Ambiente: Planos de cogestão dos parques naturais estão concluídos
A diretora regional do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas do Norte (ICNF) informou que os planos de cogestão nas cinco áreas protegidas da região norte foram concluídos, num processo que teve início há cerca de dois anos.
“As cinco áreas protegidas da região Norte têm concluídos os seus planos de cogestão, estando em cada uma delas a procurar fontes de financiamento para a implementação dos diferentes projetos em cada um dos territórios, implantando ao mesmo tempo um estratégia de valorização desta área sempre com o foco no seu património natural”, explicou à Lusa Sandra Sarmento.
O Parque Natural do Douro Internacional, o Parque Natural de Montesinho, o Parque Natural do Alvão, o Parque Nacional da Peneda Gerês e o Parque Natural do Litoral Norte são as cinco áreas protegidas da região Norte.
Sandra Sarmento indicou que estes dois últimos anos vieram acrescentar experiência, o que permitiu consolidar o processo de cogestão nestas áreas protegidas, através de um trabalho colaborativo entre os diferentes agentes no território, em prol do desenvolvimento sustentado, focado na preservação do património natural e cultural.
“Com o modelo de cogestão, pretende-se estabelecer equilíbrios em atividade humana e conservação da natureza”, especificou.
Segundo o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), o modelo da cogestão pretende “imprimir uma dinâmica de gestão de proximidade, em que diferentes entidades colocam ao serviço das áreas protegidas o que de melhor têm para oferecer no quadro das suas competências e atribuições, pondo em prática uma gestão participativa, colaborativa e articulada, especificamente nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação dos valores naturais territoriais presentes”.
O modelo de cogestão das áreas protegidas, definido por lei, em agosto de 2019, assenta num modelo de gestão de proximidade, que trabalha essencialmente nos domínios da promoção e valorização, sensibilização e comunicação.
A cogestão contempla a participação na gestão das autoridades locais, mas envolve também entidades como universidades e outras organizações locais. Aplica-se às áreas protegidas da Rede Nacional de Áreas Protegidas.
Fonte: Lusa
Fotos: HA e Flickr