Miranda do Douro: Filme “Revolução (Sem) Sangue” recorda os que morreram no 25 de abril

Esta sexta-feira, dia 26 de abril, o município de Miranda do Douro exibe o filme “Revolução (Sem) Sangue”, uma obra cinematográfica baseada em factos reais, que conta a história de quatro jovens que morreram nos acontecimentos de 25 de Abril de 1974, no âmbito do ataque da PIDE a manifestantes.

A apresentação do filme integra o programa comemorativo do Cinquentenário do 25 de abril, em Miranda do Douro e vai ser exibido às 21h00, no miniauditório.

Segundo o realizador Rui Pedro Sousa, a história desta longa metragem decorre entre 23 e 30 de abril de 1974 e o ponto central é o tiroteio no dia da revolução.

Um golpe de Estado militar derrubou o Governo e a população foi incitada a permanecer em casa. No entanto, a ânsia pela liberdade levou quatro jovens, junto com a multidão, para as ruas.

As pessoas retratadas são Fernando Giesteira, João Arruda, Fernando Reis e José Barneto, que tinham entre 18 e 38 anos e que morreram alvejados pela PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, onde estava a sede da antiga polícia política do Estado Novo.

O filme é protagonizado pelos atores Rafael Paes, Lucas Dutra, Helena Caldeira, Diogo Fernandes e Manuel Nabais, contando ainda com a participação de outros intérpretes.

HA

Deixe um comentário