Vimioso: Fim-de-semana prolongado oferece a XXII Feira de Artes Ofícios e Sabores
No fim-de-semana prolongado de 8, 9 e 10 de dezembro, o município de Vimioso vai organizar a XXII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), um evento comercial que antecede o Natal e que vai presentear o público visitante com produtos de qualidade, com várias atividades de lazer e desportivas e uma constante animação musical.
Já lá vão 22 edições e de ano para ano, este certame em Vimioso ganha cada vez notoriedade pela diversidade de expositores e a qualidade dos produtos apresentados, mas também pelas várias atividades paralelas que trazem muito público a Vimioso, como são as montarias ao javali, as provas desportivas e a animação musical.
De acordo com o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, o certame deste ano vai contar com 100 expositores, na sua maior parte oriundos do concelho, o que permite expor e vender os produtos locais e assim dinamizar a economia do concelho.
Nesta XXII Feira das Artes, Ofícios e Sabores volta a realizar-se a parceria com a Cooperativa Agropecuária Mirandesa, sedeada em Vimioso, com a realização do festival dedicado à famosa posta à mirandesa.
“No recinto da feira vai funcionar um restaurante para dar a conhecer a excecional qualidade da carne mirandesa, proveniente de uma raça autóctone com fortes raízes neste território nordestino”, disse.
Anualmente, a FAOS, em Vimioso, realiza-se 15 dias antes do Natal, pelo que os visitantes aproveitam este certame para fazer algumas das tradicionais compras natalícias.
Entre os visitantes, o município de Vimioso volta a investir na vizinha Espanha, recorrendo à rádio de Zamora para informar e convidar “nuestros hermanos” a visitar a vila de Vimioso, no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de dezembro.
“Ao publicitarmos o certame na vizinha província de Zamora, em Espanha, pretendemos chegar ao mercado mais próximo que é precisamente o público espanhol. Recentemente, participámos na Feira de Turismo de Valladolid e aproveitámos este evento para divulgar não só as Termas e os nossos produtos, mas também a Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS)”, informou a vereadora, Carina Lopes.
Nesta XXII edição, a animação musical da Feira das Artes, Ofícios e Sabores de Vimioso, tem como artistas convidados Emanuel, Miguel Bravo e associações como a Banda Filarmónica da AHBVV, os Gaiteiros de Santulhão, o X Festival de Folclore da Castanha, organizado pelo Rancho Folclórico de Vimioso, os Gaiteiros da Lérias e o Grupo de Bombos da “Us Bat N’pele”.
Sobre o seminário “Inovação no Interior como Fator de Competitividade”, a vereadora do município de Vimioso, Carina Lopes, adiantou que o objetivo é proporcionar ao público e às empresas, mais conhecimento e incentivos para investir e desenvolver atividades de negócio nos territórios do interior, como é o caso do concelho de Vimioso.
“Convidamos várias personalidades ligadas a incubadoras de empresas, ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a empresas para realizarem uma conferência dedicada ao tema na inovação no interior, porque acreditamos que na nossa região há oportunidades que devem ser exploradas e aproveitadas”, adiantou.
Como já é tradição, a Feira de Artes Ofícios e Sabores vai encerrar com o concurso da Doçaria da Castanha. Todos os anos, esta iniciativa gastronómica aguça a criatividade da população local e desperta o gosto do público pela doçaria tradicional.
“O concurso da doçaria da castanha é um ótimo exemplo de como é possível aproveitar um produto de qualidade do nosso território, nesta caso, a castanha. À semelhança do que já foi feito com a certificação do pastel de amêndoa também seria vantajoso para o concelho de Vimioso certificar algum doce de castanha, já que é um produto caraterístico da nossa terra”, sugeriu.
Aos visitantes que pretendam visitar a vila de Vimioso, aquando da XXII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, Carina Lopes, destacou que enquanto os adultos visitam os cerca de 100 expositores, para as crianças foi instalado um espaço de jogos e brincadeira.
“Na FAOS, os visitantes podem adquirir alguns presentes para o Natal, com destaque para os produtos gastronómicos e para o artesanato”, disse.
O município de Vimioso investe cerca de 100 mil euros na organização do certame e o autarca Jorge Fidalgo acredita que “o retorno é muito maior”.
HA e Lusa