicas da Raya”. Neste concerto, o músico espanhol, Luís Pedraza e o português, Paulo Meirinhos (Galandum Galundaina), vão interpretar temas dos dois lados da fronteira, tendo como novidade a participação de amigos convidados.




Outra novidade na I Feira do Mel e dos Produtos da Terra é a caminhada interpretativa “Rota do Moinho dos Três Arcos”, agendada para o início da manhã de Domingo, dia 22 de outubro.

“A paisagem do vale do rio Angueira é muito interessante, pela riqueza ambiental aí existente. A caminhada interpretativa vai ser realizada entre as aldeias de Angueira e São Martinho, sendo orientada por técnicos da associação Palombar – Conservação da Natureza e Património Rural . A designação “Rota do Moinho dos Três Arcos”, deve-se à existência de um moinho de água, que na sua construção apresenta três mós e três arcos que são as saídas da água”, explicou.

Na tarde de Domingo, a feira do mel em Angueira vai ser animada com as tradicionais chegas de touros mirandeses, um espetáculo que em todas as localidades atrai a vinda de muito público.

No final da tarde de Domingo, I Feira do Mel e dos Produtos da Terra vai encerrar com um magusto e com a atuação do rancho folclórico de Vimioso.

HA

Deixe um comentário