Mogadouro: “Pare, Escute e Olhe – O Ramal Ferroviário do Sabor”

O posto de turismo de Mogadouro acolhe até 5 de dezembro, a exposição “Olhe – O Ramal Ferroviário do Sabor” que reúne 11 propostas para “refuncionalizar e revitalizar” as antigas estações de comboio da linha ferroviária do Sabor.

“As propostas foram apresentadas através de 11 maquetes e outros documentos que foram, executados ao longo 14 meses de trabalho por alunos de arquitetura do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) do ano letivo 2022/23”, indicam em comunicado.

A mesma fonte dá conta de que “esta exposição e os trabalhos têm como objetivo sensibilizar a sociedade e as autoridades de gestão para o potencial destas estruturas abandonadas, que, enquadradas num programa de incentivos compatíveis com os interesses dos cidadãos e das administrações locais, poderiam voltar a ser um fator de desenvolvimento para a região e para o país”.

A Linha do Sabor foi concluída em maio de 1938 e ligava a estação do Pocinho [Linha do Douro] a Duas Igrejas, em Miranda do Douro, passando por Torre de Moncorvo e Mogadouro. A antiga linha ferroviária tinha uma extensão de 105 quilómetros e funcionou até janeiro de 1989. O serviço de passageiros terminou três anos antes, tendo ficado a linha dedicada apenas a serviço de mercadorias, estando agora ao abandono.

Fonte: Lusa | Fotos: MM

1 comentário em “Mogadouro: “Pare, Escute e Olhe – O Ramal Ferroviário do Sabor””

  1. Uma boa iniciativa . Esperamos que se concretize o restauro das estações da linha do Sabor e que se lhe dê utilidade.
    Era bom para desenvolver o turismo desta zona.

    Responder

Deixe um comentário