Algoso: “Em noite de lua cheia, caminha-se sem canseira” – Cristina Miguel

Na noite de lua cheia, a 24 de maio, vai realizar-se em Algoso, uma caminhada interpretativa pelo trilho do Castelo, para conhecer a fauna, flora e o património cultural desta localidade, cujos destaques, em ambiente noturno, são os mochos, a ponte medieval sobre o rio Angueira e as sopas de segada que vão ser servidas ao final da caminhada.

Este evento é uma iniciativa da seção desportiva da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V.) e de acordo com Vitor Cardoso, com esta atividade lúdico-desportiva pretende-se dar a conhecer as potencialidades do concelho de Vimioso.

“Com esta atividade queremos também agradecer e retribuir o apoio que as juntas de freguesia dão aos bombeiros de Vimioso, na realização de eventos desportivos, como foi recentemente, a VI Maratona de Futsal Interbombeiros. Desta vez, vamos caminhar e conhecer Algoso. Futuramente, pensamos organizar caminhadas noutras localidades do concelho”, disse.

A presidente da freguesia de Algoso, Cristina Miguel, disse acolher esta atividade noturna “inabitual”, com entusiasmo e salientou que é uma oportunidade para conhecer a fauna, a flora e o património cultural da localidade.

«Através do percurso “Trilho do Castelo de Algoso”, os participantes na caminhada noturna vão ter a oportunidade de conhecer de perto espécies como os mochos e os morcegos. Na flora, o destaque é a vegetação auctótone com os sobreiros, azinheiras e zimbros. E no património cultural, os caminhantes vão contemplar a beleza dos nossos monumentos como são a fonte Santa, a ponte medieval, a calçada romana, o castelo e o pelourinho”, indicou.

O Trilho do Castelo de Algoso é um percurso pedestre circular, de 6,5 quilómetros, com início e fim na igreja paroquial de Algoso. Seguindo um dos sentidos, o percurso passa pela  Fonte Santa, na capela de São João Batista e segue em direção à ponte medieval sobre o rio Angueira. Aí chegados, os caminhantes começam a subir em direção ao castelo de Algoso. No alto da penitenciada, onde foi edificado o castelo do século XII, os caminhantes voltam a descer para a aldeia, onde está preparada uma ceia no Largo do Pelourinho, junto ao edifício da antiga Câmara Municipal.

“Em noite de lua cheia caminha-se sem canseira! Mas mesmo assim e para recuperar as forças e promover o convívio entre todos os participantes, a freguesia de Algoso vai preparar uma ceia que inclui as sopas de segada. Este prato tradicional remete para o tempo da ceifa, um trabalho agrícola que era realizado em noites de lua cheia e durante a madrugada, por causa do calor do dia. As sopas da segada são feitas com carne de galinha, ovos cozidos e grão de bico, ou seja, alimentos nutritivos que dão energia para o trabalho físico da ceifa”, explicou a presidente da freguesia de Algoso.

As inscrições para a “Caminhada Interpretativa Noturna” decorrem até 19 de maio, têm um custo de 15 euros, que dá direito a t-shirt, lanterna, ceia e um brinde alusivo a Algoso.

Esta iniciativa é então organizada pela seção desportiva da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V.) e conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Algoso, da Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural e do Município de Vimioso.

HA

Deixe um comentário