Aldeia Nova: Duzentas pessoas caminharam até São João das Arribas
No Domingo, dia 12 de maio, a localidade de Aldeia Nova, na freguesia de Miranda do Douro, acolheu duas centenas de pessoas, entre eles alguns estrangeiros, que participaram no passeio pedestre entre Miranda do Douro e a capela de São João das Arribas, uma atividade inserida na festa religiosa da localidade.
Todos os anos, o já tradicional passeio pedestre de oito quilómetros, entre Miranda do Douro e Aldeia Nova, consegue atrair a vinda de pessoas de várias localidades do concelho de Miranda do Douro e também alguns turistas e estrangeiros.
Foi o caso dos jovens italianos, Helena e Nicola, que estão a realizar estágios na AEPGA e na Palombar, respetivamente. Os jovens transalpinos decidiram participar no passeio pedestre para contemplar a “beleza do planalto mirandês em plena primavera” e o “espetacular miradouro” de São João das Arribas.
No caso da jovem são-tomense, Naí Ramos, que veio acompanhada de duas colegas do estágio de enfermagem, que estão a realizar no Centro de Saúde de Miranda do Douro, a motivação foi conhecer a beleza natural do concelho.
“Vimos o cartaz do passeio pedestre e chamou-nos à atenção a beleza do miradouro de São João das Arribas. Por isso decidimos participar nesta caminhada para ver de perto as belíssimas paisagens desta região”, disse.
Outro participante no passeio pedestre, o presidente de freguesia de Miranda do Douro, Francisco Parreira, sublinhou que a festa em honra de São João das Arribas é uma romaria anual com tradição no concelho de Miranda do Douro.
“À semelhança do que acontece noutras romarias, esta festividade em Aldeia Nova reúne gente de várias localidades. Após a caminhada e a missa, é tradição realizar um almoço convívio no parque de merendas de São João das Arribas. E à tarde, a festa prossegue no largo das Eiras, em Aldeia Nova, com a animação musical”, disse.
O passeio realizado no passado Domingo, dia 12, inseriu-se na festa religiosa em honra de São João das Arribas. Nesta festividade os destaques são a procissão com a imagem de São João Evangelista desde a igreja paroquial, em Aldeia Nova, até à capela edificada junto ao miradouro, onde se celebra a missa campal.
No decorrer da celebração religiosa, alusiva à Ascenção de Jesus, o padre Manuel Marques, explicou que o ser humano tem como meta o céu.
“À semelhança de Jesus, também nós, não vivemos unicamente aqui na terra e já participamos na vida de Deus”, disse.
Referindo-se à beleza da natureza junto ao miradouro de São João das Arribas, o sacerdote, sublinhou que a contemplação aproxima o homem de Deus.
Na festa de São João Evangelista, o pároco de Miranda do Douro, acrescentou que este apóstolo soube contemplar e compreender como ninguém a divindade de Jesus.
São João Evangelista João era natural da Galileia, de uma região às margens do Lago de Tiberíades e descendente de uma família de pescadores. O jovem apóstolo acompanhou Jesus, nos momentos mais importantes da sua vida terrena: na Transfiguração, ocorrida no Monte Tabor e durante a agonia no horto das oliveiras. João foi o único apóstolo que acompanhou Jesus, na Cruz, com Maria, Sua Mãe. Na Ressurreição, João foi também o primeiro a chegar ao túmulo vazio, após o anúncio de Maria Madalena.
HA