Agricultura: Vimioso quer valorizar azeitona “santulhana”

O município de Vimioso, em parceria com o de Bragança, solicitaram ao Instituto Politécnico (IPB) um estudo para fazer a caracterização e a valorização da azeitona ”santulhana”, originária do concelho de Vimioso.

A santulhana é uma azeitona maior que dá uma grande rentabilidade no azeite. (flickr)

O presidente da Câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo, tem a expectativa de que o estudo do IPB possa reconhecer a qualidade dos azeites produzidos com a azeitona “santulhana” e que lhe seja atribuída a Denominação de Origem protegida (DOP) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP).

O autarca de Vimioso salientou a importância que a cultura desta azeitona tem, em algumas freguesias, como Santulhão, Matela e Algoso”, situadas na zona mais quente do concelho.

Segundo Jorge Fidalgo, a santulhana é uma azeitona maior e com “grande rentabilidade no azeite”.

Por seu lado, o presidente do IPB, Orlando Rodrigues, explicou que o trabalho de investigação vai ser feito no Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e “visa criar condições para proteger a azeitona “santulhana”, que é um património desta região, com maior expressão nos concelhos de Vimioso e Bragança.

Os dois municípios vão apoiar financeiramente o estudo com 60 mil euros, durante três anos,  para conhecer melhor este património e o valorizar, informou o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias.

Lusa | HA

Deixe um comentário